Analisamos o jogo Sanabi, uma ação emocionante em 2D. Confira!

0
35

 

Os jogos independentes muitas vezes têm dificuldade em encontrar o seu público, seja devido a problemas de equilíbrio ou a ciclos de jogo insatisfatórios, o que pode prejudicar a sua comercialização e o envolvimento dos jogadores. Sanabi, desenvolvido pela Wonder Potion, não enfrenta esses problemas. Em vez de atender exclusivamente a um tipo de jogador, o jogo expande sua narrativa para mergulhar os jogadores em seu mundo distópico. Sanabi foi lançado em 8 de novembro para Nintendo Switch e PC via Steam.

 

Graças a Assessoria de Imprensa da Neowiz Games podemos jogar Sanabi para PC. Esta gameplay pode ser vista ao final deste artigo.

 

À primeira vista, Sanabi pode parecer o jogo de plataformas dos sonhos de qualquer speedrunner, mas dá uma ênfase significativa à sua história. Os jogadores assumem o papel de um general veterano que deseja simplesmente viver uma vida pacífica com sua filha. Infelizmente, seu passado ressurge, puxando-o de volta à ação. O que torna este personagem único é que ele já é um soldado formidável, fazendo com que muitos dos inimigos que encontra não pareçam páreo para ele, como fica evidente na sequência de abertura. Na verdade, eu diria que os ambientes são mais implacáveis ​​do que os inimigos, mas não vamos nos precipitar.

 

 

O principal antagonista é o homônimo Sanabi, que essencialmente controla a megacidade e é a fonte de todos os seus problemas. Embora ainda não esteja claro quem ou o que é Sanabi, a história tende a se concentrar mais no passado e nos eventos que levaram a esta missão. O personagem principal luta contra a raiva e a tristeza, embora não fale explicitamente sobre isso; suas reações e respostas rápidas transmitem habilmente a profundidade de sua perda. À medida que a história se desenrola, uma garota chamada Mari se junta à causa, tornando a vida do General mais complicada, mas contribuindo com suas habilidades de hacker para justificar sua inclusão. A história ainda se dá ao trabalho de explicar por que ela quer fazer parte dessa missão.

 

Notavelmente, as cenas da história em Sanabi são mais longas do que você esperaria de um típico jogo de plataforma de ação 2D. Normalmente, esses jogos priorizam a jogabilidade para manter a atenção do jogador e evitar interrupções com muitos textos, mas Sanabi adota uma abordagem diferente. Ele se concentra no desenvolvimento do personagem, o que é louvável, mas afeta o ritmo. No entanto, os jogadores têm a opção de pular essas cenas, embora eu não recomende isso, pois acrescentam profundidade à narrativa. Como mencionado anteriormente, você joga como um personagem habilidoso com um braço protético com gancho de corrente como ferramenta principal. Este braço pode ser preso a várias superfícies, permitindo que você balance pelos estágios e mergulhe de cabeça nos inimigos para desmontá-los. Cada estágio apresenta novas maneiras de utilizar a ferramenta e desbloqueia atualizações. Apreciei a abordagem gradual para dominar essas mecânicas, em vez de sobrecarregar os jogadores com todas as habilidades desde o início.

 

 

Sanabi desafia as convenções do gênero de plataforma de ação 2D ao priorizar uma narrativa envolvente juntamente com sua jogabilidade acrobática. No entanto, os tutoriais do final do jogo pareciam um pouco desanimadores. Eles separaram tutoriais de plataforma e de combate, que pareciam redundantes quando os encontrei. Isso se somava às já longas cenas de diálogo que mantinham os jogadores longe do jogo por cerca de 10 a 15 minutos. Apesar disso, novas habilidades são aprimoradas por truques de nível, introduzindo gradualmente plataformas mais orientadas para habilidades.

 

Jogando na dificuldade Normal, achei o desafio administrável. Os desenvolvedores fornecem todas as ferramentas necessárias para navegar sem problemas no jogo. Embora haja uma barra de saúde para monitorar, ela é reabastecida com o tempo e há pouca pressão ao enfrentar inimigos graças a um sistema de checkpoint decente. A maioria das mortes ocorre por queda em buracos, acionamento de alarmes de laser ou pouso em espinhos. Nas missões posteriores, suas habilidades de plataforma serão postas à prova, resultando em uma sensação de velocidade e liberdade raramente encontrada em outros jogos. Os controles são confortáveis ​​e o jogo não o impede, permitindo que você se agarre ao ambiente, desvie de balas e agarre inimigos. A jogabilidade permanece agradável, não importa quanto tempo você jogue.

 

 

Sanabi não é apenas um jogo, é uma experiência aprimorada que recompensa a paciência e oferece uma mistura única de conteúdo baseado em histórias e plataformas orientadas para habilidades, tornando-se uma excelente adição ao mundo dos jogos independentes. Sanabi é um jogo compatível com speedrunner, com opções de speedrunning desbloqueadas após terminar o jogo. Os desenvolvedores projetaram saltos cuidadosamente para se alinharem com possíveis atalhos, e existem sistemas de perdão para mantê-lo no caminho certo. Será interessante ver o que a comunidade de speedrunning fará com o jogo.

 

O tempo gasto no acesso antecipado ajudou claramente a refinar os sistemas do jogo. Mirar e atirar com o gancho de corrente parece natural, e a capacidade de desacelerar brevemente o tempo para planejamento estratégico ou troca de alvo aumenta a diversão. Esses refinamentos no movimento criam um ambiente cativante para navegação e exploração. Os gráficos de pixel são impressionantes, com designs de personagens simples e minimalistas em cenários distópicos detalhados. Essa escolha de design garante que os personagens se destaquem em meio ao caos, mantendo seu personagem à vista. Os estágios posteriores introduzem recursos de design de níveis intrigantes, como interruptores e drones, que adicionam complexidade, mas melhoram surpreendentemente a experiência de jogo.

Confira a gameplay realizada pelo canal Com Noção do jogo Sanabi abaixo:

 

 

Sanabi - PC
Nota Final
9.9/10
9.9/10
  • Gráficos - 10/10
    10/10
  • Jogabilidade - 10/10
    10/10
  • História e Diversão - 9.5/10
    9.5/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 10/10
    10/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Sanabi desafia as convenções do gênero de plataforma de ação 2D ao priorizar uma narrativa envolvente junto com sua jogabilidade acrobática. Embora as cenas da história possam diminuir o ritmo, elas contribuem para o desenvolvimento do personagem e acrescentam profundidade à jogabilidade. Sanabi é uma experiência aprimorada que enfatiza a velocidade e oferece uma mistura única de conteúdo baseado em histórias e plataformas orientadas a habilidades, tornando-o uma excelente adição ao mundo dos jogos independentes.