A Bandai Namco lançou no dia 10 de setembro seu novo jogo inspirado na franquia Dragon Ball. Dragon Ball Gekishin Squadra chegou para iOS, Android, PC, PlayStation 5 e PlayStation 4 com mecânicas de MMO, misturando personagens do anime em um jogo multiplayer onde o objetivo é conquistar a Esfera do Dragão do time adversário. Será que vai dar certo isso? Baixamos o jogo gratuito em nosso PS5 e apesar de divertido, achamos um pouco estranho ele… Confira abaixo nossas primeiras impressões do jogo e uma gameplay!
Em Dragon Ball Gekishin Squadra, os jogadores se dividem entre dois times diferentes, cada um formado por quatro guerreiros. O objetivo é destruir as torres protegidas pelos adversários e, quando eles estiverem suficientemente fracos, seu time deve capturar a Esfera do Dragão que está sob domínio inimigo.
Apesar do estranhamento inicial, resolvi baixar o jogo aqui no meu PlayStation 5, afinal, sou um grande fã de Dragon Ball e de tudo que o mestre Akira Toriyama criou. No começo, o jogo entende o quão diferente é, e através de um pequeno tutorial, ensina o jogador como funcionam as mecânicas, objetivos e jogabilidade, o que facilita bem o nosso entendimento, afinal, normalmente fãs de Dragon Ball não são tão acostumados com jogos multiplayer deste estilo. Por outro lado, a equipe de desenvolvedores mostra claramente que o fã habitual da franquia não é o seu público-alvo, e sim os jovens que curtem jogos como League of Legends ou até mesmo Pokémon Unite.
No game, entramos em lobbies online, onde (caso não tenhamos equipes formadas previamente) buscamos outros jogadores para formar equipes de até quatro pessoas. Após isto, escolhemos a nossa função dentro da partida (Dano, Tanque, etc…) tal qual um MOBA ou MMO qualquer. Depois, devemos escolher nosso personagem e partir para a batalha. O objetivo da partida é avançar no campo de batalha, eliminando nossos inimigos para chegar até o Deus da Destruição do oponente, destruí-lo e depois quebrar a torre adversária e roubar a Esfera do Dragão deles, como em jogos no estilo “tower defense”.
Dragon Ball Gekishin Squadra se assemelha muito com Pokémon Unite em sua gameplay, porém traz características únicas com base nos ataques já conhecidos dos personagens. O jogo tem animações bem legais, porém, como as partidas são rápidas e muito dinâmicas, fica quase impossível jogar e curti-las.
Outra característica forte do jogo é claramente ser uma espécie de “live service”, ou seja, aqueles jogos infinitos onde o objetivo é subir no ranking mundial e ser o melhor, participar de campeonatos, comprar skins, etc… De cara Dragon Ball Gekishin Squadra apresenta uma infinidade de cosméticos para comprarmos, deixando claro o seu objetivo maior.
Apesar de não ser um jogo ruim, acredito que deve atingir um público muito específico, e este não deve ser o da grande maioria dos fãs de Dragon Ball. Por outro lado, pode agradar os gamers mais novos e até mesmo aqueles que não conhecem muito a franquia, o que pode trazer mais fãs para o anime/mangá. Também o fato de ser gratuito e ter disponibilidade até em mobile, pode atingir mais gente. Não é o meu jogo favorito e acredito que não jogarei por muito tempo, porém, acredito que por ser gratuito e fácil de jogar, vale a pena testar… vai que você curte e continua né? De todo modo, confira também abaixo a nossa gameplay dele no PS5: