Preview: Cairn tem tudo pra te surpreender em 2025!

A The Game Bakers revelou durante a última State of Play, seu mais novo jogo, Cairn. O jogo de simulação de escalada, traz um universo de possibilidades com uma temática totalmente nova e que a maioria de nós jogadores nunca pensou existir. Cairn será lançado no dia 5 de novembro para PlayStation 5 e PC via Steam, mas a desenvolvedora liberou uma demo para PS5, e claro que já baixamos e jogamos ela né? Confira abaixo nossas primeiras impressões do jogo e uma gameplay!

 

 

Cairn é uma aventura realista de escalada em montanhas com uma simulação de escalada intuitiva que permite aos jogadores escalar naturalmente, movendo braços e pernas sem interrupções. Os escaladores são livres para explorar a montanha, ler a face da rocha e decidir sua rota. Alcance um cume nunca antes escalado neste jogo de escalada de sobrevivência dos criadores de Furi e Haven. Planeje sua rota cuidadosamente e escale em qualquer lugar, gerenciando pitons e recursos para sobreviver ao implacável Monte Kami. Descubra o que Aava está disposta a sacrificar para alcançar a escalada da sua vida.

 

 

Quando baixei a demo de Cairn, não tinha muitas expectativas, afinal, seu design bonito, mas simples, e com um tema totalmente diferente dos que já conhecemos, não me fazia empolgar. Porém, tudo mudou em questão de minutos de gameplay, afinal, o jogo é simplesmente maravilhoso e traz sensações inimagináveis.

 

 

A demo começa com um pequeno tutorial junto com alguns desafios mais simples, com paredes de escalada, destas que vemos em alguns shoppings. Já aí nos apaixonamos pelo jogo, pois de maneira simples, ele nos mostra as várias possibilidades que temos, com uma movimentação totalmente adaptável e única, onde movemos pernas e braços da personagem da forma que quisermos e na ordem que faça sentido na nossa escalada. Você se move da forma que quiser, desde que chegue no objetivo final de cada escalada.

 

 

Cada desafio traz seus perigos, como locais mais altos, mais íngremes, com mais pedras, mais escorregadios ou com poucos apoios. Dependendo do local, a personagem começa a sofrer para se segurar, sua respiração aumenta, os membros começam a tremer, e é aí que você deve pensar mais rápido no próximo movimento. Também é possível acumular equipamentos na mochila dela, que ajudam na sobrevivência e numa melhor subida, tais como os pítons, que são colocados em certos pontos da escalada para auxiliar você.

 

 

Em questão de sobrevivência, o jogo também te faz gerenciar o peso que a personagem leva em cada missão, os alimentos, os itens de saúde (esparadrapos, água, etc..), e também é possível montar bivaques para uma exploração para encontrar recursos.

 

Os gráficos são bem interessantes, e após uma escalada bem sucedida, temos um misto de sensação de alívio e de conexão com a natureza, observando tudo lá de cima, enquanto comemoramos.

 

 

Em termos de história a demo não nos mostra muito, mas parece que teremos surpresas no meio da gameplay, daquelas que explodirão nossa mente. Enfim, enquanto o jogo completo não chega, indico que dê uma chance à demo. Enquanto o dia do lançamento oficial do jogo não chega, confere aí a gameplay que fizemos dele:

 

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Rogério Princiotti

Blogueiro, criador de sites como Omoristas, Burca Day, Guarulhos em Rede, Guarutrolls e Mundo Cosplayer. Trabalha na internet administrando e criando conteúdo para sites e comunidades há mais de 10 anos.