HQ vencedora do Prêmio Jabuti, “Meta” busca financiamento coletivo para continuação

0
26

 

E se o assassino do livro policial saísse das páginas do livro para matar pessoas no mundo real? Ou o vilão do cinema decidisse sequestrar pessoas fora das telonas? Para evitar crimes como esses existe o “Meta – Depto de Crimes Metalinguísticos”, uma polícia secreta que investiga a fronteira entre realidade e ficção. A equipe estreou na graphic novel de mesmo nome pela Zarabatana Books em 2020 e já foi publicada também nos EUA, na Inglaterra, no Canadá e na Austrália, através da Scout Comics.

 

Produzido com apoio do Rumos Itaú Cultural, o álbum ganhou o Prêmio Jabuti 2021 de Melhor HQ. A criação é do roteirista Marcelo Saravá (Aos Cuidados de Rafaela) e conta também com os desenhos de André Freitas, cores de Omar Viñole e letras de Deyvison Manes.

 

Agora os autores se preparam para lançar “Meta Vol. 2 – A jornada do leitor”. A proposta é discutir a relação entre obra de arte e espectador, inserindo o leitor dentro da trama. Para isso, o álbum trará recursos gráficos de forma inédita nos quadrinhos, transformando a leitura numa experiência imersiva, participativa e cheia de surpresas.

 

 

Para financiar a produção, começa esta semana, uma campanha de financiamento coletivo no Catarse. Sob o conceito “Ajude o META a bater a meta”, a campanha oferece diversas recompensas, inclusive a possibilidade de o apoiador se tornar um personagem que morre dentro da HQ.

Além da produção do livro, parte da arrecadação será doada para o Projeto Borboleta Azul, que ajuda a comunidade com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

A campanha segue aberta no Catarse até 17/10. Para apoiar, acesse a página do META Vol. 2 no Catarse: catarse.me/meta2.

 

“No universo do META, tudo, absolutamente tudo é canônico, e cada vez mais o que acontece no nosso mundo real terá reflexos na trama ficcional” explica o criador Marcelo Saravá. “Portanto o resultado da campanha do Catarse também pode ter consequências no futuro dos nossos personagens.”

 

“Meta Vol. 2 – A jornada do leitor” será lançada durante a CCXP 2022, que acontece de 1 a 4 de dezembro.