Dreams of Another traz a reflexão da filosofia por meio da gamificação

A Assessoria de Imprensa da Q-Games nos enviou uma chave para que possamos ter acesso ao jogo Dreams of Another para PlayStation 5. Obrigado pela confiança no Nerdlicious! Dreams of Another será lançado no dia 9 de outubro para PC via Steam, PlayStation 5 e PSVR2.

 

 

Ao final deste artigo você poderá ver a nossa gameplay do jogo e uma visão geral dele no PS5. Não deixe de conferir!

 

História

 

O jogo é construído em torno do tema filosófico de “Não há criação sem destruição”. Em vez de destruir objetos atirando, como nos jogos de tiro tradicionais, aqui, seus tiros se materializam e criam o mundo. Esta mecânica não convencional oferece uma experiência de jogo que desafia as normas do gênero e convida os jogadores a uma dimensão totalmente nova.

 

 

Gráficos e Trilha Sonora

 

Como o mundo de Dreams of Another se passa no sonho do personagem principal, a estética escolhida foi a de nuvem de pontos vívidos, uma espécie de pixel art moderna, que traz traços abstratos, dando a sensação de estarmos “nas nuvens” ou realmente sonhando com aquilo. Sabe quando estamos em um sonho onde não conseguimos identificar nada direito? Rostos, objetos, cenários… tudo fica meio “nublado”? É exatamente esta sensação que o jogo traz à você.

 

 

Aqui o principal não é ter gráficos realistas, artísticos ou com expressões modernas, pelo contrário, tudo se forma com o intuito de prestarmos atenção no tema central, nos diálogos e nas discussões filosóficas propostas.

 

A trilha sonora foi produzida por Baiyon, o próprio diretor do jogo. Tudo é bem intimista, e traz aquela sensação de paz, mesmo com os sons frequentes de nossos tiros.

 

Gameplay é o que menos interessa

 

O jogo traz ao jogador um personagem com uma controvérsia. Ele, um combatente numa guerra e que não consegue atirar com sua arma, por medo. Após uma breve explicação (não vou dar spoilers), ele se vê num mundo onde deve utilizar sua arma e até granadas para fazer revelar o ambiente em sua volta. Ao atirar, ele retira uma espécie de nuvem (ou como eu chamo: espumas) da frente, revelando os cenários, objetos, animais e pessoas.

 

 

O objetivo do jogo é entender o que se passa na mente do personagem, que traz questionamentos humanos bem modernos, tais como família, transtornos diversos, política, trabalho, guerras e muitos outros assuntos que nos permeiam. Para isto, ele deve explorar o mais fundo dos seus sonhos, conversando e entendendo tudo que encontra no caminho. É quase como uma “auto-terapia”.

 

Há algumas partes do jogo que são espécies de puzzles, mas bem simples. Mas como eu disse anteriormente, a gameplay é o que menos importante em Dreams of Another.

 

Mas por que devo jogar Dreams of Another?

 

Você não deve jogar Dreams of Another! A realidade é essa!

 

Este não é um game comum, com objetivo claro, com mecânicas de gameplay complicadas ou desafiadoras. Se você quer um jogo assim… esquece!

 

 

Dreams of Another é uma experiência lúdica, focada no ensino da filosofia por meio da gamificação. O intuito aqui não é a de divertir, mas a de fazer pensar nos vários questionamentos filosóficos do personagem e trazer à si mesmo eles. Em vários momentos me fiz as mesmas perguntas do “Homem de Pijama” e inclusive discuti alguns assuntos com minha esposa… e foi ótimo!

 

Este é um jogo talvez mais adulto, que te fará refletir sobre seu dia a dia, sobre suas escolhas de vida e sobre seus planos futuros.

 

Há bugs?

 

Como comecei a jogar quase um mês antes do lançamento, o jogo apresentou alguns bugs, que prontamente foram corrigidos pelos desenvolvedores. Em seu lançamento acredito que não veremos mais, portanto, não é algo de relevante por aqui.

 

É bom ou ruim?

 

Dreams of Another não é um jogo para qualquer pessoa, e talvez seja de apenas um nicho específico. Ele é realmente uma experiência filosófica interativa que te ajuda a refletir sobre sua vida, portanto, não são todas as pessoas dispostas à isto.

 

 

A gameplay dele não é tão boa, mas realmente não é o intuito dele. De qualquer modo, talvez no PSVR2 do PS5 seja um pouco mais interessante, pela imersão que trará ao jogo, mas com o controle na mão, não é um ponto forte.

 

Recomendo a compra deste jogo para pessoas que curtem filosofia, literatura e que desejam jogar algo mais leve, sem preocupação de “zerar” rapidamente, apenas a de alguns minutos por dia de reflexão enquanto “dão alguns tiros” em um sonho estranho.

 

Bom… agora veja nossa gameplay abaixo e não se esqueça de se inscrever em nosso canal no Youtube!

 

 

 

 

 

Dreams of Another - PlayStation 5
Nota Final
6.6/10
6.6/10
  • Gráficos - 6/10
    6/10
  • Jogabilidade - 7/10
    7/10
  • História e Diversão - 6.5/10
    6.5/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 7/10
    7/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Dreams of Another é uma experiência lúdica que traz a filosofia de forma gamificada.

Compartilhe nas Redes Sociais:

Picture of Rogério Princiotti

Rogério Princiotti

Blogueiro, criador de sites como Omoristas, Burca Day, Guarulhos em Rede, Guarutrolls e Mundo Cosplayer. Trabalha na internet administrando e criando conteúdo para sites e comunidades há mais de 10 anos.