Ruídos é um filme de terror e suspense psicológico sul-coreano lançado em 2025, dirigido por Kim Soo-jin, que faz sua estreia no cinema após trabalhos televisivos. O longa rapidamente se destacou no cenário internacional por sua abordagem inovadora do terror, especialmente pelo uso do som como elemento narrativo central. Depois de muito sucesso na Coreia do Sul o filme ganhou distribuição internacional, incluindo o Brasil. Ruídos chega aos cinemas brasileiros no dia 09 de outubro.
Gostaríamos de agradecer à Assessoria de Imprensa da A2 Filmes que nos convidou para a Cabine de Imprensa do filme.
História
A trama principal de Ruídos gira em torno de Ju-young, uma jovem com deficiência auditiva, que se muda para um novo apartamento com sua irmã, Ju-hee. A vida das irmãs toma um rumo aterrorizante quando Ju-hee desaparece misteriosamente de dentro do próprio apartamento sem deixar rastros. Decidida a encontrar sua irmã, Ju-young inicia uma busca que a leva a questionar a segurança do local e a sanidade de seus vizinhos.
No decorrer de sua investigação, ela começa a perceber a presença de ruídos estranhos e perturbadores que parecem ecoar pelo apartamento, juntamente com a sensação de uma presença maligna ao seu redor.
O filme utiliza a ambientação em um apartamento e um complexo residencial de forma muito eficaz. A limitação de espaço e a sensação de falta de privacidade típica desses grandes condomínios elevam o clima de suspense psicológico e opressão, tornando o lar, que deveria ser um refúgio, em uma prisão claustrofóbica.
O fato Ju-Young ser uma pessoa com deficiência auditiva que consegue ouvir alguns sons e ruídos estranhos, com a ajuda de um aparelho auditivo, mesmo de forma distorcida, adiciona mais uma camada de suspensa ao filme.
Por falar em som, esse é um dos principais recursos do filme para gerar tensão e suspensa, invertendo a expectativa do terror tradicional. O que se ouve, ou não se ouve é tão importante quanto o que se vê. O uso de ruídos estranhos, ensurdecedores ou inexplicáveis que surgem no silêncio da noite é a principal ferramenta para aumentar a inquietação e o suspense da trama.
Mas além do terror sobrenatural, Ruídos também trabalha com o terror humano e explora temas como, luto, egoísmo, inveja e os limites de até onde as pessoas podem chegar para ter privacidade.
Considerações finais
Explorando temas como deficiência auditiva, falta de privacidade e terror psicológico, Ruídos não é uma obra terror convencional, mas oferece uma experiência única e perturbadora.
Se aliando com um design de som muito eficaz e elementos de terror japonês, fazem o filme ser um marco no terror psicológico asiático.
O filme Ruídos chega aos cinemas brasileiros no dia 9 de outubro. Confira o trailer abaixo:
Ruídos - A partir de 9 de outubro nos cinemas
Nota Final
-
Ideia e Roteiro - 8/10
8/10
-
Fotografia, Figurino e Efeitos Visuais - 7/10
7/10
-
Áudio e Trilha Sonora - 10/10
10/10
-
Adaptação e Atuação - 7/10
7/10
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ruídos pode ser um marco no terror psicológico asiático!