Ara: History Untold diverte e ainda te ensina sobre história!

 

A Assessoria de Imprensa da Xbox Brasil nos enviou uma chave para que possamos ter acesso ao jogo Ara: History Untold para PC. Obrigado pela confiança no Nerdlicious! Ara: History Untold estará disponível no dia 24 de setembro para PC via Steam e Game Pass.

 

 

Ao final deste artigo você poderá ver a nossa gameplay do jogo e uma visão geral dele no PC via Steam. Não deixe de conferir!

 

História

 

Construa uma nação e conduza seu povo ao longo da história aos pináculos da realização humana enquanto explora novas terras, desenvolve artes e cultura, conduz a diplomacia e enfrenta seus rivais para provar que você é o maior governante de todos os tempos. Agora o mundo é seu.

 

 

Ara: History Untold é uma evolução em grande estratégia histórica, apresentando a adorada mecânica clássica de estratégia para PC junto de uma jogabilidade inovadora com uma economia de criação nacional, verdadeira resolução simultânea de turnos, uma árvore de tecnologia não linear e multijogador síncrono/assíncrono com suporte à nuvem. Tudo com uma apresentação expansiva e vibrante onde você pode olhar desde as bordas do seu império até seus habitantes vivendo suas vidas diárias. Em Ara, não há caminhos pré-definidos para a vitória, o que leva a possibilidades infinitas. Suas escolhas definirão o mundo que você cria, sua experiência e seu legado.

 

Jogabilidade em turnos simultâneos

 

Quem olha pela primeira vez acha que Ara: History Untold é uma espécie de “cópia” de Civilization, e de fato o jogo tem inspirações e muita relação ao game, afinal, além de ser um jogo de estratégia em turnos, a história de criar uma nação desde os primórdios da história humana até os dias modernos faz a gente pensar que teremos a mesma jogabilidade, mas… não… não é bem assim…

 

 

Para começar, Ara tem muito mais complexidade que Civilization, não só pela estrutura variada de itens a serem gerenciados, como o seu tipo de governo, as melhorias de suas áreas, seus exemplares (que são pessoas valiosas/históricas que fazem criações espetaculares e te dão bônus em certos ambientes do jogo), triunfos (as obras de engenharia complexas e que podem ser comparadas a “maravilhas do mundo”) e todo o resto que o jogo te apresenta, mas também por ter uma jogabilidade em turnos simultâneos, ou seja, ao invés de cada jogador (nação) gerenciar e/ou movimentar suas unidades em sua vez, todo mundo faz isto ao mesmo tempo, mas sem saber qual será a movimentação do adversário, trazendo por muitas vezes o elemento surpresa.

 

Apesar do monte de coisas a serem feitas no jogo, não só para fins de evolução tecnológica como nação e diplomacia com outros povos, Ara também inclui um sistema bem completo de gestão interna de seu governo, incluindo muitos itens de satisfação de população, desde o básico como alimentação, chegando até a religião e a sensação de segurança que seu povo tem nas cidades.

 

 

Ao criar o jogo, você poderá determinar várias coisas também, desde quantas nações estarão na gameplay (na versão que Premium há 41 líderes disponíveis), o tamanho do mapa e suas características (como biomas, vegetações, temperatura, nível do mar, etc…) e a dificuldade geral (além de determinar também a dificuldade de cada nação escolhida).

 

Basicamente, o jogo é dividido em três Atos e cada um deles tem quatro Eras distintas. A história avança para os Atos posteriores após uma certa quantia de nações chegarem a Era do próximo Ato (isso dependerá do número de nações ao qual você escolheu colocar no jogo). Se você for uma das nações abaixo da linha de Prestígio (isto mede o prestígio de sua nação no mundo) será eliminado do jogo e tudo que construiu virará ruínas para que outros jogadores possam roubar.

 

As Eras são momentos da humanidade e vão desde a História Antiga, passando pelo Iluminismo, Era da Informação e chegando finalmente à Era da Singularidade (a última, mais moderna e onde as criações ditam o futuro da humanidade). Cada Era te oferece tecnologias novas, obras-primas diferentes, exemplares que dão mais bônus (e acabam sendo mais famosos), etc…

 

Como você já deve saber, não ganha o jogador que destruir as outras nações (pode até ser, mas não é o principal), mas sim quem tem mais prestígio, por isso, não basta fazer um exército enorme, se não tem cidades bonitas, com cidadãos contentes e obras maravilhosas aos olhos do mundo. O Prestígio é o que conta aqui, e se tiver mais do que todo mundo você vence o jogo.

 

Gráficos não são ponto forte

 

Apesar de ser um ótimo jogo e bastante complexo, com vários personagens e obras a serem realizadas, a parte gráfica de Ara não é seu ponto forte.

 

 

Os Líderes das nações tem feições bem feitas, com artes que lembram desenhos animados, o que não é ruim, pelo contrário, deixa o jogo um pouco mais animado, principalmente quando em determinadas ações que temos na parte de diplomacia, eles reagem de formas distintas. Além disso, há skins para cada líder, deixando ele do seu jeito.

 

Nossa pequena crítica aqui vai às texturas e qualidade da arte das cidades, muros, triunfos e até as unidades são bem simples. Apesar disso, é legal dar bastante zoom no mapa para conferir como os cidadãos estão trabalhando e se divertindo. Também vemos os objetos de uma forma muito simples graficamente falando, mas repito, isso não atrapalha em nada na gameplay.

 

Uma aula de história!

 

Quem gostava das matérias de história e geografia na escola (assim como eu) vai se esbaldar em Ara: History Untold, afinal, durante toda a gameplay vamos aprendendo sobre o mundo. A própria gameplay nos traz elementos de “eventos”, onde conta um pouco mais sobre os Líderes presentes no jogo, sobre as nações, curiosidades sobre tribos antigas, sobre povos importantes na construção do mundo, etc…

 

 

Além disso, a Enciclopédia do jogo (chamada de Encarta) é completíssima, trazendo não só informações sobre a gameplay e como tirar o máximo de Ara, mas também informações sobre tudo que devemos observar em nosso gerenciamento, desde a história de uma cadeira até os porquês de várias religiões, regimes políticos, biomas, tecnologias e muito mais!

 

Trilha sonora relaxante e áudios bem feitos

 

A trilha sonora varia conforme vamos avançando os turnos e na história. Dependendo da Era que estamos pode ficar um pouco mais agitada, mas quase sempre é relaxante, o que nos dá a calma necessária para analisar cada ponto de nossa gameplay.

 

 

Os áudios são bem feitos também, principalmente quando nos aproximamos das cidades e chegamos próximo de alguma construção grande. Por exemplo, se alguma obra está sendo feita, ouvimos barulho de construção, se chegamos próximo de algum ponto de entretenimento, ouvimos a alegria do povo, agora se chegamos próximo de uma batalha contra outra nação, ouvimos tiros, gritaria e sofrimento.

 

DLCs à caminho?

Os desenvolvedores ainda não revelaram sobre DLCs, mas há no jogo algumas informações que nos deixam sonhar ainda com duas expansões. Acredito que serão adicionados novos líderes, e seria bem legal se algum fosse brasileiro né?

 

Está em português?

 

Ara: History Untold está totalmente em português! Menus, legendas e até dublagem estão em nossa língua, porém, tenho que dizer que há algumas falhas em algumas legendas, quando ao invés de aparecer em português, aparece em inglês.

 

É bom ou ruim?

 

Ara: History Untold é fantástico! O jogo é um presente para quem gosta de jogos de estratégia de turnos e curte fazer uma gameplay mais pensada e ao mesmo tempo aprender sobre a história da humanidade.

 

 

Quer outra informação legal? O jogo está disponível para assinantes da Game Pass e mesmo se você quiser comprar ele na Steam, o valor da edição Premium (a que recebemos) está por apenas R$ 259,00. Ótimo preço para um jogo que pode gerar horas infinitas de gameplay!

 

Bom… agora veja nossa gameplay abaixo e não se esqueça de se inscrever em nosso canal no Youtube!

 

 

Ara: History Untold - PC
Nota Final
8.9/10
8.9/10
  • Gráficos - 8/10
    8/10
  • Jogabilidade - 9/10
    9/10
  • História e Diversão - 10/10
    10/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 8.6/10
    8.6/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ara: History Untold é fantástico, fazendo-nos aprender enquanto nos divertimos!

 

Compartilhe nas Redes Sociais:

Picture of Rogério Princiotti

Rogério Princiotti

Blogueiro, criador de sites como Omoristas, Burca Day, Guarulhos em Rede, Guarutrolls e Mundo Cosplayer. Trabalha na internet administrando e criando conteúdo para sites e comunidades há mais de 10 anos.