O dia 29 de agosto é uma data importante para quem curte videogames. Nesta data é comemorado o Dia Internacional do Gamer, que celebra os aficionados por jogos em todo o mundo. De vilões a mocinhos, os games já foram muito criticados e atualmente estão incorporados na educação, com títulos que estimulam a criatividade, pensamento lógico e resolução de problemas em alunos de diferentes faixas etárias.
Durante o período da pandemia, se tornou ainda mais difícil fugir das telas, já que entre aulas on-line, filmes, seriados e games, a TV, o smartphone e o computador ganharam ainda mais relevância. Com histórias complexas e cenários imersivos, existem diversos jogos que ensinam sobre História, Geografia, Biologia, por exemplo, trazendo uma boa maneira de se divertir e aprender durante o período de descanso. Confira abaixo algumas sugestões de games.
Para aprender História
Ancestors: the humankind odyssey
Que tal aprender sobre a evolução humana na prática? Ancestors leva o jogador para uma odisseia de sobrevivência, exploração e evolução. Os cenários, do período Neogeno, em plena África, são de tirar o fôlego pela beleza e riqueza de detalhes. Para avançar, é preciso buscar recursos básicos para beber, comer e dormir, além de aprender habilidades e dominar ferramentas que vão garantir a sobrevivência da espécie.
Age of Empires
A série de jogos desenvolvida pela Ensemble tem feito sucesso desde 1997. O game leva o jogador para eventos ocorridos na África, Ásia e Europa, desde a idade da pedra até a Antiguidade Clássica, passando pela época de domínio do império romano e colonizações. A experiência alia eventos históricos e muita estratégia para evoluir e conquistar terrenos e prosperar.
Civilization VI
Desenvolvido pela Firaxis e 2K Games, o jogo que é sucesso na categoria de estratégia traz diversas civilizações que podem ser administradas conforme a vontade do jogador. A sexta edição, lançada em 2016, é a recomendação do professor de Física do Colégio Marista Paranaense, Raul Alonso Monteiro de Castro.
“Eu recomendo bastante o Civilization VI, pois para aprender História é fantástico. Cada civilização foi muito bem estudada e pensada em cada época em que se passa o jogo, e ainda é possível jogar com pessoas do Brasil”, explica.
Valiant Hearts: The Great War
Desenvolvido pela Ubisoft Montpellier, o jogo acontece durante a Primeira Guerra Mundial. Longe dos campos de batalha, os principais personagens (um belga, uma alemão, um norte-americano e um francês) enfrentam desafios que não envolvem tiros e lutas, mas trazem o aspecto mais sensível e emocional de um período de guerra. Por seguir os acontecimentos da Guerra de forma cronológica, é uma ótima maneira de estudar o período de uma forma diferente.
Para aprender Ciências:
Animal Crossing
O sucesso da Nintendo já vendeu mais de um milhão de cópias nos primeiros dias de lançamento. No jogo, é possível controlar um personagem que se muda para uma ilha repleta de animais falantes. Como o game segue o tempo real, é preciso realizar tarefas como plantar legumes e verduras, construir móveis e adquirir recursos naturais seguindo a cronologia de cada item. É totalmente customizável, dando asas à imaginação.
Planet Zoo
Para quem quer viver a experiência de gerenciar um zoológico, este é o game certo. O jogo mostra como está tudo interligado, a saúde e bem-estar dos animais, com o meio ambiente em que vivem e isso atrai mais visitantes e doações, que ajudam a manter a estrutura propícia. É possível escolher os animais que deseja ter no zoo, mas também aprender sobre suas necessidades, desde a estrutura, alimentação, cuidados e limpeza e muito mais. Uma ótima maneira de estudar e se divertir.
Zoo Tycoon
O professor de Biologia do Colégio Marista Paranaense, Guilherme de Oliveira, sugere um game que reúne estratégia e biologia. A proposta do jogo está em criar, administrar e manter um zoológico. “O jogador aprende sobre diversidade animal e meio ambiente, uma vez que ganha conhecimento sobre cada espécie que adquire para seu zoológico e do tipo de recinto que deve fornecer ao animal”, comenta.
Os desafios do jogo também trabalham um pouco sobre bem-estar animal, porque é possível oferecer alimentação, limpeza e cuidado aos animais. Ainda trabalha uma parte de administração e matemática, pois o jogador tem o controle do gerenciamento financeiro e das atrações do zoológico.
Sobre a Rede Marista de Colégios
A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.