A Strikerz lançou o beta aberto do UFL, o novo jogo de futebol virtual patrocinado pelo jogador Cristiano Ronaldo e que quer desbancar o eFootball e o EA FC do topo deste estilo de game. O beta aberto está disponível entre os dias 7 e 9 de junho de 2024 no PlayStation 5, Xbox Series e PC. Baixamos e testamos o jogo no PS5 durante o período beta e achamos que UFL é bastante promissor. Confira abaixo nossas primeiras impressões do jogo e uma gameplay!
Segundo a sua desenvolvedora, UFL é um jogo de futebol gratuito pra jogar, disponível para consoles, com uma experiência empolgante e desafiadora de futebol, apresentando um universo diverso e interessante, desafios focados em habilidades, um meta-jogo rico, cheio de melhorias contínuas e uma filosofia de jogo justo.
Decidimos testar o jogo em nosso PlayStation 5, e apesar das constantes quedas nos servidores no primeiro dia, a equipe de desenvolvedores sempre deixou claro aos jogadores em suas redes sociais sobre os problemas enfrentados e das correções que eram feitas para solucionar, o que é importante, afinal, os jogos mais famosos neste estilo quase nunca tem um contato direto com o consumidor. Além do mais, como UFL está em fase beta, é normal que bugs, servidores caindo e alguns erros de ajustes sejam encontrados.
Com relação aos gráficos, me surpreendi, afinal, o jogo pode ser visto como um meio termo entre eFootball e o EA FC, com jogadores bem construídos, estádios bonitos e diversos e animações e cutscenes convincentes, colocando-nos dentro de uma partida de futebol realmente. Além disso, os esquemas de cores de menus e telas de inicialização são bem limpos, o que dá um ar de tranquilidade ao escolher nossas ações dentro do game.
Outra coisa legal foi ver que o jogo já está em português do Brasil, inclusive com dubladores fazendo as vezes da narração e comentários da transmissão. Ficou legal, principalmente pelos comentários engraçados feitos pelo mesmo dublador do Burro da animação Shrek. Porém, alguns ajustes nas entradas de frases precisam ser feitas, afinal, em alguns momentos as frases não condiziam com o que estava acontecendo no jogo.
Com relação a gameplay, ainda não é a ideal, mas me parece bem promissor. Os passes e lançamentos estão bem ajustados, mas chutes e desarmes ainda precisam ser melhorados, assim como o domínio de bola dos jogadores, que parece muito com o de eFootball, onde não temos controle nenhum. De qualquer modo, UFL tem jogabilidade divertida e de fácil aprendizado.
Como UFL será um jogo gratuito, ele deverá se pagar com as microtransações, e isto já é visto através da loja, onde se pode além de comprar moedas dentro do game, alguns uniformes, estádios, emblemas, etc… o que por mim não é problema, desde que não haja opções de compra de jogadores e melhoramentos deles, assim podendo deixar a gameplay desbalanceada e injusta.
Enfim, UFL me parece promissor, mas ainda tem um belo chão pela frente para ajustar situações diversas dentro de uma partida de futebol, mas nada que alguns meses de correções não ajudem. Enquanto o jogo não é lançado oficialmente, confere aí a gameplay que fizemos do jogo: