Desenvolvido pela Dumativa e Caramelo Games, e distribuído pela Nuuvem, Bagdex finalmente lançou sua primeira demo, mostrando um pouco do seu sistema de batalha entre Bagmons. Esta demo está disponível gratuitamente para PC através da Steam e nós resolvemos testá-la. Será que vem coisa boa por aí? Confira abaixo nossas primeiras impressões do jogo e uma gameplay!
A jornada começou! Colecione mais de 160 monstrinhos inspirados na cultura brasileira, gerencie e customize sua base, vença batalhas desafiadoras e desvende o mistério por trás deste mundo fantástico! Bagdex é um RPG de combate em turnos de exploração, coleção e batalhas de criaturas fantásticas – os Bagmons! Em Bagdex, assuma o papel de um jovem Pesquisador Bagmon! Explore o mundo vasto e bem-humorado de Brasilis – um lugar familiar, mas totalmente diferente! Construa e personalize sua própria base, descubra mais de 160 monstrinhos únicos e os treine para conquistar batalhas, torneios e enfrentar o mistério que age nas sombras do mundo!
Pessoalmente acompanho a história do desenvolvimento de Bagdex há alguns anos, e inclusive já entrevistamos o criador do jogo. De lá pra cá vimos sua evolução, não só em termos de design, mas em questões de história, e no tanto de cultura brasileira que o jogo trará, mesclando várias referências pop com folclore e muito mais. Estamos ansiosos pelo seu lançamento completo e oficial, que deve acontecer em 2025 para PC e Nintendo Switch.
Ao baixar a demo, deu uma certa “emoçãozinha” em ouvir a música in-game, ver os seus primeiros gráficos e uma dublagem muito divertida, que fará a alegria não só da criançada, mas de vários adultos que sempre sonharam numa “história Pokémon brasileira”.
Apesar de ter apenas uma amostra de batalha, onde devemos escolher entre um dos grupos de bagmons (intitulados como Time Voara, Time Pequemico ou até Time Capi) e partir para uma luta contra um outro Pesquisador Bagmon (que aparentemente será nosso rival no jogo completo), o jogo já demonstra ser focado na diversão.
Mesmo com influência clara de outros jogos do mesmo estilo (como Pokémon), Bagdex consegue se diferenciar com as diversas referências brasileiras, inclusive no bom humor e nas tiradas hilárias dos personagens, narradores e até nos nomes dos golpes dos bagmons.
Com relação a gameplay, vemos pouco, afinal são poucas as opções de escolha, mas já podemos perceber que será bem dinâmica e os golpes me parecem ser bem ajustados, levando sempre em consideração o tipo de bagmon que escolhemos e o que lutamos.
As animações são um show a parte, não só dos ataques, mas em todas as cutscenes e interrupções no meio da batalha que… não vou dar spoiler, mas ficaram divertidas demais!
Outro assunto que pode dar pano pra manga é a aparição surpresa da Equipe K-reta (uma espécie de Equipe Rocket do jogo) no final da gameplay da demo e que nos deixa com aquele gostinho de quero mais. Infelizmente teremos que esperar até o lançamento em 2025, mas enquanto este dia não chega, confere aí a gameplay que fizemos dele:
Bagdex será lançado em 2025 para PC e Nintendo Switch. O jogo já está em pré-venda no site da Nuuvem neste link : https://bit.ly/4gxW0BK