Forza Motorsport traz gráficos absurdos e muita diversão! Confira nossa análise e gameplay!

0
626

 

Forza Motorsport teve seu início em 2005 no primeiro Xbox de forma bem modesta e aos poucos a série foi ganhando seu espaço até se tornar a gigante que é hoje. Em Forza Motorsport 7 a franquia atingiu sua maturidade e um Forza Motorsport 8 era apenas questão de tempo. Com o lançamentos dos Xbox Series X|S a Turn 10 Studios anunciou que iria fazer um reboot da franquia com o nome de apenas Forza Motorsport prometendo aproveitar todo o poder da nova geração de consoles Xbox. Forza Motorsport chegou e está disponível para Xbox Series X|S e PC.

 

 

Gostaríamos de agradecer a Assessoria de Imprensa da Xbox Brasil por disponibilizar a chave do jogo para realização desta análise, que foi feita em um Xbox Series X.

 

O Modo Carreira

 

O game começa com um introdução de arrepiar! Somos apresentados ao circuito de Maple Valley para fazer uma volta de teste com novo Corvette E-Ray. Geralmente todos os Forza Motorsport começam com esse tipo de corrida. Corremos em uma pista com o carro que esta na capa do game só para ter um gostinho.

 

 

Depois da primeira corrida com o Corvette, vamos para o circuito de Hakone no Japão para mais uma corrida de apresentação, dessa vez com o segundo carro que está na capa do game, o Cadillac Racing V-Series R.

 

Logo em seguida somos apresentados a nosso campeonato de introdução, a Copa dos Construtores, e temos 3 carros para escolher para esse torneio: Subaru STI S209 2019, Honda Civic Type R 2018 ou Ford Mustang GT 2018. Este primeiro torneio é composto por 3 eventos como introdução, depois disso somo apresentados as chamadas Turnês do Automobilismo.

 

O modo Carreira tem no total 5 turnês com 5 campeonatos em cada. Cada campeonato tem uma quantidade variada de corridas (entre 5 ou 6 corridas).

 

As Turnês são: Moderno, Entusiasta, Potência, Legado e Classe Aberta, também temos uma categoria extra chamada “Em Destaque” onde até o momento dessa análise existe uma Turnê com o nome de “Turnê de Pista” .

 

Acredito que com o passar do tempo eles vão adicionar mais eventos nessa categoria “Em Destaque”.

 

Gráficos

 

Forza Motorsport e Forza Horizon sempre foram benchmark para os consoles Xbox exibindo sempre gráficos absurdos com todo o potencial dos consoles. Desta vez não é diferente. Desde seu anuncio a Turn 10 sempre bateu muito na tecla que o game iria usar 100% do poder do Xbox Series X e Xbox Series S, e realmente conseguiram. Testamos o jogo na versão de Xbox Series X e realmente está tudo muito absurdo.

 

 

Temos 3 modos gráficos: Desempenho, Desempenho com Ray Tracing e Visuais.

 

  • Modo Desempenho roda a 60FPS com resolução em 4K;
  • Modo Desempenho com Ray Tracing roda a 60FPS com efeitos de luz aprimorados e Resolução Variável par manter os 60 Quadros;
  • Modo Visuais também roda em 4K mas com Ray Tracing Ativado porém para manter tudo isso o game roda a 30FPS.

 

Joguei Forza Motorsport nos modos Desempenho e Desempenho com Ray Tracing. Com os dois modos a experiência foi muito boa no geral, mas destaque para o modo com Ray Tracing que faz muita diferença nos efeitos de luz, principalmente em pistas as noite e com chuva (esse game na chuva é absurdo!).

 

Sinceramente? Não vi um defeito gráfico no jogo, tudo é extremamente detalhado, desde as texturas do asfalto até as árvores a distancia. Até o seguinte momento esse é o game mais bonito de corrida da geração, sem dúvidas, o nível de detalhes que a Turn 10 conseguiu alcançar é fora do comum.

 

Jogabilidade

 

Aqui onde muita coisa mudou, comparando o Forza Motorsport 7, o jogo está bem mais desafiador com algumas mudanças.

 

 

Quando começamos um evento em um circuito agora temo o modo treino, que é muito recomendado para aprendermos melhor os setores dos circuitos e melhorar nosso tempo geral. Temos que completar pelo menos 3 voltas no treino e cumprir um tempo estipulado para conseguirmos passar pelo Treino e depois disso vamos direto para o evento em si. Temos a opção de pular o treino se quisermos, isso acaba deixando os eventos mais rápidos, mas o ideal ainda é jogar o treino para termos uma performance melhor nas pistas. Outra vantagem de fazer o Treino é que ganhamos créditos e CXP de carro, para conseguirmos personalizar nosso veículo depois.

 

Dificuldade

 

Assim como Forza Horizon, o game também usa o sistema de Drivatars que foi criado no Forza Motorsport 5. Podemos alter a dificuldade deles de acordo com a habilidade do jogador, quanto maior a dificuldade, maior o primeiro em dinheiro que recebemos.

 

 

Também temos o conjuntos de Regras na parte de dificuldade, são 3 tipos de conjuntos: Regras do Clube, Regras Esportivas e Regras avançadas, também seguem a mesma linha dos drivatars, quanto maior a dificuldade maior a porcentagem do bônus em dinheiro que ganhamos no final de cada corrida.

 

E claro que não poderiam faltar a customização das assistências, como Freios, Linha Sugerida, Câmbio, Estabilidade e muito mais.

 

No geral Forza Motorsport está bem desafiador, mas até os jogadores que não gostam de simulação conseguem jogar sem problemas, e já aqueles que são amantes e querem um jogo hardcore de simulação também não vão se decepcionar.

 

Customização

 

Podemos customizar nossos carros da maneira que acharmos melhor, porém de jeito diferente. Para customizar a performance e aparência precisamos ter Pontos de Carros. Ganhamos Pontos de Carros subindo o nível deles, correndo com eles nas corridas, então quanto mais jogarmos com um carro, mais pontos temos.

 

 

Essa parte está muito completa também, podendo mudar peças para melhorar a performance de nosso carros, mas também alterar a aparência deles, algumas customizações tem nível alto, então precisamos jogar bastante se quisermos mexer totalmente em nossos carros.

 

Claro que não poderia faltar também a parte de design e pinturas, onde podemos criar designs para nossos carros, é aí onde a galera criativa faz a festa!

 

Um recurso muito legal que ainda continua é o opção de publicar seu design para outras pessoas baixarem e usarem no seus carros, e com isso você ganha dinheiro, essa opção também existe na parte de Performance.

 

Para aqueles que realmente entendem de carros e gostam de mexer nos mínimos detalhes temos a categoria de Tunagem, onde podemos alterar pressão dos Pneus, Alinhamento, Barras Estabilizadoras e muito mais. Essa categoria de customização realmente é recomendada para jogadores que realmente gostam de detalhes absurdos, qualquer mudança ali pode fazer seu carro ficar muito melhor ou muito pior.

 

Modos de Jogo

 

Além do modo carreira, temos alguns outros modos de jogo também. Começando pelo multiplayer que está um pouco diferente, também temos que jogar alguns eventos de introdução para receber uma classificação inicial no multiplayer, lembrando um pouco o primeiro campeonato do modo Carreira, porém tudo aqui é em tempo real, temos tempo para participar de eventos, o Treino temos que jogar até acabar o relógio também.

 

 

Depois disso temos um a seleção de eventos, da mesma forma do modo carreira porém com um diferencial, esses eventos são rotativos, por exemplo: no momento dessa análise temos a série de Protótipos que vai terminar em 3 dias, então depois de 3 dias outro evento vai entrar no lugar dele e assim por diante. Então sempre teremos eventos diferentes para jogar no multiplayer.

 

Temos também o modo Jogo Livre, onde podemos escolher o carro que quisermos, na pista que quisermos, e customizar várias configurações de acordo com nosso gosto, como jogar uma pista a noite, com chuva, por exemplo.

 

Em seguida temos o modos Rivais, que também esta presente nos Forza a alguns anos. Nesse modo escolhemos a categoria nosso carro primeiro, entre E, D, C, B, A, S, R, P, e X ( sendo X a classe de carros mais rápida do game). Depois temos que escolher as pistas que queremos enfrentar esses Rivais, dentro das pistas podemos escolher o layout, completo ou reduzido por exemplo, assim que abrimos uma pista já damos de cara com o rival que o game selecionou de acordo com seu tempo naquela pista. Tudo consiste em bater o tempo do Rival, que aparece como fantasma na pista, assim que batemos o tempo de um Rival, automaticamente outro é jogado para gente, e se fizemos o melhor tempo e não tiver mais rivais, competimos com nosso próprio tempo.

 

Por último temos o Multijogador Privado, onde podemos  criar nosso eventos e convidar amigos da Xbox Live para jogar.

 

Considerações Finais

 

Forza Motorsport traz novos ares para a franquia mas não deixando suas origens de lado. A Turn 10 Studios prometeu entregar um jogo absurdo de corrida que agradaria tanto o público casual e o hardcore, e fico muito feliz em dizer que eles conseguiram mais uma vez!

 

Quer saber mais sobre o jogo, assista a gameplay feita pelo canal ANDScreamer Plays!

 

 

Forza Motorsport - Xbox Series X
Nota Final
9.8/10
9.8/10
  • Gráficos - 10/10
    10/10
  • Jogabilidade - 9/10
    9/10
  • História e Diversão - 10/10
    10/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 10/10
    10/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Gráficos absurdos e muito divertido! Forza Motorsport é obrigatório para amantes de corrida!