Conheça Pulsares, neoficção científica tropicalista de Nelson Job

O escritor Nelson Job (psicólogo e pesquisador transdisciplinar, doutor em História das Ciências pela UFRJ), conhecido pelas suas obras transaberes Confluências entre magia, filosofia, ciência e arte: a Ontologia Onírica e Vórtex: modulações na Unidade Dinâmica, lança seu mais novo livro, Pulsares na Livraria Na Nuvem, em São Paulo, no dia 04 de outubro. Às 15h00 acontece um bate-papo com Nickolas De Angelo, coordenador da Revista Futuro Pretérito da Universidade de São Paulo (USP). Em seguida, às 15h30, tem início a sessão de autógrafos.

 

 

Pulsares é uma jornada sensorial, que transcende os limites da ficção científica tradicional e adentra no universo tupiniquim. À medida em que o caos se instala e o despertar coletivo se intensifica, resta uma pergunta central: até onde a humanidade está disposta a ir para reconectar-se com seu verdadeiro (e novo) âmago? Em um mundo onde tudo está em mutação (inclusive as leis que regem a existência), a batalha contra os Darkstone é, acima de tudo, uma batalha pela liberdade de sentir, criar e existir.

 

Gravidade, inércia, magnetismo, conservação de energia…

 

Agora imagine se todas essas leis fundamentais da física começassem, de repente, a mudar. Pulsos misteriosos vindos do cosmos alteram a estrutura do universo e, com ela, o corpo e a mente de todos os seres vivos na Terra. Essa é a premissa instigante de Pulsares, obra de ficção científica escrita por Nelson Job, que faz parte do chamado “Druamverso”, ao lado das obras previamente lançadas Druam e Cânticos andróginos. Vale ressaltar que os livros podem ser lidos de forma independente.

 

O protagonista, Aion, percebe desde cedo que algo está diferente. Com o passar dos anos, desenvolve apenas com sua força parapsíquica habilidades extraordinárias: telepatia, materialização astral e a manipulação da chamada bioluz, uma energia que lhe permite se alimentar de luz, manter-se jovem e acelerar a cura do próprio corpo.

 

À medida em que as pulsações cósmicas se intensificam e se tornam mais frequentes, outras pessoas também começam a despertar para essas capacidades, em todo o mundo. O universo, por sua vez, entra em colapso: o tecido do espaço-tempo se distorce, pensamentos se materializam, loops temporais surgem. Em Pulsares, os personagens divagam entre diferentes hipóteses e provocam reflexões profundas sobre a natureza da realidade.

 

Aion, no entanto, não está sozinho. Com sua sensibilidade aguçada, ele consegue identificar e reunir outros intenseres (pessoas que também despertaram habilidades parapsíquicas), com quem forma uma espécie de aliança. Entre eles estão Mixa, uma travesti cantora de tecnobrega com uma força mental impressionante; Kyra, uma jovem de 15 anos com grande potencial; Yohan, professor da Unicamp; e ainda muitos outros, como o artista Zach, Ling, Samia e Martin. Até mesmo um fungo, chamado Mil, ganha consciência graças às pulsações e passa a colaborar na canalização de energia e conhecimento. Juntos, esse grupo improvável desbrava as novas camadas do cosmos diretamente do Brasil, China, Europa, Canadá e Estados Unidos.

 

Entretanto, em Pulsares, é o Brasil pulsante que brilha. Com suas novas habilidades, os intenseres mergulham no universo artístico, materializando pensamentos que se transformam em verdadeiros espetáculos visuais, como carros alegóricos monumentais na Sapucaí, inspirados nas obras da pintora e escultora Lygia Clark, dançando ao som do samba em homenagem ao genial artista plástico Hélio Oiticica, em um carnaval onde o passado e o futuro se entrelaçam. Entre esses encontros improváveis, Mixa, a cantora intenser de tecnobrega, regrava músicas do Fausto Fawcett e canta ao lado de Zeca Pagodinho.

 

Mas nem tudo são flores. Como Aion, existem outras pessoas que desenvolveram suas habilidades ao longo do tempo, antes mesmo das novas pulsações e que desejam controlá-las e utilizá-las para seu bel prazer: os Darkstone. Compostos por intenseres enigmáticos e ameaçadores que desejam reprimir e apagar as pulsões criativas de outrém, eles representam os bloqueios sociais, psíquicos e culturais que tentam silenciar aquilo que pulsa em cada ser.

 

A presença dos Darkstone provoca medo, mas também desperta resistência e união entre os novos intenseres. A luta contra eles não é apenas física — ela é também emocional e parapsíquica, exigindo dos personagens coragem, sensibilidade e conexão profunda com suas próprias intensidades e pulsações.

 

Prepare-se para mergulhar em um universo onde a realidade é materializada pela consciência e cada pulsar pode ser o início de uma nova era.

 

Serviço

 

Lançamento Pulsares, de Nelson Job

 

Onde: Livraria Na Nuvem – R. Treze de Maio, 744 – Bela Vista, São Paulo – SP

Quando: 04 de outubro de 2025

Horário: 15h

 

Serviço

 

Livro: Pulsares

 

240 páginas

Preço: R$ 64,90

Mondru Editora

www.mondru.com

Compartilhe nas Redes Sociais:

Picture of Rogério Princiotti

Rogério Princiotti

Blogueiro, criador de sites como Omoristas, Burca Day, Guarulhos em Rede, Guarutrolls e Mundo Cosplayer. Trabalha na internet administrando e criando conteúdo para sites e comunidades há mais de 10 anos.