PGB 2025: 80,6% dos gamers brasileiros gostam quando marcas se envolvem com este mundo

A Pesquisa Game Brasil 2025 (PGB) traz hoje (15) o mapeamento das grandes marcas preferidas do público gamer, visando compreender quais são as companhias mais conhecidas e usadas pelos jogadores brasileiros, além da percepção deles se a marca tem uma boa relação com os consumidores de jogos digitais. Atualmente, a PGB mapeia mais de 400 marcas, entre 26 setores do mercado em geral.

 

 

 

A novidade no painel de 2025 inclui quatro novos setores no mapeamento: Luxo, Viagem, Idiomas e Farmacêuticas, ampliando assim o conhecimento sobre a experiência dos jogadores além dos games. Com essas adições, a PGB identificou que 80,6% dos entrevistados gostam de marcas que se relacionam com o universo de jogos digitais, e 79,4% acham importante que as empresas respeitem a cultura gamer.

 

 

“Para este público, é essencial que as marcas que decidam se envolver no cenário de jogos digitais não estejam lá sem um propósito e sem entendimento sobre como o meio gamer funciona”, diz Carlos Silva, CEO da Go Gamers, idealizadora da PGB. Isto também reflete outro dado da pesquisa: 77,9% dos entrevistados afirmam gostar de marcas que se relacionam com os eventos de jogos, como campeonatos e feiras.

 

Outros números levantados no painel são:

  • 74,5% gostam de marcas que se relacionam com criadores de conteúdo;
  • 73,9% gostam de marcas quando aparecem dentro dos games (skins, itens, etc.);
  • 72,9% gostam de marcas que se relacionam com eSports;
  • 71,4% preferem comprar produtos de marcas que fazem publicidade com games.

 

Setores de consumo e marcas em destaque

 

A PGB identificou quais setores de mercado mais se envolvem com o meio dos jogos digitais, resultando no ranking a seguir:

  1. Higiene e Cuidados Pessoais: 86,5%
  2. Produtos Alimentícios: 81,5%
  3. Meios de Pagamentos: 72,7%
  4. Operadoras de Banda Larga: 69,5%
  5. Café: 68%
  6. Cartão de crédito: 67,3%
  7. Bancos: 67,1%

 

“Este ano, com exceção dos novos setores de mercado mapeados, não tivemos marcas diferentes das que já apareceram na edição 2024, o que demonstra uma solidez das empresas que já vinham se posicionando no mercado gamer e provando mais uma vez que entender os hábitos do consumidor, permite criar ações e projetos bem direcionadas a este público e consequentemente trazer resultados”, conclui Silva.

 

 

A PGB 25 ainda traz quais marcas são as mais conhecidas entre o público gamer, em 26 categorias. Conheça abaixo algumas delas abaixo: 

 

APP DE DELIVERY
iFood – 87,2%

BANCOS
Nubank – 76,8%

CAFÉ 
3 Corações – 71,8%

CARTÃO DE CRÉDITO
Mastercard – 84,7%

CERVEJAS
Heineken – 76,8%

CUIDADOS E HIGIENE 
Colgate – 77,2%

COSMÉTICOS 
O Boticário – 67,4%

ENERGÉTICOS 
Red Bull – 81,8%

FOOD SERVICE
McDonald’s – 68,3%

TÊNIS
Nike – 74,8%

LUXO
Ferrari – 48,2%

AGÊNCIAS DE VIAGENS
CVC – 54,9%

IDIOMAS
CCAA – 46,5%

FARMÁCIAS E DROGARIAS
Drogasil – 60,3%

SNACKS (DOCES)
Nestlé – 55,3%

SNACKS (SALGADINHOS)
Ruffles – 59,8%

COMPANHIA AÉREA
LATAM Airlines Brasil – 65,9%

BEBIDAS ALCOÓLICAS
Jack Daniels – 66,3%

REFRIGERANTES
Coca-Cola – 83,9%

MEIOS DE PAGAMENTO
PayPal – 68,9%

TELECOMS
Vivo – 75,4%

CARROS
Fiat – 70,8%

PRODUTOS ALIMENTÍCIOS
Nestlé – 56,1%

LOJAS DE DEPARTAMENTO
C&A – 56,6%

ROUPAS
Nike – 51%

APOSTAS
Betano – 51,3%

 

 

A PGB 2025 já está disponível. Para acessar o relatório gratuito completo, clique aqui.

 

Na terça-feira, 15 de abril, Carlos Silva e Mauro Berimbau realizarão uma transmissão ao vivo pelo LinkedIn da Go Gamers dando mais detalhes sobre a PGB 2025, apresentando novos insights sobre o consumo de games no Brasil, além de tirar dúvidas do público. Para acompanhar a live, clique aqui.

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Rogério Princiotti

Blogueiro, criador de sites como Omoristas, Burca Day, Guarulhos em Rede, Guarutrolls e Mundo Cosplayer. Trabalha na internet administrando e criando conteúdo para sites e comunidades há mais de 10 anos.