A Pesquisa Game Brasil 2025 (PGB) traz hoje (15) o mapeamento das grandes marcas preferidas do público gamer, visando compreender quais são as companhias mais conhecidas e usadas pelos jogadores brasileiros, além da percepção deles se a marca tem uma boa relação com os consumidores de jogos digitais. Atualmente, a PGB mapeia mais de 400 marcas, entre 26 setores do mercado em geral.
A novidade no painel de 2025 inclui quatro novos setores no mapeamento: Luxo, Viagem, Idiomas e Farmacêuticas, ampliando assim o conhecimento sobre a experiência dos jogadores além dos games. Com essas adições, a PGB identificou que 80,6% dos entrevistados gostam de marcas que se relacionam com o universo de jogos digitais, e 79,4% acham importante que as empresas respeitem a cultura gamer.
“Para este público, é essencial que as marcas que decidam se envolver no cenário de jogos digitais não estejam lá sem um propósito e sem entendimento sobre como o meio gamer funciona”, diz Carlos Silva, CEO da Go Gamers, idealizadora da PGB. Isto também reflete outro dado da pesquisa: 77,9% dos entrevistados afirmam gostar de marcas que se relacionam com os eventos de jogos, como campeonatos e feiras.
Outros números levantados no painel são:
- 74,5% gostam de marcas que se relacionam com criadores de conteúdo;
- 73,9% gostam de marcas quando aparecem dentro dos games (skins, itens, etc.);
- 72,9% gostam de marcas que se relacionam com eSports;
- 71,4% preferem comprar produtos de marcas que fazem publicidade com games.
Setores de consumo e marcas em destaque
A PGB identificou quais setores de mercado mais se envolvem com o meio dos jogos digitais, resultando no ranking a seguir:
- Higiene e Cuidados Pessoais: 86,5%
- Produtos Alimentícios: 81,5%
- Meios de Pagamentos: 72,7%
- Operadoras de Banda Larga: 69,5%
- Café: 68%
- Cartão de crédito: 67,3%
- Bancos: 67,1%
“Este ano, com exceção dos novos setores de mercado mapeados, não tivemos marcas diferentes das que já apareceram na edição 2024, o que demonstra uma solidez das empresas que já vinham se posicionando no mercado gamer e provando mais uma vez que entender os hábitos do consumidor, permite criar ações e projetos bem direcionadas a este público e consequentemente trazer resultados”, conclui Silva.
A PGB 25 ainda traz quais marcas são as mais conhecidas entre o público gamer, em 26 categorias. Conheça abaixo algumas delas abaixo:
APP DE DELIVERY
iFood – 87,2%
BANCOS
Nubank – 76,8%
CAFÉ
3 Corações – 71,8%
CARTÃO DE CRÉDITO
Mastercard – 84,7%
CERVEJAS
Heineken – 76,8%
CUIDADOS E HIGIENE
Colgate – 77,2%
COSMÉTICOS
O Boticário – 67,4%
ENERGÉTICOS
Red Bull – 81,8%
FOOD SERVICE
McDonald’s – 68,3%
TÊNIS
Nike – 74,8%
LUXO
Ferrari – 48,2%
AGÊNCIAS DE VIAGENS
CVC – 54,9%
IDIOMAS
CCAA – 46,5%
FARMÁCIAS E DROGARIAS
Drogasil – 60,3%
SNACKS (DOCES)
Nestlé – 55,3%
SNACKS (SALGADINHOS)
Ruffles – 59,8%
COMPANHIA AÉREA
LATAM Airlines Brasil – 65,9%
BEBIDAS ALCOÓLICAS
Jack Daniels – 66,3%
REFRIGERANTES
Coca-Cola – 83,9%
MEIOS DE PAGAMENTO
PayPal – 68,9%
TELECOMS
Vivo – 75,4%
CARROS
Fiat – 70,8%
PRODUTOS ALIMENTÍCIOS
Nestlé – 56,1%
LOJAS DE DEPARTAMENTO
C&A – 56,6%
ROUPAS
Nike – 51%
APOSTAS
Betano – 51,3%
A PGB 2025 já está disponível. Para acessar o relatório gratuito completo, clique aqui.
Na terça-feira, 15 de abril, Carlos Silva e Mauro Berimbau realizarão uma transmissão ao vivo pelo LinkedIn da Go Gamers dando mais detalhes sobre a PGB 2025, apresentando novos insights sobre o consumo de games no Brasil, além de tirar dúvidas do público. Para acompanhar a live, clique aqui.