A Campus Party Brasil terá um novo local a partir deste ano: o Distrito Federal será sede da edição nacional do evento, que ocorrerá entre 18 e 22 de junho, no estádio Mané Garrincha. A CPBR17, realizado em parceria com o Governo do Distrito Federal e a Secretaria de Ciências e Tecnologia do Distrito Federal (SECTI-DF), reunirá milhares de participantes de todo o país com uma programação voltada à ciência, tecnologia, criatividade e inovação. Os ingressos já estão disponíveis no site oficial.
“A mudança da edição nacional para Brasília é uma forma de fortalecer a atuação da Campus Party fora do Sudeste. Queremos expandir o acesso à tecnologia para outras regiões, cativar jovens para o universo da ciência e da tecnologia. Brasília, por ser a capital do país, tem muito a contribuir com o desenvolvimento e a longevidade da Campus. Pretendemos realizar uma edição especial para inaugurar essa nova fase”, afirma Tonico Novaes, diretor-geral da Campus Party Brasil.
Entre as novidades anunciadas na última quinta-feira, 8 de maio, está a participação de Gabriele Mazzini, especialista em governança e regulamentação de inteligência artificial (IA) e responsável pela proposta da Lei de IA da União Europeia. Além disso, Brasília sediará a quarta edição do Fórum do Marco Regulatório de Inteligência Artificial, organizado pelo Instituto Campus Party em parceria com o Cappra Institute e o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio). O objetivo é reunir especialistas, representantes do governo, da indústria e da sociedade civil para discutir a criação de um marco regulatório inclusivo e ético para a IA no Brasil.
“A inteligência artificial é um dos temas mais impactantes do nosso tempo e precisa ser debatida de forma ampla, democrática e com a participação de toda a sociedade: jovens, empresários, políticos, advogados, cientistas e educadores. A Campus Party é o ambiente ideal para isso, porque reúne mentes inquietas, criativas e comprometidas com o futuro. Queremos construir uma IA ética, inclusiva e voltada para o bem comum”, explica Francesco Farruggia, proprietário global da Campus Party.
Para o secretário de ciência, tecnologia e inovação, Leonardo Reisman, “A realização da edição nacional da Campus Party em Brasília consolida o Distrito Federal como um dos principais centros de ciência, tecnologia e inovação do país, ao mesmo tempo em que expande nosso protagonismo para além das fronteiras da capital. Este é o resultado de um trabalho contínuo de fortalecimento de políticas públicas e de incentivo ao ecossistema de inovação. Ao sediar debates estratégicos sobre Inteligência Artificial, incluindo a construção do Marco Regulatório da IA no Brasil, Brasília se posiciona na vanguarda das discussões sobre tecnologia, ética, desenvolvimento sustentável e transformação digital, além de ampliar o acesso ao conhecimento para milhares de jovens, pesquisadores e empreendedores”, afirma.
Além de Mazzini, estão confirmados nomes como o apresentador e escritor Marcelo Tas; Pedro Chiamulera, fundador da Comunidade AI Brasil e da Clear Sale; o influenciador Peter Jordan, fundador da Petaxxon; o empreendedor social Tiago Mochileiro, conhecido por sua atuação na área de educação; e Camila Farani, sócia-fundadora da G2 Capital e uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina. Também participam da programação Ibere Thenório, Bruno Playhard, Gordox, Muca, Carlos Afonso, Sergio Saccani, Michelle Schneider, entre outros.
Durante os cinco dias de evento, são esperadas mais de 120 mil pessoas que poderão conferir uma série de experiências imersivas e interativas. Entre os destaques estão simuladores de realidade virtual, competições de drones, campeonatos de robótica e uma área exclusiva para exposição de startups de IA. Haverá também workshops, mentorias, a Arena de Drones e o Campus Kids, além da tradicional Arena da Robocore, com cerca de mil participantes em disputas de hockey sumô, trekking e futebol de robôs.
O Mané Garrincha também será palco da edição nacional do Printer Chef. A competição gastronômica em que os participantes utilizam impressoras 3D para criar alimentos contará com a seletiva de Brasília, além da presença dos vencedores das edições de 2024 em Pernambuco e Goiás, para definir o campeão nacional da disputa.
A CPBR17 também contará com seus programas tradicionais, como o Call For Talks, que seleciona novos talentos para palestras e workshops, a Revista Científica Campus Party, voltada à publicação de artigos acadêmicos de destaque e a Campus Future, que dá visibilidade a projetos de estudantes de diferentes perfis. O programa de voluntariado também está confirmado, oferecendo aos participantes a oportunidade de colaborar com o evento e adquirir experiência profissional. Comunidades e caravanas de todo o Brasil estão convidadas a integrar essa edição nacional. Para mais informações sobre os programas acesse o site oficial do evento.
Serviço
17ª Campus Party Brasil
Data: de 18 a 22 de junho.
Horário: das 9h às 20h
Local: Arena BRB Mané Garrincha
Ingressos: Link