Analisamos o brazuca Bem Feito, um jogo com uma pitada de creepypasta

0
25

 

De vez em quando surge um jogo sobre o qual é difícil falar sem medo de estragar a experiência. Bem Feito é um exemplo perfeito e o fato de durar apenas 1 a 2 horas torna ainda mais difícil falar sobre isso. Seguindo os passos de Undertale e do mais recente Everhood, apresenta essencialmente duas formas diferentes de jogar, mas quando você percebe isso, é tarde demais para voltar atrás em suas ações. O jogo foi lançado em 9 de novembro para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC (Windows e Linux) via Steam.

 

Graças a Assessoria de Imprensa da QUByte Interactive podemos jogar Bem Feito para PC. Esta gameplay pode ser vista ao final deste artigo.

 

Ao carregar o jogo, você verá uma área de trabalho estilo Windows com um punhado de documentos protegidos por senha, arquivos de imagem e programas executáveis. É aqui que conhecemos o Bem Feito, jogo lançado em 1999 para o portátil Garotron (claramente um Gameboy), que supostamente deixava as crianças enjoadas e ansiosas após jogar. Em 2023, há muito poucas provas de que o jogo existiu, com apenas algumas imagens borradas do próprio cartucho disponíveis online. Felizmente, uma cópia do jogo foi finalmente descartada e preservada, totalmente jogável através de um emulador Garotron. Os rumores de crianças adoecendo não podem ser verdade, certo? Só há uma maneira de descobrir, jogar você mesmo.

 

 

Ele assume a forma de um simulador de vida low-poly com visuais em preto e branco, apresentando sprites 2D em um pequeno ambiente 3D. Reginaldo um personagem morto de Crayon Shin-chan, só que com um sorriso mais ameaçador, acorda em sua pequena e aconchegante casa, apresentando a cada dia uma pequena lista de tarefas a serem cumpridas. A lista fica colada na geladeira de Reginaldo e uma vez concluídas as tarefas, que vão desde pegar um peixe até levar o lixo para fora, nosso amigo pixel art pode tirar uma soneca, a partir do dia seguinte. Algumas tarefas exigem a execução de determinados itens, como machado ou martelo, todos encontrados na “caixa de brinquedos” de Reginaldo primeiro sinal de que as coisas estão prestes a ficar distorcidas.

 

 

A certa altura do dia, um dos amigos peculiares de Reginaldo aparece para uma visita, seja para apreciar suas flores ou para jogar videogame. Uma coisa boa também, já que o velho Reginaldo muitas vezes se sente solitário. Você logo descobrirá que há uma razão por trás de sua solidão e provavelmente depois que for tarde demais.

 

Jogar todos os sete dias leva menos de uma hora. Embora as tarefas mudem a cada dia, elas são principalmente ações de um botão, você está aqui simplesmente para passear, em vez de ser convidado a passar um tempo habitando seu mundo monocromático. Pois a história do jogo parece que foi retirada de alguma creepypasta. Terminada a experiência, você é levado de volta à área de trabalho, e os efeitos do Bem Feito começam a se espalhar para cá também e os arquivos protegidos mencionados ficam acessíveis com os nomes das conquistas do jogo revelando as senhas até então desconhecidas.

 

 

O conceito e a execução são fáceis de admirar. A área de trabalho falsa e as fotografias propositalmente borradas e as verificações manuais acrescentam muito à experiência, ajudando a estabelecer uma história de fundo e uma sensação de mistério. Há um pouco de humor aqui também, embora possa ser mal interpretado. Bem Feito está totalmente em português e não há tradução para outras línguas como o inglês por exemplo. O final do jogo foi um pouco frustrante, pois não há muitas dicas sobre o que fazer e você acaba nesse ciclo problemático. No entanto, concentre-se novamente em algum trabalho de detetive e não pense demais e trate a área de trabalho do sistema operacional como um ambiente realista, ou seja, manipulando arquivos como faria na vida real.

 

Confira a gameplay realizada pelo canal Com Noção do jogo Bem Feito abaixo:

 

 

Bem Feito - PC
Nota Final
8.5/10
8.5/10
  • Gráficos - 9/10
    9/10
  • Jogabilidade - 8.5/10
    8.5/10
  • História e Diversão - 8/10
    8/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 8.5/10
    8.5/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Bem Feito tem sido uma grande surpresa. A área de trabalho virtual e o rastro de papel somaram-se ao ambiente e Reginaldo é um personagem distorcido. É um pouco desajeitado e experimental em relação ao elemento “RPG”. No entanto, ainda é uma experiência que gostei para os dispositivos de contar histórias e gostaria de ver alguns cruzamentos de expansão no futuro.