EA SPORTS FC 25 é a maior evolução da franquia dos últimos anos!

 

A Assessoria de Imprensa da EA Brasil nos enviou uma chave para que possamos ter acesso ao jogo EA SPORTS FC 25 para PS5. Obrigado pela confiança no Nerdlicious EA SPORTS FC 25 está disponível para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One, PC e Nintendo Switch.

 

Ao final deste artigo você poderá ver a nossa gameplay do jogo e uma visão geral dele no PS5. Não deixe de conferir!

 

Finalmente novidades!

 

Após anos jogando os jogos de futebol da EA, começando lá nos anos 90 com o FIFA e agora com o EA FC, é a primeira vez que vejo tantas mudanças e novidades legais, fazendo com que o game dê realmente um salto em sua evolução, não só em termos de gameplay, mas também com relação aos modos de jogo disponíveis em EA SPORTS FC 25.

 

 

Entre as novidades mais legais desta nova temporada, destacamos:

 

  • Gameplay mais fluida: Após altos e baixos, com jogos muito rápidos, outra hora muito lentos, desta vez parece que a EA acertou a mão e trouxe uma gameplay mais fluida ao jogo, fazendo com que os atributos dos jogadores dos times façam o papel desta mudança durante a partida. Se você quer utilizar um time mais pesado, vai ter uma jogabilidade mais cadenciada, se for escolher jogadores rápidos, sua gameplay ficará mais corrida e dinâmica. Tudo depende de suas escolhas na montagem de elenco;
  • Modo Rush: Estreante no FC, este novo modo traz a novidade de um campo reduzido com times 5v5 e tempo menor também. Apesar de ser feito no gramado, lembra bastante uma partida de futsal, onde os passes rápidas e as ultrapassagens com bolas por cima são indispensáveis. Este novo modo está presente em vários outros como o Ultimate Team e Modo Manager;
  • Táticas únicas com o FC IQ: O destaque de EA SPORTS FC 25 e a grande recomendação que dou à novos gamers que comprarão o jogo é que estudem as táticas do jogo, afinal, com o novíssimo FC IQ tudo que você sabia sobre isto mudou;
  • Futebol Feminino no Modo Carreira: Outra novidade super bem vinda é a chegada do futebol feminino no Modo Carreira, com a possibilidade de criarmos jogadoras do zero (ou escolher uma real) e competir em diversas ligas femininas;
  • Time de Base aprimorado no Modo Manager: Quem curte o Modo Manager vai estar bem contente com a nova categoria de base aprimorada, que além de novos aspectos do gerenciamento desta equipe, traz consigo a possibilidade de jogarmos com a molecada em partidas do Modo Rush 5v5, nos deixando observar mais de perto as características dos atletas que serão o futuro do seu clube.

 

Jogabilidade

 

A jogabilidade de EA SPORTS FC 25, como dita anteriormente, foi aprimorada e está mais dinâmica, com tudo dependendo mais do tipo de atleta (ou elenco) que você escolheu (se é rápido ou mais cadenciado) e também da tática que desenvolveu para o seu time (inclusive as funções individuais de seus atletas).

 

 

Pela primeira vez não sinto uma partida forçada mais para as corridas loucas ou tão cadenciadas e lentas que deixavam o jogo chato, mas sim uma mudança que faz com que os jogadores e suas características pessoais tomem conta da gameplay.

 

Com relação ao desempenho do time em campo, muito disso se deve ao fato de analisarmos bem as nossas táticas. O novo FC IQ faz com que tenhamos que criar diversas táticas gerais (para o elenco como um todo) e também especificar funções de cada atleta durante a partida (se ele vai ficar mais pela ponta, se volta para marcar, se vai cercar no ataque, etc…), isto torna o jogo totalmente personalizável, trazendo gameplays únicas.

 

Além disso, é possível criar várias táticas e salvá-las para trocar durante a partida, caso veja dificuldades contra um adversário e queira mudar todos os seus planos. Também é possível compartilhar suas táticas para os amigos utilizando códigos de acesso, o que é bem legal e interessante.

 

Modo Carreira/Manager volta a ser destaque

 

A comunidade que sempre curtiu jogar o Modo Carreira/Manager de EA FC implorava por novidades e conserto de alguns bugs, e finalmente parece que os desenvolvedores resolveram ouvi-los.

 

 

  • Modo Carreira: Agora podemos agora escolher entre criar um novo atleta do zero, utilizar um jogador real ou ainda começar uma carreira como um jogador “ídolo” (aqueles jogadores de fama mundial que sempre apareciam no Ultimate Team agora podem ser utilizados aqui também). Outra novidade é o fato do futebol feminino entrar de vez neste modo, inclusive com suas ligas exclusivas. Também há aprimoramentos nas questões de gerenciamento de carreira do atleta fora do campo, com redes sociais, escolhas de uso do salário e até coletivas de imprensa;
  • Modo Manager: Este modo também foi aprimorado nas questões de gerenciamento de clube (em questões burocráticas digamos), mas também em questões dentro do campo. Também foram adicionadas várias novidades no gerenciamento do elenco da base do clube, inclusive com a novidade Modo Rush 5v5 chegando também, nos dando a possibilidade de experimentar jogar com garotos de 14, 15, 16 anos antes de chamá-los pro time profissional.

 

Há várias outras novidades no Modo Carreira/Manager, mas as citadas acima são as mais notáveis.

 

Novidades também chegam ao Ultimate Team

 

Eu sempre achei que seria difícil a EA trazer novidades para o Ultimate Team, afinal, é o modo mais famoso do EA FC e em certos momentos temos a impressão de que “em time que estão ganhando não se mexe”, mas os desenvolvedores mexeram e melhoraram muito a forma com que jogamos.

 

 

Entre as novidades a mais incrível é a adição do Modo Rush, que em partidas 5v5 e campo reduzido, numa gameplay que lembra muito a de jogar futsal, traz diversão com partidas mais rápidas e com boas premiações.

 

No gerenciamento de equipes, os contratos não estão mais presentes, o que pessoalmente achei ruim, mas muita gente elogiou esta mudança.

 

Sabe aqueles jogadores que tínhamos que descartar por estarem duplicados em nosso clube, fazendo-nos perder alguns craques e até grana com isso? Então, agora eles podem simplesmente serem enviados para um armazenamento de DME, e ser utilizados posteriormente para realizarmos os objetivos afim de ganhar novos pacotes e/ou atletas. Isto sim os jogadores pediam há muito tempo e finalmente foi realizado!

 

Por outro lado, a adição de tanta coisa dentro do Ultimate Team está começando a ser um problema para os jogadores, afinal, é tanta forma de jogar, tanta coisa a ser gerenciada e tantos objetivos a serem conquistados, que fazem deste modo um jogo a parte, e muitas vezes confuso. Só de ver o menu do Ultimate Team já vemos o nosso cérebro dando um nó, mas se formos analisar cada canto dele, aí sim ficamos doidos de vez com o monte de informação que temos que armazenar. Além disso, esse monte de coisa na tela do Ultimate Team fazem o menu ficar pesado, gerando por várias vezes travamentos e até “crashes” do jogo, nos obrigando a fechar o jogo e reabri-lo posteriormente.

 

Futebol brasileiro de fora ainda?

 

Esta questão talvez não seja uma falha diretamente da EA, afinal, a empresa consegue parcerias com diversas ligas pelo mundo todo, inclusive das mais caras, como as da Europa, mas porque ainda não temos o futebol brasileiro no jogo?

 

 

A explicação está ficando cada vez mais evidente, inclusive com diversos jornalistas do meio esportivo dizendo que as dificuldades em levar os campeonatos brasileiros ao jogo se deve ao fato da CBF e dos clubes brasileiros quererem levar muito mais vantagem do que deviam. Ora, uma eventual participação no jogo, com sua marca, sua camisa e seus patrocinadores sendo destacados já não geraria um bom marketing para os clubes e para a própria CBF? Não faria o campeonato e os próprios clubes poderem vender seus espaços publicitários um pouco mais caros para os clientes pelo fato desta exposição? Então porque dificultar e ficar pedindo horrores de dinheiro para a EA? É de se pensar nisso e cobrar nossos clubes do coração e a própria CBF.

 

De fato, seria bem legal ver o nosso Campeonato Brasileiro completo no jogo como era antes, jogarmos no Modo Carreira com jogadores (e nomes) reais, inclusive com a crescente Liga Feminina… não seria fantástico?

 

Gráficos

 

Os gráficos do jogo durante as gameplays não mudam muito com relação ao jogo anterior, afinal, a evolução ficou mais por conta das cutscenes que são adicionadas antes e pós partida. Também vemos mais adições deste tipo de incremento nos Modo Carreira/Manager, dando mais imersão no mundo do futebol.

 

 

Os atletas seguem o mesmo padrão, bem parecido e com boas construções faciais.

 

Bugs

 

Aqui é um problema que não dá para analisar com apenas uma semana jogando, afinal, a cada dia que passa, e com pessoas diferentes, novos bugs vão surgindo e sendo motivos de raiva de muitos de nós.

 

 

Apesar das melhorias de gameplay, já vimos alguns bugs novos surgindo, como o mencionado anteriormente, com os travamentos e “crashes” do jogo durante a transição de menu do Ultimate Team, ou pior, com alguns problemas que vemos durante as partidas, como os escanteios que ficaram mais “fáceis” de sair gol, ou o já famoso “lançou é gol”, que consiste em na saída de bola do meio de campo, você toca para trás e correndo pro ataque já lança o primeiro jogador que quase sempre sai na cara do gol, sem reação da zaga adversária.

 

Como dito, só testamos durante uma semana o jogo, mas já surgiram vários bugs, e sinceramente? Após décadas jogando os jogos de futebol da EA já me acostumei com isto e acabo ficando mais calmo do que realmente deveria ficar.

 

É bom ou ruim?

 

EA SPORTS FC 25 não é perfeito, mas é um dos melhores jogos de futebol feito nos últimos anos e não tem concorrente que chega próximo à sua qualidade gráfica e de gameplay.

 

 

Em termos de novidades, EA SPORTS FC 25 é o que mais me impressionou, com novos modos de jogo e aprimoramentos incríveis para os já existentes. Além disso, a inclusão definitiva do futebol feminino no jogo é uma grande conquista.

 

Se você acha que jogo de futebol é só Ultimate Team, então talvez não se impressione tanto assim com o EA SPORTS FC 25, mas se tiver um olhar mais atento às novidades deste e de outros modos de jogo, vai ver o quanto o game evoluiu. Ainda é meio carinho, mas já anda merecendo uma chance de ser comprado em seu lançamento.

 

Bom… agora veja nossa gameplay abaixo e não se esqueça de se inscrever em nosso canal no Youtube!

 

 

EA SPORTS FC 25 - PlayStation 5
Nota Final
9/10
9/10
  • Gráficos - 9.2/10
    9.2/10
  • Jogabilidade - 8.8/10
    8.8/10
  • História e Diversão - 9.8/10
    9.8/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 8/10
    8/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

EA SPORTS FC 25 é o melhor jogo de futebol virtual da última década!

 

Compartilhe nas Redes Sociais:

Picture of Rogério Princiotti

Rogério Princiotti

Blogueiro, criador de sites como Omoristas, Burca Day, Guarulhos em Rede, Guarutrolls e Mundo Cosplayer. Trabalha na internet administrando e criando conteúdo para sites e comunidades há mais de 10 anos.

Últimas notícias:

Reviews

WebStories

Nossos Parceiros

Games Notícias sobre animes
2º Temporada da série Round 6 é destaque de Dezembro na Netflix. Veja! PlayStation VR2: Conheça os lançamentos de jogos que chegarão até 2025 S.T.A.L.K.E.R. 2 e outros jogos chegam ao Game Pass ainda em novembro! Com Astro Bot, veja lista de jogos indicados a Melhores do Ano de 2024 Grand Theft Auto V e outros entram na PlayStation Plus Extra e Deluxe! Confira os finalistas do Prêmio Esports Brasil 2024 e saiba como votar Conheça os jogos mais baixados da PlayStation Store em outubro de 2024 Tetris Forever e outros jogos chegando em breve ao Game Pass! Confira! Flight Simulator 24 e Goat Simulator Remastered chegando ao Game Pass! Estreia da série nacional Sutura é destaque de Novembro no Prime Video