A Ubisoft anunciou ontem (12) Rocksmith+, um novo serviço de assinatura que ensina os jogadores a tocarem guitarra e baixo a partir de suas músicas favoritas. Baseado no premiado método Rocksmith, que já ajudou quase 5 milhões de pessoas a aprenderem como se toca guitarra, o Rocksmith+ será lançado no terceiro trimestre de 2021 para PC via Ubisoft Store, e para Xbox Series X|S, PlayStation 5, Xbox One e PlayStation 4 no quarto trimestre deste ano. O novo serviço, revelado durante a conferência Ubisoft Forward, ainda receberá versões para dispositivos iOS e Android, em data a ser anunciada.
Compatível com violões, guitarras elétricas e baixos, o Rocksmith+ terá milhares de músicas no lançamento e aumentará para milhões no futuro, em gêneros como rock, clássico, indie, alternativo, hip-hop, pop, metal, country, latino, R&B e muito mais. Desde o início, Rocksmith+ terá uma variedade de arranjos autênticos que representam a maneira como os artistas tocam originalmente, e todas as músicas da biblioteca poderão ser reproduzidas com gráficos de acordes para os músicos cantarolarem e dedilharem.
Os usuários poderão aproveitar um conjunto completo de ferramentas novas e aprimoradas para praticarem, incluindo o Riff Repeater, em que podem treinar diretamente riffs específicos de suas músicas favoritas, e o Adaptive Difficulty, em que o Rocksmith+ se ajustará de forma dinâmica ao nível de habilidade do guitarrista enquanto ele toca. Essas ferramentas são projetadas para dar aos guitarristas o controle ideal sobre sua jornada de aprendizagem.
Desenvolvido pela Ubisoft San Francisco, mesma equipe por trás do Rocksmith que vem ensinando a tocar guitarra há mais de 10 anos, Rocksmith+ é o único serviço por assinatura que oferece aprendizado musical interativo usando as gravações oficiais das músicas e dando feedbacks em tempo real. Dos guitarristas de Rocksmith, 95% revelam ter aprimorado suas habilidades com o game, e o serviço Rocksmith+ se baseia neste mesmo método comprovado, mas com novas músicas, modos de aprendizagem e ferramentas práticas que serão adicionadas nos próximos anos. Além de melhorar seus movimentos e mecânicas, os usuários também terão acesso a vídeos on-line gratuitos para aprender sobre as técnicas adequadas, teoria musical, equipamento, cuidados com o instrumento e muito mais.
Além disso, os usuários têm a opção de tocar um violão ou um instrumento elétrico plugado a um amplificador usando o aplicativo móvel Rocksmith+ Connect, que oferece tecnologia que utiliza o telefone como microfone. Ao emparelhar o dispositivo móvel com o PC ou console, o microfone integrado pode rastrear a guitarra, eliminando a necessidade de equipamento adicional. O Rocksmith+ também é compatível com consoles e PCs utilizando o cabo Rocksmith Real Tone. No PC, os usuários também podem utilizar interfaces de guitarra já existentes em instrumentos elétricos e acústico-elétricos. O Rocksmith+ tem parceria com as marcas Gibson, Epiphone, Kramer, Ibanez, Ernie Ball, Ernie Ball Music Man, Marshall, Orange e Mesa/Boogie.
Já o Rocksmith Workshop, um novo sistema de conteúdo gerado pelo próprio usuário, permitirá adicionar arranjos de uma lista de músicas pré-licenciadas à sua biblioteca, dando mais protagonismo à comunidade musical de Rocksmith+. Pela primeira vez, a comunidade Rocksmith terá mais controle sobre como adicionar os arranjos que quiserem, quando quiserem. O acesso ao Rockmith Workshop permitirá aos usuários criarem todos os aspectos de uma música, desde a transcrição até os tons. Os arranjos comunitários serão revisados por seus pares no que se refere à qualidade e estarão disponíveis para todos.
O Rocksmith+ conta com ferramentas de aprendizagem de primeira linha que eliminam as suposições do domínio da música. Porém, mesmo o software de aprendizado de música mais renomado do mundo precisa ser ajustado para as milhões de músicas que surgem a todo momento pelo caminho.
Para mais informações e testar Rocksmith+ gratuitamente durante seu beta fechado para PC, visite o site do game.