Ghost of Yōtei supera seu antecessor trazendo novidades super interessantes

A Assessoria de Imprensa da PlayStation Brasil nos enviou uma chave para que possamos ter acesso ao jogo Ghost of Yōtei para PlayStation 5. Obrigado pela confiança no Nerdlicious! Ghost of Yōtei chegou exclusivamente para PlayStation 5 no dia 2 de outubro.

 

 

Ao final deste artigo você poderá ver a nossa gameplay do jogo e uma visão geral dele no PS5. Não deixe de conferir!

 

História

 

Há dezesseis anos, uma gangue de foras da lei conhecida como os Seis de Yōtei tomou tudo de Atsu. Eles assassinaram sua família e a deixaram para morrer, pregada a um ginkgo em chamas perto de sua casa. Mas Atsu sobreviveu e aprendeu a lutar, a matar e a caçar. Após anos longe, retornou à sua terra natal com uma lista de seis nomes: A Cobra, O Oni, A Raposa, A Aranha, O Dragão e Lorde Saito. Um por um, ela os caça para vingar sua família, empunhando a mesma katana usada para prendê-la àquela árvore em chamas anos atrás. Embora a história de Atsu comece com vingança, ela descobrirá que sua jornada reserva mais do que apenas retribuição. Ao longo de sua jornada, Atsu encontrará aliados inesperados e forjará conexões que lhe darão um novo propósito.

 

 

Gráficos

 

Um dos pontos altos de Ghost of Yōtei são os gráficos que apesar de lembrar muito o de seu antecessor, Ghost of Tsushima, se você observar bem há várias melhorias nos detalhes de texturas, cenários, ambientação e principalmente na construção dos personagens, inclusive os NPC`s, que estão muito melhor visualmente.

 

 

Além disso, Ghost of Yōtei traz em seu lançamento uma boa diversidade de modos gráficos no PS5 base:

 

  • Qualidade: Foca na resolução máxima (geralmente em torno de 2160p) com uma taxa de 30 FPS;
  • Desempenho: Prioriza a taxa de quadros, buscando 60 FPS com uma resolução inferior (aproximadamente 1080p a 1440p);
  • Ray Tracing: Aprimora a iluminação global em 30 FPS. O PS5 base geralmente oferece o modo a ~1440p.

 

Caso esteja jogando no PS5 Pro, os modos gráficos são:

 

  • Qualidade: Mantém a resolução próxima a 4K nativo (~3840×2160) a 30 FPS, sem ray tracing;
  • Desempenho: Busca 60 FPS, com uma resolução de aproximadamente 1440p;
  • Ray Tracing: Oferece iluminação aprimorada com ray tracing a 30 FPS, com resolução em torno de 1728p;
  • Ray Tracing Pro: Modo exclusivo do PS5 Pro que combina ray tracing com 60 FPS, usando tecnologia de upscale como a PSSR para alcançar resoluções mais baixas (~1080p).

 

 

Outra adição super legal são os filtros visuais que só foram lançados em Ghost of Tsushima na versão de Diretor, mas que em Ghost of Yōtei chegam já em seu lançamento, tais como o Modo Kurosawa, inspirado nos filmes clássicos de samurai do diretor japonês Akira Kurosawa, este modo transforma o jogo em um verdadeiro filme em preto e branco, trazendo uma outra forma de olhar a gameplay.

 

Também em seu lançamento, o jogo tem um belíssimo Modo Foto, com vários filtros legais que deixam suas fotos de gameplay muito avançadas.

 

Trilha Sonora

 

A trilha sonora foi pensada para nos levar até o ano de 1600 no Japão, mais especificamente em Ezo (a atual Hokkaido). A trilha sonora original de Ghost of Yōtei, composta por Toma Otowa é uma odisseia sinfônica que narra a profundidade do que Atsu perdeu e sua jornada para se tornar quem ela escolheu ser.

 

 

Jogabilidade

 

Novamente temos que comprar Ghost of Yōtei com Ghost of Tsushima. Enquanto Tsushima em seu lançamento trouxe vários problemas de jogabilidade, Yōtei não tem problemas com relação a isto.

 

 

Tudo aquilo que já vimos no antecessor, veremos aqui nesta nova jornada, porém, com adições de armas, e movimentos que só Atsu poderá realizar. Além disso, este novo game adiciona puzzles à gameplay, algo que não tínhamos antes. Claro que os quebra-cabeças não são tão difíceis assim, porém, adicionam uma camada diferente à gameplay.

 

Outra coisa que gostei foi a progressão do jogo, que faz com que a gameplay seja muito mais satisfatória do que no jogo anterior. Tudo acontece com um ótimo ritmo, os upgrades de Atsu vem na hora certa, e as missões secundárias trazem boas recompensas, fazendo-me sempre parar no meio do caminho de um objetivo principal para realizar uma ajuda à um NPC, e de bom grado.

 

Está em português?

 

Ghost of Yōtei é mais um daqueles jogos exclusivos da PlayStation que trazem uma ótima dublagem! O jogo está muito bem dublado, além de legendas e menus totalmente em português do Brasil.

 

 

Há bugs?

 

Apesar de pequenos, alguns bugs visuais acontecem, tais como problemas de “colisão” do tipo personagens e/ou objetos que se “infiltram” uns nos outros. É comum vermos o cavalo entrando com parte do corpo na montanha, ou alguma arma de inimigo morto balançando sobre seu corpo.

 

 

São problemas pequenos, que não influenciam em nada na gameplay, mas que de algum modo tiram nossa atenção da história e trazem algumas risadas também.

 

É bom ou ruim?

 

Ghost of Yōtei é um dos melhores jogos de 2025, fazendo com que um mote simples e batido como o da “vingança” algo muito gostoso e satisfatório de assistir e jogar.

 

A história é fantástica com vários “plot twist”,  e uma gameplay das mais agradáveis dos últimos anos.

 

 

Apesar das críticas quanto ao preço final do jogo, especialmente na PS Store, o jogo pode ser comprado de forma mais barata em sites como o da Amazon, fazendo valer mais a pena ainda adquirir ele.

 

Bom… agora veja nossa gameplay abaixo e não se esqueça de se inscrever em nosso canal no Youtube!

 

 

Ghost of Yōtei - PlayStation 5
Nota Final
9.6/10
9.6/10
  • Gráficos - 9/10
    9/10
  • Jogabilidade - 9.5/10
    9.5/10
  • História e Diversão - 10/10
    10/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 10/10
    10/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ghost of Yōtei tem uma história fantástica com uma das gameplays mais divertidas do ano!

Compartilhe nas Redes Sociais:

Picture of Rogério Princiotti

Rogério Princiotti

Blogueiro, criador de sites como Omoristas, Burca Day, Guarulhos em Rede, Guarutrolls e Mundo Cosplayer. Trabalha na internet administrando e criando conteúdo para sites e comunidades há mais de 10 anos.