Entre os dias 18 e 19 de abril, a Sloclap, que ficou famosa pelo sucesso de SIFU, disponibilizará para os jogadores um Beta Fechado de Rematch, seu novo jogo, um multiplayer 5v5 de futebol em estilo arcade. Mas antes deste período, a Assessoria de Imprensa da desenvolvedora nos disponibilizou chaves do jogo para a versão de PC, para que possamos conhecer Rematch. Claro que eu, como um apaixonado por futebol, me encarreguei desta “difícil” tarefa… será que valeu a pena?! Confira abaixo nossas primeiras impressões do jogo e uma gameplay!
Situado em vibrantes arenas de realidade virtual, a jogabilidade de Rematch flui sem faltas e impedimentos, e a ação nunca para. Os jogadores controlam apenas um jogador do time em uma perspectiva imersiva em terceira pessoa, trocando de papéis conforme a situação evolui: de atacante para zagueiro, até uma posição de goleiro com design exclusivo e habilidades específicas. Cada partida é um confronto intenso, no qual os jogadores precisam de reações em frações de segundo e habilidades táticas para vencer.
Construído inteiramente para o modo multiplayer online, Rematch enfatiza uma jogabilidade precisa e reativa, equilibrada para uma experiência competitiva justa. Os jogadores podem esperar por um campo de jogo nivelado, em que a habilidade é o fator decisivo: desde dominar a mecânica de mirar e chutar, até cronometrar um chute de voleio poderoso, ou ler com precisão a dinâmica do jogo e fazer o passe perfeito.
A primeira coisa que me perguntei quando peguei a chave deste Beta Fechado era se Rematch rodaria bem em meu notebook (aliás, junto do OBS, software que utilizo para gravação de gameplay), e a resposta foi SIM! Meu notebook é um Acer Nitro V15, com processador i5, 16gb de memória e uma placa de vídeo NVIDIA 3050. O jogo rodou sem nenhum problema de travamento ou gráficos, aliás, ficou bem bonito, claro, no estilo já habitual dos games da Sloclap.
Passando esta fase, tivemos um primeiro problema: como se joga isso? Em tese, Rematch lembra jogos como Rocket League e o de futebol dentro do Nintendo Switch Sports, porém, neste não temos carros batendo em bolas, mas sim jogadores de verdade, e tão pouco utilizamos o sensor de movimento dos joy-cons, mas teclado e mouse ou um controle conectado ao PC (no meu caso, um Dualsense). Apesar de algumas semelhanças, este jogo utiliza em seu padrão, botões não usuais para alguns movimentos típicos de games de futebol, como o botão de corrida que é no L1, ou o chute no R2, e até mesmo o passe que é dado ao apertar o quadrado. Pessoalmente, passei algumas dificuldades até meu cérebro entender esta lógica.
Também falando em jogabilidade, uma das questões importantes do jogo é saber controlar bem a câmera, afinal, o jogador só faz movimentos para frente, desde passes até chutes, portanto, utilize sempre a “mira” que fica no meio da tela para se situar onde irá a bola. Há alguns dribles que podemos fazer utilizando o X, porém, não é uma tarefa fácil para iniciantes.
Os gráficos lembram bastante o de SIFU, com jogadores e até mesmo cenários (campos) com uma estética meio “quadrada”, mas bonita. Porém, os áudios deixam um pouco a desejar, com sons de jogadores, gramado e até a bola muito baixos, além disso, há uma falta de trilha sonora mais animada, tanto durante partidas, quanto nos menus.
Como um jogo totalmente online, claro que não perderiam a chance de colocar várias coisas à venda, porém são somente itens cosméticos. Segundo a produtora, todo o progresso do jogo se dará com base na habilidade dos jogadores, o que acho super importante.
Apesar de não estar 100% pronto, praticamente tudo que vimos em Rematch nos animou, e em um momento onde jogadores estão tão desanimados com os games de futebol, pode ser que a Sloclap tenha feito um golaço, trazendo mais diversão do que imaginávamos. Mas enquanto o dia do lançamento oficial do jogo não chega, confere aí a gameplay que fizemos dele: