No dia 7 de agosto chega em acesso antecipado o ambicioso Wild West Supermarket Simulator, desenvolvido e distribuído pela SunDust. O jogo nos coloca como o dono de uma loja no Velho Oeste, ambientado por volta de 1850, onde o sonho estadunidense se mistura com sucata e pó de cidade fantasma. Apesar do cenário histórico, o nome “supermarket” resume bem seu propósito: simulação comercial com economia dinâmica, gestão de inventário e personalização de espaço. O jogo está disponível na Steam para PC.
Graças a Assessoria de Imprensa da Toplitz Productions podemos jogar Wild West Supermarket Simulator para PC. Esta gameplay pode ser vista ao final deste artigo.
O gênero é uma fusão de simulação com estratégia leve. Enquadra-se no subgênero de simulação de gerenciamento de lojas, mas com um toque temático retro, misturando elementos de life sim e tycoon, com mini games e evolução de cidade.
Ao iniciar, você herda uma loja decadente com poucas prateleiras, cliques iniciais, dinheiro limitado e a árdua missão de reanimar a economia local. A jornada se dá ciclo diário, terá que abrir às 9hs a loja e lidar com clientes, repor estoque, contratar ajudantes e fechar às 20hs. Eventos dinâmicos e demandas sazonais afetam preços e entrada de fregueses.
A jogabilidade tem profundidade moderada, pois é preciso equilibrar estoque, margem de lucro e satisfação. O sistema de baratear os preços com fornecedores e traders itinerantes exige estratégias em tempo real. Os minis games como lançamento de machado e estande de tiro, desbloqueiam licenças e itens de expansão, adicionando variedade e recompensa interativa. Contratar funcionários automatiza tarefas como empilhar prateleiras ou operar o caixa, liberando o jogador para decisões estratégicas. O progresso do nível da loja, destrava novas opções de expansão de piso, decoração e inventário.
A Wild West Supermarket Simulator adota um estilo gráfico 3D realista com toque cartunizado, ideal para rodar em computadores com hardwares de entrada, texturas bem definidas, boa ambientação, câmeras fixas e flexíveis, iluminação variada entre manhã, tarde e noite. A cidade, inicialmente um cenário estático, cresce conforme suas ações no jogo, como NPCs andando em cavalos, pedestres, comerciantes e cenário com decoração urbana emergente ao longo do tempo. O interior da loja permite customização volumétrica, tendo a opção de escolha de 15 tipos prateleiras, decoração com mais de 50 itens, pintura e mobiliário em sintonia com o seu estilo do jogador.
Embora não tenha efeitos gráficos ultra avançados, o jogo surpreende pela fidelidade temática e por um uso eficiente da linguagem visual que transporta o jogador ao Oeste estadunidense de 1850.
A trilha sonora é composta por temas acústicos e instrumentos típicos do Velho Oeste com banjo, violão, gaitas e percussões leves. Essas composições criam uma atmosfera de “saloon” (os famosos bares do Velho Oeste) e cidade fronteiriça, pontuando momentos de calma e tensão nos minis games ou crise de estoque.
Efeitos sonoros incluem sino da porta, passos no chão de madeira, som dos caixas registradoras, falas e murmúrios de NPCs que circulam na cidade. Ambientação sonora reforça imersão e ritmo de dia de trabalho. Não há vozes gravadas completas, mas clipes repetitivos e simpáticos acompanham interações com clientes.
O jogo é destinado a fãs do gênero simulação/tycoon e jogadores casuais que apreciam games de ritmo pausado e progressão econômica. Ideal para aqueles que gostam de construir sistemas, gerenciar recursos e ver seus esforços se refletirem em crescimento visual da loja e da cidade. Mas também pode agradar ao público que curte ambientações históricas leves, e quem procura minis games integrados a simulação. Pode não ser ideal para quem busca ação intensa, narrativa profunda ou desafio elevado, já que a dificuldade é leve, a curva de progressão ponderada para o casual. O jogo tem suporte ao idioma português do Brasil, com interface e legendas.
Wild West Supermarket Simulatoré uma simpática e bem-humorada incursão ao gênero de simulação econômica. Apesar de entrar em Acesso Antecipado, a SunDust entrega um núcleo de gameplay robusto, divertido e com potencial de crescimento. Seu ritmo moderado, visual temático e mini games trazem charme ao cenário. Limita-se em repetitividade a longo prazo, mas a promessa de atualizações, como expansão da cidade, novos produtos e mecânicas, gera uma boa expectativa.
Confira a gameplay realizada pelo canal Com Noção de Wild West Supermarket Simulator abaixo:
Wild West Supermarket Simulator - PC
Nota Final
-
Gráficos - 7/10
7/10
-
Jogabilidade - 7.5/10
7.5/10
-
História e Diversão - 7/10
7/10
-
Áudio e Trilha Sonora - 7.5/10
7.5/10
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)CONSIDERAÇÕES FINAIS
Para entusiastas de vida simulada, lojistas virtuais e fãs de cenários históricos descontraídos, Wild West Supermarket Simulator é um lançamento promissor. Pode ser jogado já nesta versão inicial, com expectativa de evolução significativa ao longo do próximo ano de desenvolvimento em Acesso Antecipado.