Analisamos o Broken Blades, um jogo aleatório e bem difícil

0
318

 

Geralmente quando começamos um jogo, por mais que a gente não o conheça, aos poucos vamos “decorando” e assim com o tempo certos caminhos que encontramos dificuldades de passar, passamos com facilidade, depois de inúmeras tentativas. Porém com Broken Blades isso é impossível!

 

A cada vez que o jogador morre em uma fase, quando retorno a mesma fase, ela não terá os mesmos desafios de antes, pois o jogo vai exigir muito mais de raciocínio rápido do que elaboração de uma estratégia. Confesso que de primeiro momento isso deu um boom no meu cérebro.

 

 

Mas vamos lá caro leitor, quando você iniciar o jogo, terá o menu tradicional de qualquer jogo. Mas se quiser o jogo em português, terá, mas não o português brasileiro e sim o de Portugal. Então não estranhe quando trocar para a opção em português e no menu principal está escrito “Controlo” em vez de “Controle”.  Ao iniciar a sua gameplay, terá um pequeno tutorial mostrando como funciona cada tecla do teclado. O mesmo dá para jogar com o joystick, porém no tutorial só mostra as teclas do teclado.

 

Voltando a narrativa do tutorial! Conforme o jogador vai avançando, este pequeno tutorial, o jogo além de mostrar os comandos, mostra elementos que podem ajudar no ataque, evoluindo a espada (que por sinal é a única arma do jogo) e itens como porção de cura e como usar.

 

 

Terá também uma pequena demonstração de possíveis inimigos que pode enfrentar, como lavras e ratos. Mas o tutorial tudo parece fácil (como os vídeos de “faça você mesmo”), mas quando começa a gameplay pra valer, ai sim o jogador vai sentir a dificuldade, pois no menu iniciar não tem a opção “easy” para você jogar somente por diversão, pois terá que encarar o desafio.

 

Pegando o que eu tinha feito no tutorial, fui enfrentar as lavras e ratos que estavam aparecendo, só não esperava que logo em seguida, viriam morcegos e ratos raivosos que este iriam avançar para cima do personagem com tudo e fazendo a vida ir embora como fosse água no rio. Quando morro pela primeira vez que me deparo que a fase teve algumas mudanças desde elementos que não tinha na fase, como a mudança de aparição dos inimigos.

 

Foi aí que percebi que as fases são aleatórias e não fixa como geralmente a maioria dos jogos são. Então mesmo que eu pensasse em elabora uma estratégia para passar a primeira fase, (isso mesmo caro leitor, eu tomei uma tremenda surra só na primeira fase), eu não iria conseguir ter uma estratégia de esquivas e combate, já que a cada vez que eu aparecia na fase, ela estava com novos elementos e a posição dos inimigos já não eram as mesmas. Só ressaltando que o caminho da fase não muda.

 

 

Depois de alguns momentos de raiva e muitas tentativas frustradas, consigo passar a primeira fase (aleluia, o noob passou de fase). Mas a segunda fase começa tudo de novo e com adversários mais fortes e a vida do personagem indo embora como um sopro. Como falei o jogo é muito difícil e o desafio deve ser encarado de frente.

 

Vamos falar um pouco do visual de Broken Blades, primeiro analisando a arte gráfica de um modo geral. Gostei muito da pegada meio que cartoon (confesso que os desenhos me lembraram muito as tirinhas de “As Crônicas de Wesley”) fora a expressão do herói que lembra muito o emoticon que usamos que é conhecido com o “desinteressado” ou “aborrecido”.

 

 

Olhando à primeira vista, até parece um desenho voltado ao juvenil, como uma comédia de humor ácido como South Park, mas é só aparência mesmo, pois de humor não tem nada e com certeza vai passar muita raiva e aí vai entender a expressão do nosso herói.

 

O jogo todo passa em uma espécie de masmorra, mas que lembra mais uma caverna. Fora que alguns dos vilões parece que saíram de histórias mitológicas com uma mistura de história de terror, já que enfrentamos desde ratos a ogros.

 

 

Broken Blades foi lançado para PC via Steam no dia 13 de setembro e em breve será lançado para Nintendo Switch (ainda sem uma data de lançamento).

 

Confira a gameplay realizada pelo canal Com Noção do jogo Broken Blades abaixo:

 

 

Broken Blades
Nota Final
8.4/10
8.4/10
  • Gráficos - 9/10
    9/10
  • Jogabilidade - 9/10
    9/10
  • História e Diversão - 7.5/10
    7.5/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 8/10
    8/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
5 (1 vote)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Um jogo extremamente difícil, para quem gosta de uma boa aventura 2D no estilo roguelike e bem aleatório, é um prato cheio, pois terá várias horas de gameplay e com certeza vários momentos de raiva, mas o desafio é sensacional.