Análise da 1º temporada da série ‘Upload’

0
204

 

A série ‘Upload’ é daquelas que unem de uma forma gostosa de se ver tecnologia e humor, com bons toques de drama e mistérios. Uma boa pedida pra quem gosta de maratonar séries!

 

 

No dia 1 de maio, estreou na Amazon Prime Vídeo a série ‘Upload’. A história se passa em uma realidade futurista e apresenta Nora (Andy Allo), uma jovem que trabalha no atendimento ao cliente de um luxuoso ambiente de realidade virtual, para onde o festeiro Nathan (Robbie Amell) é levado após morrer prematuramente em um acidente de carro com causas obscuras.

 

 

Logo no começo da série, percebemos várias referências a episódios de outra série tecnológica de sucesso: ‘Black Mirror’. Não sei se foi com esta intenção, mas se você assistiu aos episódios desta outra série e depois for assistir ‘Upload’ vai ver que várias das ideias que foram “jogadas” em episódios únicos, são inseridas (e talvez melhor organizadas) na produção da Amazon Prime Vídeo.

 

 

A série é definida como de “humor” e antes de começar ela não entendia muito o porquê disto, mas logo que se passam os primeiros minutos conseguimos descobrir. ‘Upload’ consegue nos fazer dar até gargalhadas com situações inusitadas envolvendo tecnologia e morte e “vida após a morte”. Em alguns momentos lembramos de outro filme clássico ‘Os Espíritos’ (1996) onde se falava de morte e “fantasmas” com piadas de humor negro.

 

Ah… claro…. tem muita tecnologia sim! A série é quase toda sobre isto… um mundo onde as pessoas podem antes de morrer fazer um “upload” de sua consciência para um servidor online, numa espécie de realidade virtual e pode continuar “vivendo” e tendo contato com seus familiares vivos. Este ambiente de realidade virtual tem bugs que deixam algumas situações engraçadas, pop-ups de propagandas indesejadas e até atualizações que podem corromper suas consciências. É bizarro pensar nisso, mas … será que não teremos isso um dia? Talvez não já em 2033 (ano onde se passa a série), mas sei lá né….

 

 

A morte do personagem principal Nathan é envolvida num mistério, pois quando vivo, trabalhava com seu amigo num protótipo de uma realidade virtual gratuita, o que desagradaria gigantes como a “Horizen”, dona do local onde ele foi (Lakeview), um dos servidores de realidade virtual – “vida pós morte” – mais caros deste mundo. Também, sua namorada rica é suspeita de sua morte, pois logo após o acidente de carro, já quer fazer de qualquer jeito o seu “upload”, mesmo sem saber se ele terá chance de se salvar com uma cirurgia. Ele acaba indo para “Lakeview” e sua consciência tem alguns “dados” corrompidos e/ou apagados, o que deixa mais interessante ainda a história, pois ele não se lembra de nada…

 

 

Indo para “Lakeview”, ele acaba descobrindo como é viver numa realidade virtual, que pode ser até legal às vezes, mas pode ser um lugar solitário às vezes. Por isto, acaba se apaixonando por Nora, sua “anjo” e responsável pelo atendimento ao cliente da empresa. Este amor, claro, é ilegal, mas ambos acabam se aproximando cada vez mais com o passar dos episódios.

 

Também temos outros personagens que deixam a série muito, mas muito engraçada, tais como os novos amigo Luke e Dylan e a “inteligência artificial” funcionário do hotel de “Lakeview”. As situações mostradas com eles são hilárias!

 

 

Outro ponto super positivo da série é que os episódios são curtos com média de 30 minutos, o que facilita uma tarde maratonando ela.

 

O final desta 1º temporada é de tirar o fôlego, com situações que nos deixam ansiosos e em alguns momentos (como no final mesmo) triste (não vou dar spoiler disto). Também temos uma surpresa maluca com relação a sua ex-namorada, que deixa o espectador sem reação.

 

 

Enfim…. gostei e muito da 1º temporada da série ‘Upload’, pois unir temas como tecnologia, morte, dramas familiares, privilégios e amor com tanto bom humor é para poucos.

 

Ah… a 2º temporada da série também já foi confirmada! Em breve traremos novidades sobre isto…

 

A 1º temporada da série ‘Upload’ está disponível na plataforma de streaming da Amazon Prime Vídeo. Confira o trailer:

 

1º Temporada da série Upload - Amazon Prime Video
Nota Final
8.6/10
8.6/10
  • Ideia e Roteiro - 9/10
    9/10
  • Fotografia, Figurinos e Efeitos Visuais - 8.8/10
    8.8/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 8/10
    8/10
  • Adaptação e Atuação - 8.5/10
    8.5/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Unir temas como tecnologia, morte, dramas familiares, privilégios e amor com tanto bom humor é para poucos.