A Strikerz lançou finalmente UFL, o novo jogo de futebol virtual patrocinado pelo jogador Cristiano Ronaldo e que quer desbancar o eFootball e o EA FC do topo deste estilo de game. UFL já está disponível gratuitamente no PlayStation 5, Xbox Series e PC.
História
Segundo a sua desenvolvedora, UFL é um jogo de futebol gratuito pra jogar, disponível para consoles, com uma experiência empolgante e desafiadora de futebol, apresentando um universo diverso e interessante, desafios focados em habilidades, um meta-jogo rico, cheio de melhorias contínuas e uma filosofia de jogo justo.
Gráficos
Tenho acompanhado a evolução do jogo desde os primeiros Betas que foram lançados, e vemos que o jogo tem melhorado muito em questões gráficas, desde a construção de estádios até o visual de jogadores, porém, ainda não consegue bater de frente com os melhores jogos deste nicho que são eFootball e o EA FC.
Apesar de não estar 100%, o visual do jogo agrada. Deixou de ter aquela “carinha de arcade” quando nos primeiros vídeos, e está se tornando verdadeiramente um simulador de futebol.
Seu principal destaque é a construção dos estádios, nas iluminações das partidas e nos gramados.
Jogabilidade
Os jogadores se movimentam com mais naturalidade desde as versões beta, os passes e lançamentos estão mais assertivos, porém ainda falha um pouco na marcação de bola, que em alguns momentos parece ser muito brusco, especialmente nas tentativas de “toco”, fazendo com que apostemos na defesa “paredão” na zaga.
Mesmo tendo melhorado em passes e lançamentos, ainda estão longe do ideal. Por muitas vezes, tentamos “calibrar” a força, mas o jogo faz algo totalmente mais “forte” do que havíamos imaginado, acabando com algumas jogadas perigosas.
A movimentação dos jogadores em campo me lembram um pouco a do eFootball, o que mostra que os desenvolvedores evoluíram bem o jogo nesta parte. Os goleiros reagem melhor a cada jogada, mas ainda estão longe do ideal.
É só online mesmo?
Infelizmente UFL aposta praticamente 100% no jogo online. Há até uma forma local offline, onde é possível assumir o controle de times de patrocinadores, como a marca esportiva Adidas, ou alguns dos poucos clubes licenciados, como Monaco, Porto e PSV, mas isto está bem limitado.
O jogo utiliza de um sistema parecido com o do eFootball, onde recebemos nossos primeiros jogadores (mais fraquinhos) e vamos evoluindo eles, ganhando dinheiro para comprar novos, etc… com o intuito de subir nos rankings.
Microtransação é seu sobrenome
Tudo é tão lento em termos de evolução no jogo, que quase que somos obrigados a comprar passes de temporada, para poder obter jogadores melhores e subir nos rankings.
Se a gente já discutia quanto ao Ultimate Team e seus problemas de microtransações, em UFL isto é escancarado, mas, como um jogo gratuito, isto é bem informado, e não há nem como discutir isto depois né? Apesar de serem claros quanto a isto, é um pouco “broxante” saber disso e não ter grana pra evoluir seu time, e acabar levando umas goleadas de vez em quando por não ter uma equipe competitiva.
Narração inova e incomoda ao mesmo tempo
É legal ver que a Strikerz se preocupou em trazer já em seu lançamento, uma narração em português para o jogo, porém, acredito que não foi a ideal e deve desagradar os jogadores.
A narração e os comentários do jogo são feitos por dubladores, não especialistas em futebol, e me parece que ninguém ali já viu uma partida de futebol. Os comentários são péssimos, sem sentido, a narração é cheia de cacos que em nada lembram o de uma partida de futebol. Aliás, ver o mesmo dublador do Burro do Shrek comentando o jogo já me incomoda logo de cara, sem ele nem precisar falar nada estranho.
Acredito que a crítica dos jogadores será tanta, que terão que trocar estas vozes em breve. Nada contra os dubladores, mas não combinou em nada com o jogo.
Tá em português pelo menos?
Assim como na narração, o jogo está totalmente em português do Brasil, o que facilita a entrada de todos.
É bom ou ruim?
UFL ainda é um jogo em desenvolvimento, mas que já colhe seus frutos e boa graninha dos gamers mais emocionados com as microtransações. O jogo carece muito de modos de jogo, e ainda está em evolução gráfica e principalmente em termos de jogabilidade.
De qualquer modo, só com isto que tem já pode bater de frente com o eFootball, portanto, é bom a Konami começar a “se coçar” para melhorar o jogo, senão pode perder seu público. Por outro lado, a EA continuará reinando entre os jogos de futebol por muitos anos, mesmo com seus diversos bugs e problemas internos.
Bom… agora veja nossa gameplay abaixo e não se esqueça de se inscrever em nosso canal no Youtube!
UFL - PlayStation 5
Nota Final
-
Gráficos - 8.5/10
8.5/10
-
Jogabilidade - 8/10
8/10
-
História e Diversão - 7/10
7/10
-
Áudio e Trilha Sonora - 6.8/10
6.8/10
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)CONSIDERAÇÕES FINAIS
UFL está no caminho certo, mas ainda é um jogo em desenvolvimento. Deve ser melhor que o eFootball em pouco tempo, mas tem que comer muito feijão com arroz para chegar no EA FC.