Movimento Greenk assina acordo com Ministério do Meio Ambiente para a 3º Edição do Torneio Greenk Intercolegial

0
27

 

Nesta quarta-feira (12), durante o lançamento do programa Lixão Zero do Governo Federal, em cerimônia no Palácio do Planalto, o Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles assinou acordo entre o Ministério e o Movimento Greenk, com o objetivo de apoiar e reconhecer as iniciativas educacionais ambientais do Movimento, em especial o Torneio Greenk Intercolegial.

 

Na mesma cerimônia, o Presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que regulamenta a logística reversa de produtos eletroeletrônicos. Com isso, as empresas do setor têm regulamentado o compromisso de implantarem sistemas de coleta e destinação correta ao chamado lixo eletrônico, bem como apoiarem campanhas de educação ambiental, seguindo as diretrizes do Acordo Setorial assinado entre o ministério e entidades da indústria, em outubro de 2019.

 

“Este é um marco para o Movimento Greenk, pois o decreto estabelece definitivamente o compromisso das empresas para a causa do descarte correto de lixo eletrônico, bem como o reconhecimento das atividades de educação ambiental, permitindo que empresas engajadas possam participar ativamente de nossos projetos. Também estabelece instrumentos para a fiscalização das empresas que não colaborarem com a causa”, afirma Fernando Perfeito, diretor geral do Movimento Greenk.

 

O apoio do Ministério do Meio Ambiente tem o objetivo de reconhecer as iniciativas do movimento e apoiar o cumprimento da meta das campanhas ambientais no primeiro semestre de 2020, em especial no Dia Internacional do Meio Ambiente.

 

Em busca de recorde mundial, em evento da PEA/UNESCO, neste sábado será lançada a 3ª edição do Torneio Greenk Intercolegial

 

Neste sábado, 15 de fevereiro, o Movimento Greenk anunciou a 3ª edição do Torneio Greenk Intercolegial, no colégio Guilherme Dumont Villares, em São Paulo. O evento de lançamento contará com a presença de diretores, coordenadores e representantes de mais de 300 escolas das redes pública e particular de ensino do estado de São Paulo, que compõem o Programa de Escolas Associadas da UNESCO (PEA/UNESCO).

 

Depois de mobilizar em 2019 mais de 150 escolas, 200 mil alunos e arrecadar 228 toneladas de e-lixo, um novo recorde na América latina, a meta dos organizadores para a edição deste ano é ainda mais ambiciosa: arrecadar 600 toneladas de lixo eletrônico, novo recorde mundial.

 

Para tanto, o Movimento Greenk espera mobilizar cerca de 1 milhão de alunos em 600 escolas de todo o estado de São Paulo. Assim como nas edições anteriores do Torneio Greenk Intercolegial, as escolas vão competir em diferentes categorias, como Torneio de Arrecadação de e-lixo, Torneio de e-Sports, Projetos de Sustentabilidade e Tecnologia, entre outros. A maior competição ambiental entre escolas do país tem início em março e encerramento em agosto de 2020.

 

No evento, representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), patrocinador das ações do Movimento Greenk, irão entregar certificado de honra ao médio às melhores escolas do 2º Torneio Greenk Intercolegial, realizado em 2019, e anunciar a doação de 60 computadores para as escolas públicas melhores pontuadas na edição.

 

Descarte correto e Economia Circular

 

O lixo eletrônico coletado nas ações do Movimento Greenk colabora com a sustentabilidade, a logística reversa e a economia circular dos eletrônicos no país, conectando diversas iniciativas que apoiam esta causa nos setores público e privado. Todos os resíduos coletados são processados de forma ambientalmente correta, atendendo aos requisitos das normais ambientais, de segurança de dados e de procedimentos, contando com total rastreabilidade e emissão de certificado ambiental, transformando-se em matéria-prima para ser reinserida na cadeia produtiva.

 

O movimento mantém 15 pontos de descarte em áreas públicas em parceria com a Prefeitura de São Paulo, que fazem parte da rede da Green Eletron, uma entidade fundada pela Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) para operacionalizar o sistema de logística reversa de eletroeletrônicos no Brasil e promover a economia circular.

 

Promovemos a inclusão digital por meio do apoio aos programas de descarte correto de órgãos públicos, encaminhando os equipamentos aos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), através de acordo de patrocínio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Comunicações e Inovações. Por meio do Programa Computadores para Inclusão, parte dos equipamentos são recuperados, transformando-se em novos computadores remanufaturados que são doados para escolas públicas. E, a partir de fevereiro de 2020, as ações do Movimento Greenk contam com o apoio e reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente.

 

Saiba mais sobre o Movimento Greenk

 

O Movimento Greenk é uma startup de marketing de causa, criada em 2017, para conscientizar a sociedade sobre a importância do descarte correto de lixo eletrônico, principalmente do e-lixo das chamadas linhas verde e marrom (computadores, smartphones, tablets, fios, baterias, carregadores, monitores, aparelhos de tv e rádio, entre outros). Para este objetivo, foca suas atividades na geração que já nasceu digital, a Geração Z, utilizando elementos da cultura digital Geek para promover a causa ambiental.

Por isto, Greenk é a junção das palavras “Geek” (apaixonado por tecnologia) com “Green” (verde e meio ambiente). Promove ações de educação ambiental em escolas com o Torneio Greenk Intercolegial, fomenta a instalação de pontos de coleta de lixo eletrônico nas cidades, em parceria com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) da Prefeitura de São Paulo – atualmente conta com um total de 15 pontos, 13 instalados nos principais parques da cidade de São Paulo e dois pontos nas sedes da Prefeitura e da SVMA. Promove também o primeiro e maior evento de tecnologia e sustentabilidade do país, o Greenk Tech Show, que atualmente se encontra em sua terceira edição.

 

Em suas atividades, o Movimento Greenk já coletou mais de 340 toneladas de lixo eletrônico, cujo descarte correto e reaproveitamento de matéria-prima resultam em uma redução de emissões de mais de 116,9 toneladas de CO2.