Clair Obscur: Expedition 33 vende 3,3 milhões de cópias em 33 dias

Em apenas 33 dias após o lançamento, o primeiro videogame da Sandfall Interactive, Clair Obscur: Expedition 33, provou ser um fenômeno de crítica, arte e vendas com fãs ao redor do mundo. Lançado em 24 de abril de 2025 para PC e consoles, o jogo alcançou inúmeros feitos excepcionais em um curto espaço de tempo, repercutindo em novas comunidades que se conectaram com a história, jogabilidade, música, visão artística e muito mais.

 

 

 

O primeiro projeto do recente estúdio Sandfall Interactive, sediado em Montpellier, vendeu inicialmente um milhão de cópias nos primeiros três dias de lançamento, antes de atingir 3,3 milhões de cópias vendidas em pouco mais de um mês; um feito notável para um jogo independente e uma propriedade intelectual totalmente nova. Clair Obscur: Expedition 33 é publicado pela Kepler Interactive, a empresa de videogames sediada em Londres conhecida por sua seleção de jogos ousados ​​e inovadores, criados com convicção – incluindo os aclamados Pacific Drive, Sifu, e o futuro jogo de futebol de ação online em terceira pessoa, Rematch.

 

 

Clair Obscur: Expedition 33 – Principais fatos e números

 

  • Um sucesso de crítica e público: Clair Obscur: Expedition 33 detém uma pontuação recorde de 9,7 no Metacritic e um Metascore de 92 em consoles, com base em críticas da mídia, colocando-o entre os títulos mais bem avaliados em sua categoria;
  • Um sucesso comercial: em 27 de maio de 2025, o jogo ultrapassou a marca simbólica de 3,3 milhões de cópias vendidas em todas as plataformas, sem incluir downloads adicionais por meio de assinaturas do Xbox e PC Game Pass;
  • Uma conquista em áudio: a trilha sonora original do jogo, composta por Lorien Testard, o compositor principal, também é um sucesso, com mais de 33 milhões de reproduções nas três primeiras semanas de lançamento e uma estreia no topo das paradas de álbuns clássicos da Billboard, antes de atingir mais de 90 milhões de reproduções até hoje. O videoclipe oficial de “Lumière” também alcançou mais de 2,8 milhões de visualizações apenas no canal oficial da Sandfall Interactive no YouTube, e a faixa teve mais de 13 milhões de reproduções em todas as plataformas de streaming musical globalmente;
  • Uma comunidade global: Milhares de fãs em todo o mundo se envolveram com as comunidades online do jogo, criando e compartilhando suas próprias teorias de história, artes de fãs e covers musicais, da China ao Japão, do Brasil aos Estados Unidos, por toda a Europa e além;
  • Um feito para uma produção independente: O jogo foi desenvolvido por um pequeno estúdio composto por cerca de 30 membros da equipe principal, alguns dos quais estavam trabalhando em um projeto de videogame pela primeira vez;
  • Uma colaboração sólida: Publicado pela Kepler Interactive, uma publisher e estúdio criativo com sede em Londres conhecida por seu portfólio cuidadosamente selecionado de jogos ousados ​​e inovadores – criados com convicção por criadores que desafiam os limites do meio. Seus lançamentos aclamados pela crítica incluem Pacific Drive (1 milhão de unidades vendidas em seu primeiro ano), Sifu (mais de 4 milhões de unidades vendidas até o momento) e Tchia (vencedor do prêmio “Games for Impact” no The Game Awards 2023).
  • Mais recentemente, Bionic Bay foi classificado como um dos 10 jogos mais bem avaliados de 2025, e o aguardado Rematch tem lançamento previsto para junho. A Kepler continua a expandir seu portfólio eclético, anunciando recentemente que dará suporte a PVKK: Planetenverteidigungskanonenkommandant, um simulador imersivo de defesa planetária desenvolvido em colaboração com a Bippinbits, criadora de Dome Keeper.

Compartilhe nas Redes Sociais:

Picture of Rogério Princiotti

Rogério Princiotti

Blogueiro, criador de sites como Omoristas, Burca Day, Guarulhos em Rede, Guarutrolls e Mundo Cosplayer. Trabalha na internet administrando e criando conteúdo para sites e comunidades há mais de 10 anos.