Quais foram minhas impressões sobre a BIG Festival 2022 ?

0
40

 

Entre os dias 7 a 10 de julho ocorreu no São Paulo Expo a maior feira de jogos independentes do Brasil a BIG Festival (Best International Games Festival, que antes chamava-se Brazil’s Independent Games Festival), além de contar com os melhores jogos indies, também contou com grandes marcas como PlayStation, Xbox, Nintendo e Claro Gaming. A BIG Festival acontece desde 2012 e a ultima que eu estive presente foi em 2018, quando ocorreu no Centro de Exposições Vergueiro no centro da cidade de São Paulo.

 

Foto: Leo Lopes/Nerdlicious

 

Eu estive presente no ultimo dia do evento, vou começar sobre a locomoção até o evento. Pois como fui de transporte público, fui até a estação metrô Jabaquara e lá havia um ônibus do evento fazendo o translado e foi bem tranquilo. Quando eu cheguei ao São Paulo Expo fiquei muito surpreso com a estrutura do local e a recepção dos visitantes, pois a entrada estava muito bem organizada e com pessoas muito simpáticas dando as informações a quem chegava. A bilheteria de credenciamento de imprensa e influencers também me surpreendeu, pois além da organização, a equipe estava rápida ao fazer o credenciamento.

 

Quando eu entrei ao evento (como eu ainda estava coma edição de 2018 na cabeça), me deparei com uma versão em miniatura da BGS, mas este comparativo é referente a organização, local do evento e programação. Até porque a BIG tem uma proposta bem diferente da BGS. Não posso deixa de citar que tive a maravilhosa companhia da Paula Costa do canal Play Paula e ela estava com um belíssimo cosplay de Lara Croft do Tomb Raider clássico.

 

Foto: Leo Lopes/Nerdlicious

 

A BIG Festival 2022 contou com mais de 200 jogos para o público conhecer e jogar, nos estandes das grandes marcas como Nintendo, PlayStation e Xbox. E não teve tanto alvoroço nestes estandes. Pois na BGS estas marcas tem um grande, pois também havia um conteúdo substancial dentro da BIG. No estande da PlayStation tiveram diversos jogos indies interessantes, como Trek to Yomi e Spelunky 2, no estande da Xbox apresentou parte do seu catálogo focado nos indies, o ID@Xbox. Já no estande da Nintendo trouxe somente os títulos da empresa como Mario Kart 8 Deluxe e Nintendo Switch Sports, pois eu esperava que houvesse os jogos indies para o Nintendo Switch.

 

A BIG Festival trouxe pela primeira vez no Brasil o jogo mais recente baseado no anime One Piece. No estande da Bandai Namco o público poderia jogar uma pequena demonstração de One Piece Odyssey, que é um RPG da franquia, muito parecido com Yakuza Like Dragon, mas com gráficos e arte semelhantes aos jogos mais recentes da série Dragon Quest. O jogo foi desenvolvido pela ILCA Inc. e será publicado pela Bandai Namco para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC.

 

Mais um grande lançamento que ocorreu na feira, foram os novos conteúdos de World of Warships referentes a encouraçados brasileiros. Retratando uma variedade de patrimônios históricos e regionais baseados nos anos 40 e 50, os novos conteúdos chegam ao título em comemoração aos 200 anos de Independência do Brasil, no dia 7 de setembro.

 

 

Mas um estande que me chamou muito a atenção foi da Claro Gaming. A Claro em parceria com a Warrior, trouxe um estande com algumas máquinas com diversos periféricos para que o público experimentasse. Mas o que realmente chamou a atenção tanto a minha como do público em geral foi o simulador da Stock Car em tamanho real. A fila para jogar no simulador era a maior do evento e tive a oportunidade de me sentir um piloto da Stock Car, pois eu tive a sensação de está dirigindo um carro de corrida e quando a corrida acabou, eu queria jogar mais.

 

Também assistir umas das palestras que estava correndo em 3 auditórios, o tema que assistir foi Remuneração de Influenciadores: Como calcular de Forma Justa ministrada pela Influency.me e no final contou com um quiz sensacional com tudo que foi falado na palestra e a pessoa que fez mais pontos no quiz, ganhou um tablet.

 

Foto: Leo Lopes/Nerdlicious

 

Não posso deixar de citar os jogos independentes ganhadores da BIG Festival 2022, por categoria, eles foram:

 

Melhor Jogo — Gamedec (Anshar Studios)

Melhor Jogo: Brasil — No Place For Bravery (Glitch Factory)

Melhor Jogo: América Latina — The Eternal Cylinder (Ace Team)

Melhor Gameplay — Dodgeball Academia (Pocket Trap)

Xsolla — Gigabash (Passion Republic Games SDN BHD)

Melhor Jogo XR/VR — Goliath: Playing With Reality (Anagram)

Inovação — One Hand Clapping (Bad Dream Games)

Melhor Jogo Mobile — Wish Us Luck (Black Moluska)

Melhor Multiplayer — Davigo (Davigo Studio)

Melhor Jogo de Estudante — Lysfangha (Daphné Deloffre/Baptiste Marsac)

Melhor Som — Inua: A Story In Ice And Time (Arte France)

Melhor Narrativa — The Forgotten City (Modern Storyteller)

Melhor Arte — Backbone (Eggnut)

Melhor Jogo Infantil — As Aventuras do Capitão Algodão (Crenix Games)

Big Impact: Questões Sociais — Train To Saschsenhausen (Charles Games)

Big Impact: Educacional — Beliche Voador (Plot Kids)

Big Impact: Diversidade — Unpacking (Witch Beam)

Melhor Jogo Não Lançado — Esse Proxy (From South Games)

Big Direct: Melhor Pitch de Jogos de Associações Regionais — Gaucho And The Grasslands (Epopeia Games)

Chamada Ripio — Happened To Us (Genez Studio)

Big Brands — Irmão do Jorel e o Jogo Mais Importante da Galáxia! (Double Dash Studios/Copa Studios)

 

Para finalizar, vejo que a BIG Festival a cada ano está crescendo e logo será um dos eventos mais aguardados pela comunidade gamer. Pois o valor dado as produções independentes tanto as nacionais como as internacionais são de extrema importância ao mercado e ajuda ao jogador/consumidor conhecerem títulos maravilhosos que muito das vezes não tem muita divulgação e um preço muito atraente ao bolso. Uma dica que dou a todos os jogadores, independente da plataforma que joga, conheça as produções indies, principalmente do mercado nacional, pois vão se surpreender com a qualidade e a jogabilidade.