Synth Riders une amor à música, dança e diversão no PSVR2!

A Assessoria de Imprensa da Kluge Interactive nos enviou uma chave para que possamos ter acesso ao jogo Synth Riders para PlayStation VR2. Obrigado pela confiança no Nerdlicious! Synth Riders é um jogo em realidade virtual lançado em 2023 para o PSVR2, mas que também está disponível na Steam e Meta Quest.

 

 

 

Ao final deste artigo você poderá ver a nossa gameplay do jogo e uma visão geral dele no PS5. Não deixe de conferir!

 

História

 

Synth Riders é um jogo de dança freestyle em realidade virtual que já é sucesso entre milhares de fãs. Entre no ritmo da música, siga as notas, arrase nas pistas e desvie dos obstáculos nessa experiência física incrível, otimizada para controles PlayStation VR2!

 

 

Imersão impressionante!

 

Já ao entrar no game você se sente imerso no mundo de Synth Riders, pois sua estética única é impressionante e te transporta ao seu universo digital de dança. Os cenários são incrivelmente lindos, bem feitos, com luzes e detalhes que te fazem ficar de boca aberta.

 

 

Utilizando os controles senses do PSVR2 com uma mira você escolha os itens dos menus suspensos, até chegar na sua música favorita, de forma fácil e intuitiva.

 

Configurações de acessibilidade

 

Pessoalmente, faço parte daquela pequena porcentagem de pessoas que tem problemas ao jogar games em realidade virtual. Não chego a ter enjoos, mas tonturas são minha limitação, e por mais que deseje, não consigo jogar por muito tempo utilizando o óculos VR.

 

 

Synth Riders tem diversas configurações que auxiliam o jogador com dificuldades físicas de jogar, especialmente os que tem desconfortos por causa da cinetose. Você pode alterar questões de jogabilidade, inclusive dificuldades, o modo de jogo que irá utilizar, se deseja ter tremor de câmera ou não, a porcentagem de vinheta no óculos, e até alterar o mapa de controles.

 

Talvez para quem não precise deste tipo de coisa, ache bobo ou ridículo alterar/retirar configurações que dão mais imersão ao game, porém, existem pessoas que realmente necessitam disso para jogar confortavelmente. De qualquer forma, caso tenha problemas de enjoo e tontura, evite jogar por mais de uma hora.

 

Porém, algo importante à mencionar é que Synth Riders foi o jogo dentre os vários que testei nos últimos meses que não me fez sentir enjoado, nem com tontura. Mesmo deixando as configurações no “padrão”, sem alterar nada, joguei por até duas horas e saí como se nunca tivesse colocado o capacete do PSVR2. Foi incrível!

 

Por outro lado, há alguns modos de jogo (que vamos citar mais a frente) que utilizam de “modificadores” que balançam mais, tem mais movimento de câmera, etc… fazendo com que você possa ter alguma tontura durante a gameplay, não sendo indicado para pessoas como problemas de cinetose.

 

Jogabilidade

 

No jogo você utiliza os controles senses para coletar joias, deslizar em fitas e desviar de obstáculos movendo seu corpo para os lados ou para baixo. Tudo isso no momento certo, respeitando o ritmo da música.

 

 

Por padrão, o jogo é até certo modo fácil. Mesmo aumentando a dificuldade (são cinco níveis), Synth Riders não se torna um pesadelo de difícil. Porém, o que torna-o mais complicado são os chamados “modificadores”, que podem transformar a gameplay em um verdadeiro “inferno”!

 

Os modificadores, como o nome diz, mudam a forma com que jogamos, dando mais dificuldade. Você pode mudar a forma como coleta as joias (só encostar ou utilizando a força – como se você uma raquete batendo numa bolinha), aumentar a velocidade com que aparecem os itens na tela, ou até transformar o game numa visão em diversas dimensões! Eu explico…

 

Por padrão, jogamos e as joias, obstáculos e fitas aparecem na nossa frente, mas é possível alterar até isso, para que durante a música estes itens aparecem ao seu lado ou até atrás de você, ou seja, o jogador deverá ficar atento em todas as direções para acertar na gameplay. É muito legal, porém, quem tem problemas de tontura e/ou enjoos devem evitar este tipo de modificador para não lhe causar cinetose.

 

Modos de jogo

 

Synth Riders tem bastante formas de jogar, porém senti falta de um modo campanha. Enfim, os modos de jogo são:

 

  • Solo: O mais tradicional modo do jogo, onde você tem acesso à lista de músicas e escolhe a que deseja jogar/dançar. Aqui estão também sinalizadores de ranking, mostrando sua pontuação em relação aos recordistas mundiais, locais ou entre seus amigos. Nele você pode escolher modificadores também, como mencionados no tópico anterior;
  • Online: Modo multiplayer online, onde entramos em salas abertas e/ou fechadas dos usuários no mundo todo, e podemos disputar partidas com até 10 jogadores ao mesmo tempo, afim de mostrar quem é o maior pontuador;
  • Party: Como o nome diz, o modo “festa” é legal para quem deseja jogar em família ou amigos localmente. Esta é uma funcionalidade local projetada para compartilhar o headset entre amigos e família, permitindo criar um ranking local após cada música. Ao contrário do modo Solo, ele salva pontuações na mesma máquina, facilitando a competição em “passar o headset” em eventos sociais;
  • Challenges: Este modo acrescenta desafios semanais, fazendo com que os jogadores sempre tentem se superar nas músicas com diversos modificadores. Será que você é capaz de ser o melhor mundialmente em uma música com diversos modificadores durante uma semana?
  • Experiences: Este modo traz cenários exclusivos e super imersivos de músicas já famosas no game. A imersão e adição de diversas cenas em meio ao caos de acertar o tempo certo ao jogar é o que torna este modo tão incrível. Em um dos cenários você entra no mundo da Barbie, com tudo rosa, nuvens voando à sua frente e várias referências engraçadas… como acertar no jogo sem dar uma espiadinha ao lado e sem rir? O problema é que o Modo Experiences não tem pontuação, e sinceramente não entendi o porquê disso.

 

Trilha Sonora para todos os gostos!

 

Claro que quando pensamos em jogos de ritmo dançantes, as músicas que vem à nossa cabeça são as pops tipo Lady Gaga, ou eletrônicas, passando por K-Pop, etc… mas em Synth Riders até o rock está presente!

 

 

A trilha sonora é composta por mais de 80 músicas só no jogo base, mas também há diversas DLCs e complementos que adicionam músicas dos mais diversos nichos, como Anos 80, Anos 90, League of Legends, Bruno Mars e o mais recente, a Queen – “We Are The Champions”, que traz a música mais famosa da banda para o jogo.

 

Está em português?

 

Um dos problemas de Synth Riders é ele não estar em português. Não que isto te impeça de jogar, mas quem deseja colocar mais dificuldade no game e utilizar os modificadores talvez tenha problemas em entendê-los sem saber ler em inglês.

 

É bom ou ruim?

 

Synth Riders é um dos melhores jogos de música/ritmo do PSVR2, com uma trilha sonora incrível e gameplay amigável. Apesar de ser mais fácil do que os jogos concorrentes, tem modificadores legais que transformam a gameplay padrão em algo totalmente novo.

 

 

Os cenários são incríveis, as opções de modo de jogo são diversas, mas mesmo assim senti falta de uma sincronia melhor da gameplay com as músicas, para termos mais sensação de estarmos interagindo com elas.

 

De qualquer modo, Synth Riders é daqueles jogos essenciais para o PSVR2 e com preços a partir de R$ 62,24 na PlayStation Store (preço para assinantes da PS Plus, observado no momento do fechamento deste artigo) vale super a pena, mesmo com diversas DLCs com valores variados.

 

Bom… agora veja nossa gameplay abaixo e não se esqueça de se inscrever em nosso canal no Youtube!

 

 

 

Synth Riders - PSVR2
Nota Final
9.3/10
9.3/10
  • Gráficos - 10/10
    10/10
  • Jogabilidade - 8.5/10
    8.5/10
  • História e Diversão - 9/10
    9/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 9.5/10
    9.5/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Synth Riders tem uma das melhores trilha sonora dos jogos rítmicos e une música boa, dança e diversão por horas!

 

 

Compartilhe nas Redes Sociais:

Picture of Rogério Princiotti

Rogério Princiotti

Blogueiro, criador de sites como Omoristas, Burca Day, Guarulhos em Rede, Guarutrolls e Mundo Cosplayer. Trabalha na internet administrando e criando conteúdo para sites e comunidades há mais de 10 anos.