Back Then, jogo narrativo sobre Alzheimer é lançado para PS5, e está também disponível no PC

 

A desenvolvedora portuguesa Octopus Embrace anunciou o lançamento do premiado Back Then para o PlayStation 5 pelo valor de R$ 79,99. Este jogo em primeira pessoa, focado em narrativa, oferece uma experiência imersiva e procura fazer ao jogador refletir e conscientizá-lo sobre a doença do alzheimer. Simultaneamente, a trilha sonora oficial do jogo também será lançada hoje em todas as plataformas de streaming de música.

 

 

Todos nós vivemos com o medo de ser devorados pelas sombras da demência. O derradeiro medo do esquecimento. O medo de esquecer o nosso passado e tudo o que nos trouxe a este momento. Quem é que nos tornamos quando esquecemos quem somos?

 

Viaje pela mente de Thomas Eilian, um escritor idoso enfrentando a doença de Alzheimer. O gameplay, focado em exploração investigativa e puzzles, convida os jogadores a desvendar os mistérios da vida, da família e das memórias de Thomas. Navegando entre passado e presente, os jogadores desbloqueiam novas áreas, colecionáveis e desafios, proporcionando uma experiência emocional e instigante.

 

 

Back Then é um jogo voltado para aqueles que buscam experiências ricas em narrativa, novas e não convencionais. Ele atrai um público amplo, destacando sua atmosfera envolvente, trilha sonora e exploração narrativa para oferecer uma história poética e emocional.

 

Características

 

  • Experiência narrativa profunda e detalhada;
  • Exploração investigativa e quebra-cabeças;
  • Jogabilidade criativa e eventos relacionados ao Alzheimer e ao esquecimento;
  • Inspirado em eventos pessoais, envolvendo entes queridos e familiares da equipe.

A História e Conquistas do Back Then

 

O Octopus Embrace, composto de 1 Brasileiro e 4 Portugueses, é um estúdio de desenvolvimento de jogos em Lisboa (Portugal) dedicado a criar experiências únicas e emocionalmente impactantes. Com foco em jogos narrativos, nossa equipe busca expandir os limites da narrativa na indústria de games.

A jornada de desenvolvimento de Back Then começou em 2019, no Global Game Jam, como resultado de pura inspiração e paixão. Tendo tido experiências pessoais envolvendo familiares diagnosticados com Alzheimer, esses eventos marcaram nossas vidas e inspiraram a criação do jogo.

 

Recebemos o prêmio de “Escolha do Público” no IndieX 2019, e em Janeiro de 2020, ganhamos os prêmios de “Games 4 Good” e “Melhor Jogo” no PlayStation Talents, uma cerimônia de premiação promovida pela PlayStation para apoiar o desenvolvimento de jogos em Portugal e Espanha.

 

O jogo já foi lançado para PC no ano passado, no dia 8 de Dezembro de 2023, para a Steam, Epic Games, GOG e Humble Bundle. E agora estamos muito felizes por termos a oportunidade de lançar o jogo para a PS5, graças ao programa PlayStation Talents.

Após quatro anos de desenvolvimento, enfrentando a perda de familiares, uma pandemia e muitas dificuldades durante a produção do jogo, estamos finalmente felizes por poder lançar este projeto que significa tanto para nós.

 

Esperamos que você experimente o jogo e que, esperançosamente, ele ensine algo que você não sabia antes. Dedicamos este jogo a você e aos seus entes queridos…

 

E a tudo o que éramos, Back Then.

 

Compartilhe nas Redes Sociais:

Picture of Rogério Princiotti

Rogério Princiotti

Blogueiro, criador de sites como Omoristas, Burca Day, Guarulhos em Rede, Guarutrolls e Mundo Cosplayer. Trabalha na internet administrando e criando conteúdo para sites e comunidades há mais de 10 anos.