Jogamos o bonito Never Alone no Nintendo Switch. Confira nossa análise e gameplay!

0
770

 

Desenvolvido e publicado pela  E-Line Media, Never Alone Arctic Collection é um jogo de plataforma com quebra-cabeças desenvolvido em colaboração com os Iñupiat, povo nativo do Alasca, e conta uma história passada por gerações. Originalmente lançado em 2014 para PC, está chegando ao Nintendo Switch na sua versão definitiva, que conta com a DLC Foxtales, uma outra história contada pela tribo.

 

 

O game conta a jornada de Nuna e a Raposa, que buscam a origem da nevasca eterna que ameaça a sobrevivência. Com a ajuda de ambos, passamos por vários cenários gélidos que nos ensinam, pouco a pouco, a cultura dos Iñupiat, seja durante o gameplay ou seja com as sabedorias antigas que achamos pelos cenários. Essas sabedorias são documentários feitos com nativos o jogo está todo legendado em português, que ajuda bastante a dar mais profundidade aos cenários, uma vez que abordam crenças, histórias ou a origem dos personagens.

 

 

O maior desafio são os controles, não são ruins, porém, algumas coisas podiam ser mais polidas. O gameplay depende muito de subir pelas beiradas e volta e meia, elas são um problema, pois os personagens se comportam de formas estranhas ao pular de cima delas. O controle das boleadeiras e do remo da DLC são bem diferentes e frustrantes, às vezes ele tenta simular o movimento real da ação e acho que seria melhor se usasse o sensor de movimento para isso. Entretanto, como são momentos relativamente curtos, esse problema não atrapalha tanto.

 

Originalmente o game é feito para ser jogado em co-op, e creio que deve ser bem mais fluido e divertido assim, por que ficar alternando entre personagens é um pouco chato.

 

Na minha experiência com o game, achei bem relaxante e intuitivo para se aprender sobre a cultura do povo Iñupiat enquanto se diverte. Sua mecânica é bem simples porém tem alguns momentos de inovação que são meio frustrantes no início mas depois você se acostuma. O gráfico está muito fluido junto com as trilhas sonoras que são bem envolventes dando um ar de profundidade ao game, sem falar que por estar em português você consegue ficar mais imerso ao conteúdo que Never Alone oferece.

 

Eu só achei meio curto por que para finalizar o game junto com a DLC demorou em média de 5 a 6 horas de gameplay, e eu posso dizer que recomendo muito por que é uma boa experiência para adultos e crianças.

 

Pontos positivos

 

  • Bela homenagem ao povo Iñupiat;
  • Culturalmente enriquecedor;
  • Legendas em português do Brasil;
  • Comandos fáceis de se aprender;
  • Trilha sonora e qualidade gráfica muito bonitas.

 

Pontos negativos

 

  • Falta de precisão na jogabilidade;
  • Mecânicas datadas.

 

Never Alone Arctic Collection já está disponível na Nintendo eShop.

 

Quer saber mais sobre o jogo, assista a gameplay feita pelo Rivotril Games!

 

Never Alone Arctic Collection - Nintendo Switch
Nota Final
8.5/10
8.5/10
  • Gráficos - 8/10
    8/10
  • Jogabilidade - 8/10
    8/10
  • História e Diversão - 10/10
    10/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 8/10
    8/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Bela homenagem ao povo Iñupiat.