eFootball 2025: é uma delícia desinstalar ele do console!

 

A Konami lançou no dia 12 de setembro a nova temporada de sua principal propriedade intelectual no campo do futebol: eFootball. A atualização traz o eFootball 2025 e uma série de novidades usuários de todas as habilidades e experiências, mas será que vale a pena baixar o jogo? Sendo direto? Não! Mas saiba mais abaixo o porquê disso…

 

 

Jogamos a atualização do jogo para a nova temporada no console PlayStation 5, e apesar de admitir que o jogo melhorou em termos de jogabilidade (apenas no offline), ainda peca em aspectos primordiais para um bom jogo. Confira abaixo nossa análise completa!

 

Nova temporada

 

Assim como nos últimos anos, o eFootball agora só se “atualiza” para uma nova versão/temporada, não mais dependendo de ser desinstalado e instalado novamente. Com isto, o jogo gratuito até facilita para os gamers na hora de obter a última versão.

 

 

Com a chegada da temporada do eFootball 2025 tivemos algumas boas melhorias em jogabilidade, troca de nomes de alguns modos de jogo e um teste de “assistência inteligente”, mas será que só isto já serve para ficarmos satisfeitos?

 

Jogabilidade

 

Aqui vamos nós dividir a jogabilidade em offline e online, afinal, me parece que o jogo dividi-se em duas gameplays diferentes e isto se torna confuso e altamente frustrante à quem decide dar uma chance ao eFootball.

 

 

Ao jogar offline, apesar de poucas opções de clubes e seleções, podemos dizer que o jogo é bem balanceado e há realmente uma melhoria na jogabilidade (que já havia melhorado inclusive na versão anterior). O controle de bola é mais real, lançamentos saem mais perfeitos e o tempo de reação do jogador ao darmos os comandos são mais rápidos, dando a impressão de um jogo mais dinâmico e divertido.

 

Porém, ao tentar jogar online, parece que a Konami decidiu por tornar-se algo que não consegue fazer. A gameplay nestes modos multiplayer é totalmente diferente, lenta, o controle de bola é ridículo e cada vez que vamos tentar dar algum comando para o jogador, este demora uns três mil anos até decidir realizá-lo. Fora, claro, os problemas de servidores que quase sempre deixam o jogo travado.

 

A Konami matou um dos melhores jogos de futebol que existia para criar algo que ela pensa que vai trazer dinheiro pra ela (vendas online), mas a cada nova temporada só perde jogadores e irrita os que insistem em ficar. O jogo online é horroroso e o offline é quase inexistente, obrigando todo mundo a se frustrar numa gameplay que em nada lembra o futebol do antigo PES, e muito menos consegue bater de frente com o EA SPORTS FC.

 

Gráficos melhores e animações mais bonitas

 

Nem tudo em eFootball 2025 é tão horrível. Os gráficos estão melhores, inclusive as faces de jogadores famosos, assim como a construção de estádios e até menus internos de partida.

 

 

Outras ações legais são as cutscenes e animações existentes no jogo, que foram modernizadas e trazem mais cores e mais vibração, por exemplo ao comprar novos jogadores para seu clube.

 

Menos clubes licenciados

 

Mais uma vez a Konami errou feio em termos de licenciamento, adicionando ligas que ninguém se importa como coreana ou japonesa, mas perdendo outras importantes como a nossa do Brasileirão. O que será de eFootball se nem os clubes daqui estão mais? Tá cada dia mais fácil ser funcionário da EA né?

 

É só online?

 

Sim! Para ser sincero… sim! Como disse antes, a Konami resolveu “matar” seu modo offline, para focar somente no online, mas com um sistema totalmente confuso de entrosamento e montagem de equipes, faz com que muitos jogadores que deviam dar uma chance à franquia acabem abandonando-a nos primeiros jogos.

 

 

Não é difícil conseguir jogadores ditos “craques” dentro de eFootball 2025, porém, sem um entrosamento na equipe, os atributos deles vão para as cucuias, fazendo-os se tornar verdadeiros “pés de ratos” como diz o Craque Neto.

 

Acredito que outro ponto que a Konami devia focar é no aprimoramento e simplificação da montagem de elenco. Pode até tornar mais difícil conseguir jogadores craques no início de temporadas, mas faça com que tenhamos maior controle das equipes e consigamos subir degrau por degrau até um time de ponta. Ah… e nem tente mudar a formação do time no meio da partida para tentar buscar um resultado, pois isso pode verdadeiramente “matar” seu elenco, pois os atributos dos jogadores caem mais ainda e você pode se ver jogando com o time da sua rua contra o Barcelona.

 

Além disso, a jogabilidade online é claramente feita para você perder muito e acabar “comprando itens” de aprimoramento (com dinheiro real). Tá pior que o jogo da EA isso aqui! E posso provar!

 

É bom ou ruim?

 

eFootball 2025 sendo um jogo gratuito já está caríssimo! Para ser algo parecido com o EA SPORTS FC precisa comer muito arroz com feijão, e olha que sou um grande crítico do novo “FIFA”.

 

 

A Konami está totalmente perdida com um jogo que é até bonito, principalmente em questão de estádios, mas apostou demais num modo online totalmente confuso, sem balanceamento, e com uma gameplay mentirosa a ponto de irritar mais do que os games rivais.

 

O bom de eFootball 2025 é que baixar é de graça, e desinstalar também! Então manda a ver aí e boa irritação!

 

eFootball 2025 está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Android, Xbox One, Xbox Series X|S, iOS e PC.

 

Bom… agora veja nossa gameplay abaixo e não se esqueça de se inscrever em nosso canal no Youtube!

 

 

eFootball 2025 - PlayStation 5
Nota Final
6.1/10
6.1/10
  • Gráficos - 9.2/10
    9.2/10
  • Jogabilidade - 6/10
    6/10
  • História e Diversão - 4/10
    4/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 5/10
    5/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

eFootball 2025, o melhor jogo para se desinstalar em 2024!

 

Compartilhe nas Redes Sociais:

Picture of Rogério Princiotti

Rogério Princiotti

Blogueiro, criador de sites como Omoristas, Burca Day, Guarulhos em Rede, Guarutrolls e Mundo Cosplayer. Trabalha na internet administrando e criando conteúdo para sites e comunidades há mais de 10 anos.