Torneio de Tênis Roland-Garros também está no eSports com jogo brasileiro Tennis Clash

0
26

 

A Roland-Garros eSeries by Renault 2024 já é uma das maiores competições do mundo em jogos para celular, e destaca a crescente importância dos jogos virtuais nos dias de hoje. Com mais de 547 mil jogadores de diversos países participando das qualificatórias neste ano, já passamos de 7 milhões de partidas, um número bem acima do campeonato de 2023, que foi de 4,2 milhões, e assim é evidente que os esportes eletrônicos estão ganhando cada vez mais espaço entre a nova geração.

 

Até o momento, nos seis principais países participantes que se destacam, está a Itália liderando, com 9,4% dos competidores, seguida de perto pela França, com 8,9%. Os Estados Unidos ocupam o terceiro lugar, representando 8% dos jogadores. Na sequência, encontramos a Espanha, com 5,4%, seguida pela Índia, com 5,2%. O Brasil encerra o top 6, contribuindo com quase 5% dos participantes.

 

Desde 2023, o torneio virtual de Roland-Garros tem sido realizado no jogo mobile Tennis Clash, desenvolvido pela empresa brasileira Wildlife Studios, que alcançou 150 milhões de downloads e 5 milhões de jogadores mensais, exemplificando o crescimento do cenário de esportes eletrônicos e virtuais.

 

Lembrando que o Tennis Clash foi escolhido para a Série de Esportes Olímpicos em 2023, o que também destaca mais uma vez o crescimento dos esportes virtuais, que a cada dia mais tomam conta dos momentos de entretenimento dos jovens.

 

Para quem gosta de curtir uma partida de tênis, ainda que seja virtual, a fase final da competição acontece no dia 25 de maio de 2024 e terá transmissão ao vivo na Twitch de Samuel Étienne, um famoso influenciador francês. Além disso, pela primeira vez, a final será realizada em um auditório do Roland-Garros e será aberta ao público, para que todos possam acompanhar a final presencialmente com a emoção dos jogadores.

 

Os 8 finalistas serão: William Foster “Ƒøƶƶу” (Reino Unido) – Campeão consecutivo, Gilles Simon (FR) – Wild card nº 1, ex-top 6 do mundo e recém-nomeado treinador de Daniil Medvedev, Tony Pilarski “Ivar” (FR) – Wild card nº 2, melhor jogador da associação Handigamers, Adjua Boucher, “RenaPower” (EUA) – Melhor jogador do primeiro Open Qualifier, He ShengHao “Kafe” (CHN) – Finalista de 2023 e medalhista de prata na Olympic Esport Series de 2023, Alessandro Bianco “ΔLEX” (IT) – Vencedor do segundo Open Qualifier, Marc Antoine “MarcAntony” (QUE) – Vencedor do terceiro Open Qualifier e Hizir Balkanci “Hizir” (TUR) – Vencedor do Grand Tour.