Knights of Frontier Valley, o desafiador e profundamente imersivo roguelike RPG, não é apenas uma carta de amor à era de ouro dos jogos de RPG: é também uma façanha de desenvolvimento solo. Em um novo blog de desenvolvimento, o criador Martin Menzel revela como passou anos construindo seu próprio motor personalizado para dar vida ao Valley — incluindo trabalhos de baixo nível como gerenciamento de memória e renderização, mas também recursos como pathfinding, tempo de jogo adaptativo, modelagem climática e muito mais.
Não é o típico post de bastidores. Explicando em grande detalhe como os personagens agem e se deslocam em um mundo em constante mudança — esteja você observando ou não — este devlog abre o véu e compartilha a jornada do desenvolvedor para criar o motor personalizado de uma maneira que não exige conhecimentos técnicos para ser compreendida.
Se você já se perguntou como um RPG consegue simular centenas de vidas independentes ao mesmo tempo — ou se simplesmente gosta de ver um desenvolvedor apaixonado entrar no “modo mago” — este é para você.
“Existem maneiras mais fáceis de fazer um jogo”, diz Martin, “mas eu queria controle total do código para construir minha visão do zero, sem atalhos”.
Sobre Knights of Frontier Valley
Knights of Frontier Valley é um RPG por turnos com geração procedural que coloca os jogadores na pele de um aventureiro em um mundo ricamente simulado. De clima sazonal e políticas de facções em constante mudança até fome, doenças e mecânicas de sobrevivência, combina a nostalgia dos CRPG clássicos com sistemas dinâmicos e decisões difíceis. Construído sobre um motor totalmente personalizado, criado por um único desenvolvedor ao longo de anos, cada elemento tem um objetivo: uma imersão que parece viva.
Principais recursos
- Mundo gerado proceduralmente: novos mapas, itens e histórias a cada partida;
- Combate tático por turnos sem grid, ou resolução automática instantânea;
- Profundos sistemas de sobrevivência (fome, exaustão, frio, ferimentos e mais);
- Arte desenhada à mão — sem uso de IA generativa —;
- Centenas de NPCs persistentes com comportamentos e rotinas próprias;
- Estações realistas, ciclos de dia/noite e clima dinâmico;
- Construído sobre um motor totalmente personalizado projetado por um único desenvolvedor.
Uma colaboração histórica para fãs de RPG
Com a participação do lendário Rob Kuntz, que traz sua experiência em design para Knights of Frontier Valley, este projeto conta com um dos primeiros arquitetos do RPG de mesa — seu trabalho em Dungeons & Dragons ajudou a definir o gênero. Sua contribuição criativa torna este lançamento imperdível para fãs de sistemas RPG profundos e clássicos.
Uma verdadeira joia indie, apoiada pela MicroProse e enriquecida por uma lenda
Criado por Martin Menzel, um desenvolvedor solo apaixonado usando um motor feito sob medida, Knights of Frontier Valley homenageia o espírito dos RPGs clássicos enquanto abre seu próprio caminho para o futuro.
Com o apoio da MicroProse e a orientação criativa de Rob Kuntz, isto é mais do que um jogo: é uma carta de amor a toda a história dos jogos de RPG, da mesa ao mundo digital.