A Riot Games anuncia nesta quarta, 23, o First Strike, o primeiro torneio organizado e gerenciado pelo estúdio, desenvolvido especialmente para seu novo jogo de tiro tático e competitivo 5×5 com personagens originais, Valorant. O evento concederá a jogadores do mundo todo a oportunidade de começarem a construir seu legado regional através dessa competição.
First Strike dará continuidade ao crescente embalo dos Esports de Valorant utilizando toda a experiência de uma década em que a Riot Games vem produzindo eventos e transmissões de Esports da melhor qualidade. A empresa também é uma das maiores produtoras de Esports do mundo, gerenciando e transmitindo semanalmente ligas profissionais competitivas em várias regiões do globo. Além de tudo isso, a Riot também já foi ganhadora de vários prêmios Emmy pelo Campeonato Mundial de League of Legends, o evento de Esports mais assistido do mundo.
“Valorant é um jogo extremamente competitivo que tem apelo mundial e conta com os elementos necessários para se tornar o principal Esport do cenário”, diz Whalen Rozelle, Diretor Sênior de Esports da Riot Games. “First Strike fornecerá ao nosso próspero ecossistema competitivo a plataforma ideal para demonstrar todo o talento da comunidade, criar legados regionais e construir uma base que apoiará o Esport por vários anos.”
Esse evento será constituído por um conjunto mundial de torneios, que por sua vez terão suas finais regionais sediadas em locais como América do Norte, Europa, Comunidade dos Estados Independentes, Turquia, Ásia, Oceania, Brasil e Oriente Médio. Cada região contará com uma série de qualificatórias por mérito, que resultarão em inúmeras finais com as 8 equipes de todo o evento First Strike. Essas finais acontecerão dos dias 3 a 6 de dezembro, e os vencedores receberão o título de primeiros campeões regionais oficiais de Valorant. Tanto equipes profissionais quanto amadoras terão a oportunidade de se qualificar para as finais do First Strike através de torneios online gerenciados por organizações top de linha dos Esports.
“Os Esports continuam sendo um dos melhores investimentos que podemos fazer para apoiar a nossa comunidade a longo prazo”, comenta Anna Donlon, Produtora Executiva de Valorant. “Como já percebemos na Série Ignição, existe uma grande demanda e necessidade de elevar Valorant ao nível de competição profissional. Por isso, estamos bem animados para poder começar a trilhar esse caminho junto a fãs, jogadores e organizadores. Para a equipe de desenvolvimento, auxiliar o cenário competitivo de Valorant é uma das principais prioridades, e estamos comprometidos com essa jornada.”
Desde seu lançamento, Valorant se tornou um dos Esports de mais rápido crescimento do cenário, atraindo enormes multidões online e inúmeros profissionais conhecidos que contam com ampla variedade de experiência competitiva (além de outros talentos que estão sendo descobertos agora mesmo). Para dar assistência ao crescimento dos Esports de Valorant, a Riot Games firmou parceria com mais de 20 incríveis organizadores de eventos para lançar a Série Ignição de Valorant, entregando ao público várias competições que chamaram a atenção de milhões de fãs. Durante os últimos seis meses, centenas de torneios de Valorant têm sido realizados em formatos variados, entregando mais de um milhão de dólares em prêmios para equipes e jogadores do mundo todo.