BIG Festival: 20 mil pessoas + 4810 reuniões de negócios

 

Vinte mil pessoas foram ao BIG Festival, maior evento de games independentes da América Latina, que terminou ontem em São Paulo. Num encontro raro entre público e profissionais, o BIG é um hub fundamental para o desenvolvimento do ecossistema dos games no país. O Festival se consolida como evento também voltado para o público final: houve um aumento de 20% na média de público por dia. Os fãs de games puderam experimentar 75 jogos, dos quais 54 em competição, totalmente de graça no salão do Clube Homs, em plena Avenida Paulista. Foram jogos em diferentes plataformas – VR, PS4, PC… – e com as mais variadas propostas.

 

Foto: Claudio Rossi

Na face B2B, os profissionais e os aspirantes a desenvolvedores participaram de 120 horas de palestras, workshops e debates. As sessões são um importante enfoque do evento, que estimula o desenvolvimento profissional de quem já está no mercado e aponta caminhos para quem quer entrar. Nas rodadas de negócios, 4.810 encontros foram promovidos, num total de 1.600 horas de negociações.

 

DADOS DO BIG FESTIVAL 2019

 

20 mil pessoas circularam pelo BIG de quarta (26/6) a domingo (30/6)

54 jogos em competição de 22 países – todos disponíveis para o público experimentar de graça

21 jogos na Mostra Panorama Brasil, fora de competição, sendo 8 da mostra dedicada

a estudantes

Total de games participantes da mostra: 75

358 empresas de 24 países participando do evento

630 profissionais envolvidos na área de mercado em reuniões

4.810 reuniões de negócios agendadas ao longo de 2 dias (quinta a sexta)

1.600 horas de encontros de negócios

 

PREMIAÇÃO

 

Participaram da competição 54 jogos de 22 países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Noruega, Reino Unido, República Checa e Suíça. Eles disputaram em 18 categorias, além de duas competições paralelas. O game Space Routine (Menic Games, Argentina) levou o Humble BIG New Talent Award. E o Grashers (Pink Array, Brasil) ganhou o Nordic Game Discovery Contest e está automaticamente selecionado para participar da rodada classificatória do NG20, em maio de 2020, na Suécia. No domingo, foram divulgado os vencedores – entre 10 times concorrentes – do BIG Festival Facebook Jam: o grande vencedor foi o jogo Lucha Grower, do estúdio Aurecas.

 

Ganhadores reunidos no palco do BIG. Sexta, dia 28. Foto: Claudio Rossi

 

O júri internacional que participou da escolha dos vencedores é formado por Alisher Yakubov da VK Games, Astrid Huntjens da Azerion Games, Chris Buffa da Greenlit Content, Chris Lefebvre da Lion Studios, Martina Santoro da Hatch Games e Naheda Noori da Miniclip. Na categoria de BIG Impact: Melhor Jogo de Diversidade, os games foram analisados pelos jurados André Fischer do Mix Brasil, Carolina Caravana da Aiyra Games, Mata Haggis-Burridge da Breda University of Applied Sciences.

 

Por sua vez, Fernanda Sarmento do Oi Futuro, Gislaine Batista Munhoz da Microsoft e Ana Paula Gaspar do CIEB selecionaram o ganhador do BIG Impact: Melhor Jogo Educacional. O júri de Melhor Jogo de Estudante ficou por conta do SBGames, enquanto as crianças da Brinquedoteca Terapêutica Senninha do GRAACC escolheram o Melhor Jogo Infantil.

 

Os jurados Fabio Hofnik do Hyper VR, Pedro Kayatt da VR Monkey e Leandro Sarubbi da VR Gamer selecionaram o Melhor Jogo de XR/VR. Já o Melhor Jogo BIG Brands foi selecionado por Luis Pacete do Meio & Mensagem, Paulo Centenaro da ABRADi e Alexandre Braga da ESPM. O Nordic Game Discovery Contest teve Shirley Lyn da DoGi Games, Justin Berenbaum da Xsolla e Jason Della Rocca do Execution Labs para selecionar o vencedor.

 

Clique aqui e veja a lista completa de ganhadores!

 

Sobre o BIG Festival

 

O BIG Festival (Brazil’s Independent Games Festival) acontece desde 2012 e é considerado o mais importante festival de jogos independentes da América Latina. Com a missão de fortalecer o ecossistema de games no Brasil, o evento abrange competição entre jogos nacionais e internacionais com prêmios em dinheiro, exposição ao público dos jogos selecionados, cerimônia de premiação, palestras e rodadas de negócios.

 

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Rogério Princiotti

Blogueiro, criador de sites como Omoristas, Burca Day, Guarulhos em Rede, Guarutrolls e Mundo Cosplayer. Trabalha na internet administrando e criando conteúdo para sites e comunidades há mais de 10 anos.