Em 28 de novembro, a Aya Games lançou o jogo Ayasa: Shadows of Silence para PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series X|S e PC via Steam. Ayasa é um jogo de plataforma sombrio e misterioso onde luz e sombra são a chave para a sobrevivência. Viaje por seis terras assombradas, resolva quebra-cabeças desafiadores e restaure o equilíbrio de um mundo à beira do colapso.
Graças a Assessoria de Imprensa da Aya Games podemos jogar Ayasa: Shadows of Silence na versão para PC. Esta gameplay pode ser vista ao final deste artigo.
Entre no mundo misterioso de Ayasa, um conto sombrio que mistura missões, horror e quebra-cabeças em uma jornada assombrosa. Sem uma única palavra falada, a história é contada através da pantomima, do imaginário surreal, e de uma trilha sonora composta por Komitas.
Você navegará por seis terras simbólicas Faith, Hope, Love, Greed, Indiference, e Betrayal cada um corrompido pela escuridão. Cada escolha que você faz, cada ato de compaixão ou indiferença, pode levar a um final inesperado. Você vai restaurar o equilíbrio ou se tornar a própria força que você procurou derrotar?
Ayasa aposta numa estética 2.5D com cenários tridimensionais e câmera lateral, trabalhando luz e sombra como elementos centrais da identidade visual. Os ambientes variam de áreas mais fantasiosas a locais sombrios, usando luz e sombra para criar uma atmosfera forte em várias cenas. A modelagem dos personagens é estilizada, com designs que lembram traços de contos sombrios infantis, o que funciona bem para o tom do jogo, porém, também há trechos com arte menos refinada.
O jogo usa trilha sonora atmosférica e efeitos sonoros que reforçam a sensação de isolamento e perigo, músicas emocionais e sons ambientais ajudam a contar a história mesmo sem diálogos (a história é majoritariamente contada por ações e imagens).
A narrativa é minimalista e simbólica: o jogador acompanha Ayasa em uma viagem por terras corrompidas, com escolhas morais que influenciam o destino do mundo, tudo contado sem diálogos convencionais, apenas por gestos e imagens. Para quem curte experiências de interpretação e simbolismo, o jogo entrega momentos fortes, já para quem busca ação direta ou enredos explicados literalmente, pode se frustrar. A curva de diversão alterna entre exploração e tensão em puzzles e sobrevivência.
Ayasa mistura plataforma, stealth em determinados momentos, e resolução de quebra-cabeças que dependem de manipular luz e sombra. Existem habilidades especiais da protagonista que permitem interagir com elementos do ambiente (portais, barreiras de luz, etc..).
Pontos Positivos
- Identidade artística forte: combina direção de arte, iluminação e som para criar atmosfera imersiva;
- Mecânica temática (luz/sombra) bem integrada ao level design e aos puzzles;
- Narrativa visual e emocional que agrada jogadores que curtem interpretação simbólica em vez de exposição textual.
Pontos Negativos
- O jogo apresenta vários problemas técnicos (bugs, falta de polimento e refino, comandos errados no tutorial, má otimização) que prejudicam a experiência;
- Os controles são inconsistentes em algumas partes, o que prejudica as áreas de plataforma mais difíceis;
- Não é possível alterar a qualidade gráfica, afetando negativamente quem tiver um PC mais modesto;
- Problemas com checkpoint e save game.
Considerações finais
Ayasa: Shadows of Silence entrega uma proposta artística e temática atraente. É um título que claramente busca ser uma “experiência atmosférica e simbólica” antes de ser “um jogo de ação puro”. Se você valoriza ambientação, narrativa sem diálogos e puzzles, Ayasa tem muitos méritos. Porém, é preciso pesar os pontos negativos acima citados, esses fatores podem tornar a experiência frustrante.
Quer saber mais sobre o jogo, assista a gameplay feita pelo Rivotrio Games!
Ayasa: Shadows of Silence - PC
Nota Final
-
Gráficos - 7/10
7/10
-
Jogabilidade - 4/10
4/10
-
História e Diversão - 7/10
7/10
-
Áudio e Trilha Sonora - 8/10
8/10
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ayasa: Shadows of Silence entrega uma proposta artística e temática atraente.


























