Persona 5 Tactica mostra que jogos de estratégia por turnos ainda tem vez!

0
29

 

A Assessoria de Imprensa da SEGA Brasil nos enviou uma chave para que possamos ter acesso ao jogo Persona 5 Tactica, para Nintendo Switch. Obrigado pela confiança no NerdliciousPersona 5 Tactica está disponível para Xbox Series X|S, Xbox One, PC Windows, Steam, PlayStation 5, PlayStation 4 e Nintendo Switch, além disso, está acessível também via Xbox Game Pass para console, PC e nuvem.

 

 

Ao final deste artigo você poderá ver a nossa gameplay do jogo e uma visão geral dele no Nintendo Switch. Não deixe de conferir!

 

História

 

Após um incidente estranho, os Phantom Thieves adentram um reino bizarro onde seus cidadãos vivem sob opressão tirânica. Cercados por um grupo militar chamado Legionnaires, eles se encontram em grave perigo até que uma revolucionária misteriosa chamada Erina os resgata e oferece um acordo tentador em troca de sua ajuda. Que verdade se esconde por trás de Erina e do acordo que ela oferece aos Phantom Thieves?

 

 

Derrote seus inimigos e combata a corrupção com poderosas Personas, um sortimento de armas e elimine-os com estilo neste novo RPG tático da premiada série Persona 5.

 

Apesar de ser o estilo dos jogos da SEGA, em alguns momentos o excesso de diálogos e legendas que temos que ler incomoda um pouco, afinal, todo gamer quer logo partir pra ação e conferir a gameplay que vem a seguir, porém, mesmo assim, a história é cativante e te prende do início ao fim.

 

Jogabilidade

 

Quem curte a franquia Persona vai estranhar um pouco Persona 5 Tactica e sua gameplay de RPG mesclada com estratégia por turnos com boa dose de tática de campo, mas de forma devagar (sim, bem devagar) tudo é aprendido no jogo.

 

 

Como dito, a gameplay é diferente, parecida com o jogo de turnos da série Mario+Rabbids (da Ubisoft para Nintendo), porém, as comparações param por aí, afinal, o RPG inserido no jogo é que faz toda a diferença, afinal, temos uma árvore de melhorias enorme, com aprimoramento de personagens, armas e até de suas “personas” (inclusivo com fusões de algumas delas).

 

Apesar de tudo isto citado acima, como falei anteriormente, o jogo te explica passo a passo de forma devagar (algumas situações são explicadas horas depois do início da gameplay) para que não haja dúvidas do jogador ou preocupações excessivas no começo. É um ponto altamente positivo para os desenvolvedores da ATLUS que pensaram bem em como seria difícil aprender tudo de uma só vez e buscaram uma forma de mesclar a história ao crescimento gradativo de mecânicas e experiências de gameplay.

 

Estratégia é a palavra-chave

 

Tudo o que já foi citado aqui é super importante para a gameplay, desde a árvore de habilidades dos personagens, até a compra de armamento (que no jogo é feita de forma online… muito chique!) e as incríveis fusões das personas (skills) que são bem legais de serem executadas (além de claro ajudarem muito contra inimigos).

 

 

Outro fator legal do jogo são os campos de batalha, cheias de armadilhas e locais para se esconder e criar estratégias de combate bem diferentes (algumas até com ataques em grupo). Também é possível utilizar alguns atalhos nos cenários para ir mais além, dando mais movimentação aos personagens, ampliando assim suas estratégias.

 

Gráficos e Bugs

 

Apesar de alguns momentos de demora na espera dos loadings (especialmente momentos antes de batalhas), a SEGA já informou que patches com melhorias estão caminho. Porém, mesmo assim, após várias horas jogando, não encontrei realmente bugs ou coisas que me atrapalhassem na gameplay.

 

 

Por outro lado, os gráficos estão bem bonitos, tanto durante batalhas, quanto em cutscenes (e tem muitas delas!). A história do jogo é quase toda contada com animações que realmente estão fantásticas. Em vários momentos pensei como seria legal um anime neste estilo visual de Persona 5 Tactica, pois o jogo tem toda a cara disso. As artes deixaram os personagens com estilo “chibi”, um forma mais fofinha, bem estilo anime mesmo e estão lindas!

 

Durante a gameplay também vemos a qualidade do jogo, especialmente quando usamos ataques do tipo “personas” e vemos as animações quase que saltarem da tela.

 

Muito legal, mas …. cadê o jogo em português?

 

Pois é pessoal… nem tudo são flores em Persona 5 Tactica

 

Infelizmente o jogo não tem nem legendas, nem menus, tão pouco dublagens em português do Brasil, o que chega a ser frustrante principalmente àqueles que não falam outras línguas. Como a história toda é contada através de diálogos, em alguns momentos ficamos perdidos para entender o que vem pela frente. Não que prejudique (muito) na gameplay, mas seria importante este carinho com o nosso povo que curte tanto a franquia.

 

É bom ou ruim?

 

Persona 5 Tactica evolui uma já consagrada franquia. Com novidades, uma história que te prende e elementos de RPG, o game traz um frescor ao já cansado gênero de estratégia, mostrando que ainda é possível ter felicidade em jogos por turnos.

 

 

Por outro lado, Persona 5 Tactica tem aproximadamente 30 horas de campanha, mas muitas delas são lendo legendas e diálogos, portanto, o preço de quase R$ 300,00 na eShop pelo jogo pode ser meio puxado no lançamento.

 

Bom… agora veja nossa gameplay abaixo e não se esqueça de se inscrever em nosso canal no Youtube!

 

 

Persona 5 Tactica - Nintendo Switch
Nota Final
7.8/10
7.8/10
  • Gráficos - 8/10
    8/10
  • Jogabilidade - 8/10
    8/10
  • História e Diversão - 8/10
    8/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 7/10
    7/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Persona 5 Tactica traz um frescor aos jogos de estratégia por turnos.