Vox Populi: Brasil 2022 simula muito bem as eleições no Brasil

0
62

 

Já pensou em jogar um simulador sobre as eleições no Brasil? Nunca havia me passado esta possibilidade. Conheço alguns jogos indies como Kandidatos que colocaram as principais figuras políticas lutando no estilo Street Fighter e Kandidatos Kart, que os  principais políticos disputam corridas no estilo Mario Kart. Mas tive a oportunidade de jogar Vox Populi: Brasil 2022, o jogo aposta em um estilo simples e em uma jogabilidade atraente, principalmente para quem gosta de acompanhar o cenário eleitoral do país. Vox Populi: Brasil 2022 foi lançado em 16 de fevereiro de 2024 para PC via Steam.

 

 

Graças a Assessoria de Imprensa da Velsin podemos jogar Vox Populi: Brasil 2022 para PC. Esta gameplay pode ser vista ao final deste artigo.

 

Logo no primeiro contato é bom começar com o tutorial, assim vai entender os vários cenários políticos que o jogo apresenta e verá que a corrida eleitoral é muito mais intensa e estratégica do que parece.

 

 

Geralmente os jogos de simulação e gerenciamento contam com premissas bem simples e Vox Populi: Brasil 2022 não foge à regra. O objetivo é bem simplesmente, vencer as eleições como Presidente do Brasil. Para isso, você contará com diversas táticas para convencer os eleitores que seu candidato é a melhor opção. Ao iniciar o jogo, terá que escolher um candidato pré existente ou criar um candidato com as características personalizável. Vale ressalta que esta escolha não é apenas cosmética, como vemos em outros jogos que montamos um personagem para começar a história, já que também terá que escolher um lado em diversas questões políticas, como de esquerda, direita ou centro. A posição do candidato diante de vários temas importa na sociedade. Ao decorrer do jogo, pensar estratégicas políticas e fazer os debates de diversos temas como economia e meio ambiente. Resumindo, terá que montar toda a ideologia do candidato. Lembrando que isso vai influenciar muito no eleitorado que busca.

 

 

Em Vox Populi: Brasil 2022, você tem um determinado período para montar a campanha eleitoral, poderá contratar funcionários e buscar apoio de outros políticos e alocá-los para diferentes tarefas, desde colocar a opinião pública ao seu favor até enviá-los para fazer campanha em algum estado. No fim, tudo funciona como uma tática para garantir a vitória eleitoral. A parte de gerenciamento de campanha pode parecer meio complicada no começo, mas com o tempo as mecânicas ficam mais tranquilas. O maior trabalho por parte do jogador é escolher onde alocar os apoiadores. Outra mecânica importante é a que envolve a classe e a faixa etária dos eleitores. Aqui, você também pode alocar um apoiador ou funcionário para convencer um determinado público.

 

Se as mecânicas de gerenciamento como dito, são simples. Pois a mecânica de debate é baseada em cartas para defender as ideias e responder ou atacar os adversários. Debates são importantes no meio político, já que é uma chance para o seu candidato expor as próprias ideias para milhões de eleitores. Em Vox Populi: Brasil 2022, esses embates são, assim como na vida real, importantes para convencer eleitores. Você terá 3 rounds de 10 rodadas para conseguir o maior número de pontos possíveis. Seu objetivo é construir o máximo de argumentos possíveis. Os argumentos funcionam como tijolos, e você deve colocá-los a cada turno a fim de conseguir pontos. Eles estão divididos em níveis, e os mais baixos formam a base, dando menos pontos, enquanto os mais complexos formam o topo, dando mais. Se um rival atacar um argumento pela base, o topo inteiro cai, e você perde todos os pontos. Por isso, é bom sempre ter uma base estruturada antes de partir para os argumentos superiores.

 

Os debates são mini-games bem elaborado. Os debates que contam com 4 candidatos são verdadeiras guerras (como nos debates que temos na vida real), onde cada candidato deve escolher quem responder e atacar e o momento certo para construir os argumentos do plano eleitoral. Há uma boa diversidade nas cartas a serem ganhas, o que torna os debates mais próximos do fim do jogo uma verdadeira batalha. Eu realmente me senti em um debate de verdade, tendo que escolher a melhor estratégia e o melhor alvo para os meus ataques. Mas nem sempre se consegue vencer um debate, por isso é bom sempre manter o foco com os aliados e funcionários nas regiões para manter e ganhar novos votos.

 

Vox Populi: Brasil 2022 é bem complexo, as mecânicas de gerenciamento de campanha são fáceis, porém tem que saber fazer as escolhas certas. Os debates são um grande diferencial do jogo, as cartas como verdadeiras táticas retóricas, além de escolher os alvos certos para os seus ataques. Como dito, é um ótimo jogo para quem gosta de acompanhar o cenário político do país.

 

 

 

Confira a gameplay realizada pelo canal Com Noção do jogo Vox Populi: Brasil 2022 abaixo:

 

 

Vox Populi: Brasil 2022 - PC
Nota Final
9.5/10
9.5/10
  • Gráficos - 9.9/10
    9.9/10
  • Jogabilidade - 9/10
    9/10
  • História e Diversão - 9.5/10
    9.5/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 9.5/10
    9.5/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Vox Populi: Brasil 2022 é bem complexo, as mecânicas de gerenciamento de campanha são fáceis, porém tem que saber fazer as escolhas certas.