A Dumativa e o Cellbit disponibilizaram uma demo gratuita de Enigma do Medo para PC na Steam O jogo completo será lançado em 28 de novembro de 2024. Resolvemos testá-lo e baixamos em nosso PC para saber que surpresas o jogo nos traria. Confira abaixo nossas primeiras impressões do jogo e uma gameplay!
Em um lugar que não existe, a jovem detetive Mia e seu cãozinho Lupi investigam o desaparecimento de seu pai, um dos agentes mais habilidosos do mundo e o líder da Ordo Realitas, uma organização de detetives paranormais. Enigma do Medo é um jogo de investigação e suspense em Pixel Art/3D onde a sua dedução é o seu guia. Jogue e aproveite esse mistério da maneira que quiser: analise minuciosamente cada detalhe em uma narrativa envolvente, peça ajuda a agentes parceiros, confronte inimigos ou tente passar por eles silenciosamente.
Ao iniciar o jogo aparentemente o enigma começa também, afinal, iniciamos sem nenhum tutorial, nenhuma cutscene prévia ou explicação do que está acontecendo, tão pouco dos comandos e um pouco da jogabilidade que veremos a seguir. Tudo é um mistério, até mesmo como se joga.
Após uma longa demora até descobrir como se joga, vamos desvendando também os mistérios desta que é uma história muito boa, e que com o clima proposto pelo jogo, através de personagens bem característicos de filmes de terror/suspense, com muito bom humor, mas cenários sombrios, onde um simples uivo pode nos dar medo de caminhar mais à frente.
Apesar de minhas críticas quanto a maneira com que somos jogados neste mundo (afinal, nem nas configurações/opções temos explicação dos comandos do jogo), após descobrirmos tudo na raça, a gameplay é interessante também, mesclando momentos de puzzles, análises de relatórios e áudios sinistros, com ação minimalista mas divertida contra inimigos.
Para mim, além do fato de ser um jogo brasileiro, com uma história muito boa de terror e suspense, gostei muito também da dublagem adicionada, que nos faz imergir neste mundo. A dublagem e os áudios adicionados ao jogo trazem realmente tudo aquilo que queríamos, nos enfiar em um mundo sinistro e mesmo após desligar o PC, ainda continuar lembrando das cenas que vimos em Enigma do Medo.
Porém, nem tudo são flores em Enigma do Medo. Tenho que falar ainda dos problemas de lentidão no caminhar dos personagens, em alguns travamentos em locais específicos e o fato do jogo ser muito escuro (mesmo que seja uma das maneiras de justificar o terror). De qualquer modo, acredito que tudo estará perfeito quando for lançado, lá em 28 de novembro. Mas enquanto este dia não chega, confere aí a gameplay que fizemos dele: