Preview: Kristala é um ARPG felino em mundo sombrio em acesso antecipado

Já disponível em acesso antecipado via Steam o jogo Kristala, é um ARPG de fantasia sombria desenvolvido e publicado pela Astral Clocktower Studios. A proposta do jogo é que o jogador encarna um guerreiro felino e embarca numa jornada para desvendar a origem de uma maldição que transformou criaturas em monstros e dominar os poderes dos seis Kristals sagrados. O jogo mistura combate ágil, mecânicas exploratórias e parkour, com forte ênfase em progressão de personagem, customização e ambientação imersiva. Enquanto está em acesso antecipado, Kristala já disponibiliza os primeiros capítulos, recebendo atualizações e feedback da comunidade para evoluir rumo à versão final. Esta prévia vai esmiuçar o que Kristala já entrega, seus pontos promissores e os desafios que aguardam enquanto ele ainda está em desenvolvimento.

 

 

Graças a Assessoria de Imprensa da Astral Clocktower Studios podemos jogar Kristala para PC. Esta gameplay pode ser vista ao final deste artigo.

 

O combate de Kristala busca ser técnico e recompensador: o jogador pode bloquear, esquivar, desviar e contra-atacar ataques inimigos. Há combinação entre golpes leves, pesados, habilidades de armas e uso de magias (você pode equipar até 16 feitiços simultaneamente). Um detalhe interessante: o mana regenera parte via combate corpo a corpo, isso estimula um estilo agressivo e encoraja interação constante.

 

 

A mobilidade é outro ponto de destaque: parkour, escalada, corrida nas paredes e manobras verticais permitem que o jogador explore o cenário de formas diversas. Isso é importante porque certas áreas só se revelam quando você adquire novas habilidades de mobilidade. Outra camada é a personalização do personagem. Na versão de acesso antecipado já há opções de criação de personagem (padrões de pelagem, comprimentos de pelo), escolha de clã (determinando tipo de magia) e classes iniciais que definem atributos e equipamentos de partida. Você também encontrará “Fontes Mágicas”, que são pontos de controle onde pode gastar experiência (Kris) em melhorias, desbloquear feitiços via pérolas de Kris e viajar rapidamente entre locais descobertos. Em combate, você terá que lidar não só com inimigos comuns, mas com mutações e criaturas transformadas, exigindo estratégia e adaptação.

 

 

O mundo de Kristala se chama Ailur, onde a queda de um Kristal cósmico gerou seis fragmentos mágicos, cada um associado a um tipo distinto de magia e originou os clãs felinos que hoje habitam o mundo. O protagonista, dotado da capacidade de “Kristala”, deve viajar entre os clãs, derrotar guardiões e desvendar a causa da maldição que corrompe as criaturas selvagens. Na versão de acesso antecipado, já estão disponíveis os capítulos iniciais, que exploram os territórios dos clãs Nisarga e Myrtuna, florestas densas, ruínas, cavernas e paisagens mágicas ruins para os corajosos. Certas rotas de exploração são bloqueadas inicialmente, mas podem ser desbloqueadas com habilidades posteriores, promovendo revisitas (metroidvania leve).

 

A narrativa é contada por meio de interações com NPCs, registros (Kristal Memory), e diálogos, além de contos que se revelam conforme você avança. Há um sentido de mitologia palpável, cada trecho de lore parece preparado para expandir conforme o jogo recebe mais capítulos. Como é um jogo em desenvolvimento, há certa expectativa de que o conteúdo ainda se expanda bastante: mais clãs, habilidades, armas, inimigos, tramas paralelas e modos finais deverão compor a versão completa.

 

  • Combate satisfatório e responsivo: mesmo em estado inicial, o sistema de luta impressiona pela fluidez e possibilidades táticas. Apesar de haver uns bugs de carregamento e um pouco de demora para carregar o jogo ao jogar a primeira vez;
  • Exploração com mobilidade criativa: a presença de parkour e progressão vertical abre possibilidades interessantes para descoberta e revisita. Identidade visual e tom: a ambientação sombria, o mundo felino e a mitologia dos Kristals conferem charme e personalidade ao jogo. Modelo de desenvolvimento transparente: o uso de acesso antecipado em episódios permite ajustes graduais e envolve a comunidade no processo.

 

 

Como todo jogo em acesso antecipado, pode haver falhas como citei anteriormente, colisões estranhas, inimigos presos, travamentos em momentos críticos. O escopo ambicioso, ampliar para seis clãs, muitos modos, habilidades, armas e narrativas pode azedar se o balanceamento não for bem gerido. O jogo haverá muitas repetições, manter a motivação entre capítulos será crucial, se as primeiras áreas forem muito repetitivas, jogadores podem desistir antes de ver o “núcleo” do jogo.

 

A evolução do jogo dependerá bastante do feedback dos jogadores, se a base ativa for pequena, pode limitar ajustes profundos.

 

 

Kristala, mesmo em seu estágio inicial, mostra-se um projeto promissor e ambicioso, um ARPG que combina combate exigente, exploração vertical e uma estética única. Ele ainda tem muito a crescer, mas já entrega um vislumbre convincente do que pode se tornar. Para quem curte jogos de ação com alma e está disposto a participar do processo de evolução, vale a pena experimentar agora e acompanhar cada capítulo. Mas quem quiser conhecer um pouco o jogo sem precisar comprar, ele tem a demo disponível gratuitamente para baixar.

 

Confira a gameplay realizada pelo canal Com Noção de Kristala abaixo:

 

 

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Leo Lopes

Sou formado em jornalismo e fotógrafo na horas vagas. Criador de conteúdo no canal Com Noção no YouTube e parceiro oficial do jogo PUBG Lite. Um amante incondicional de retrogames, principalmente do saudoso Mega Drive.