Preview: Inazuma Eleven: Victory Road deve agradar fãs de animes, mas confunde fãs de futebol

0
16

 

Level-5 disponibilizou esta semana no Nintendo Switch uma demo de Inazuma Eleven: Victory Road, jogo inspirado no anime de futebol Inazuma Eleven, ou Super Onze, como é conhecido por aqui. Inazuma Eleven: Victory Road deve chegar ainda em 2024 para PlayStation 5, PlayStation 4, PC, Nintendo Switch, Android e iOS. Baixamos a versão demo em nosso Nintendo Switch e resolvemos testar o jogo antes do lançamento. Confira abaixo nossas primeiras impressões do jogo e uma gameplay!

 

 

Em Inazuma Eleven, Ramon Junior High School tem um programa de futebol horrível que está prestes a ser encerrado. Endou Mamoru, um jogador de estrelas que já teve problemas, e um bando de jogadores trapaceiros reconstituem o time e crescem juntos enquanto lutam para se tornarem formidáveis e sacudir o mundo do futebol. Em Inazuma Eleven: Victory Road, além de curtir um jogo solitário com a “Partida Individual”, você também pode enfrentar amigos e jogadores de todo o mundo na “Partida On-line” ou até mesmo entrar no “Modo História”, para vivenciar o início dessa aventura!

 

 

Mesmo não conhecendo a fundo o anime, sou um amante de futebol e resolvi baixar o jogo para ver qual era a dele. O jogo é leve, tem uma boa trilha sonora, mas o fato de não conhecer os personagens e a história do anime nos assusta no começo, afinal, não sabemos quais as características de cada um deles, e isso é essencial, afinal, Inazuma Eleven: Victory Road não é um jogo de futebol padrão, pelo contrário, lembra muito Mario Strikers: Battle League, onde cada jogador tem habilidades especiais espetaculares que utilizam no meio da partida.

 

 

Apesar de ficar um pouco bravo com a primeira partida, pois a todo momento o jogo parava para ensinar via tutorial (graças a Deus em português!) tudo sobre como jogar, percebi que era essencial isto, pois é meio complicado aprender o que Inazuma Eleven: Victory Road oferece. São passes diferentes, corridas diferentes, momentos de parada da partida onde você deve decidir como seus jogadores irão defender (utilizando barreiras e/ou movimentos especiais), ou atacar (dando um passe ao lado ou chutando com habilidades especiais). Claro que o objetivo é sempre fazer gol, mas não basta driblar todo mundo e chutar nos cantos para dificultar a vida do goleiro, você deve verificar se o ambiente é o melhor para isto e se seu jogador tem habilidades maiores do que a do goleiro, para ultrapassar sua meta.

 

 

Inazuma Eleven: Victory Road é um jogo de futebol misturado com RPG e Estratégia, fazendo com que seja mais pensado (afinal não é um jogo corrido, tem muitos momentos de paradas onde o jogo fica em câmera lenta para decisão do jogador). Não adianta ser um craque em eFootball ou EA FC e achar que vai chegar arrasando neste jogo, vai é passar vergonha se não souber analisar as estatísticas e habilidades de seus jogadores e dos adversários.

 

 

Jogamos online também, e os servidores, apesar de estarem em um momento beta, estavam estáveis, o que ajuda, afinal, Inazuma Eleven: Victory Road deve se sustentar a partir destas partidas contra outros jogadores.

 

 

Em geral, vemos que Inazuma Eleven: Victory Road é um jogo de futebol, mas focado mais no “extraordinário” que vemos no anime, do que no esporte em si. É um jogo legal, com boa gameplay, mas que não deve agradar jogadores raízes de futebol e sim fãs dos animes. Mas enquanto isto não acontece, confere aí a gameplay que fizemos do jogo: