EA SPORTS FC 24 premia jogadores tóxicos com jogabilidade que destrói o futebol real. Confira nossa análise e gameplay!

0
32

 

A Assessoria de Imprensa da EA Brasil nos enviou uma chave para que possamos ter acesso ao jogo EA SPORTS FC 24 para PC. Obrigado pela confiança no Nerdlicious EA SPORTS FC 24 está disponível para PlayStation 5, Xbox Series X|S, PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

 

 

Ao final deste artigo você poderá ver a nossa gameplay do jogo e uma visão geral dele no PC. Não deixe de conferir!

 

Novo nome, mas poucas mudanças

 

Como todos nós jogadores que nos intitulamos “fifeiros”, vamos demorar para nos acostumar com o novo nome do jogo de futebol da EA. O antigo FIFA por questões contratuais (e financeiras) com relação a entidade maior do futebol mundial, dá espaço para a entrada do novo FC. EA SPORTS FC 24 é o primeiro desta “nova franquia” que apesar de logotipo e um visual mais moderno em suas artes e menus internos, busca manter aquilo que já é conhecido pela grande maioria, mas como sempre, peca quando deseja acrescentar detalhes e acaba “estragando” o jogo. Digo isso principalmente pela nova gameplay que tem assustado muitos jogadores, inclusive os profissionais. Confira algumas das reações ao novo jogo:

 

 

Jogabilidade

 

Normalmente deixo as questões de jogabilidade em minhas análises por último, mas desta vez invertemos aqui, pois isto influencia em muito o que falarei mais adiante, afinal, quem gosta de jogos de futebol, por mais que deseja ver novidades (pequenas) e gráficos bonitos, o mais importante é como a gameplay está, e no caso de EA SPORTS FC 24, tenho que lhe dar a triste informação que está terrível!

 

 

O jogo mantém tecnologias como a HyperMotionV e a Frostbite, que juntas ajudam na criação de um ambiente adequado e mais próximo ao de partidas reais e movimentações de jogadores de verdade… pelo menos é o que dizem, mas o que realmente vemos é um festival de dribles absurdos, sendo usados de forma com que transformam uma simples partida de futebol numa espécie de “Mortal Kombat” onde os que aprendem mais rápido a dar os “combos” vencem. Explicando, é normal vermos craques como Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar e afins, que tem habilidade únicas fazendo jogadas habilidosas, porém, em EA SPORTS FC 24, qualquer “pé de rato” (Neto Feelings) pega a bola, sai dando dribles como se fossem combos de jogos de luta, passam por 10 jogadores, driblam o goleiro e finalizam dando um chute de letra com o gol aberto. Onde isso é real?

 

EA SPORTS FC 24 era um jogo de futebol, onde cada jogador tinha suas técnicas para chegar até o gol. Uns utilizavam a marcação como seu ponto forte, outros usavam suas corridas pelas pontas, outros ainda seus chutes de fora da área, e alguns por exemplo mesclavam bons passes e lançamentos precisos. Havia também os que gostavam de driblar, mas era algo mais natural e não exagerado como vemos nesta novo jogo da EA.

 

Os jogadores que querem ter algum resultado em EA SPORTS FC 24 (principalmente em modos de jogo como o Ultimate Team), tem que aprender urgentemente a driblar como se fossem “combos” e isso é chato demais. E não há forma alguma de se opor à isto, afinal, zagueiros e goleiros não evoluíram ao ponto de combater isto, então, ou se aprende, ou joga na base da sorte.

 

PlayStyles é uma inovação que é super bem vinda!

 

O PlayStyles é otimizado por dados reais da Opta e de outras fontes, e traz uma dimensão sem precedentes aos atletas, indo além das classificações gerais para destacar as habilidades em campo que tornam os jogadores especiais.

 

 

Esta nova tecnologia traz realmente características únicas de grandes jogadores e transformam a gameplay em algo diferente. Por exemplo, um jogador que na vida real gosta de fazer lançamentos precisos, dentro do jogo ele também tem essa técnica, ou algum jogador que tem arrancadas incríveis, na gameplay isso vai ser único dele também. Isto te ajuda na hora de montar elencos com suas características de gameplay por exemplo dentro do Ultimate Team.

 

Evoluindo seus jogadores como Pokémons?

 

Sim! Esta é outra novidade dentro do Modo Ultimate Team que agradou muito os jogadores. Neste função, é possível evoluir cartas de jogadores e transformá-los em “raros” dando um “up” em algumas de suas características. Basta incluir o escolhido dentro desta função e cumprir objetivos pré determinados e pronto! Seu jogador ganhou alguns pontos extras em velocidade, defesa ou até mesmo finalização.

 

Gráficos

 

Os gráficos estão bonitos, como disse anteriormente, o HyperMotionV e a Frostbite ajudam muito a transformar o jogo em algo mais próximo a realidade (visualmente falando), com gramados em condições diferentes em cada ocasião, estádios bem detalhados, torcedores que são ponto chave da partida, desde seus gritos de apoio, até suas aparições nos intervalos dos jogos. Também temos que dar os parabéns para as animações do Modo Carreira, tanto como jogador, quanto como técnico, que estão bem detalhadas e te colocam realmente dentro deste “personagem” escolhido.

 

Somente uma coisa me incomoda durante as partidas que são o excesso de informações inúteis dadas durante as partidas. Estas informações aparecem no gramado e por vezes atrapalham nossa visão geral do campo e podem te prejudicar caso queira recomeçar o jogo rapidamente.

 

Bugs

 

Aí está outro ponto de crítica que temos em EA SPORTS FC 24!

 

Não é incomum alguns travamentos em menus, crashes e até o famoso bug da bola invisível, dentro das partidas e até em animações do Modo Carreira.

 

O poder da invisibilidade chegou também as cartas dos jogadores que vez em quando aparecem em branco na loja do Ultimate Team e até quando abrimos no menu Elenco.

Há também travamentos… pequenos travamentos durante algumas partidas, que muitas das vezes achei serem problemas da minha internet, ou da internet do jogador adversário, mas que após muito analisar, percebi que era do jogo mesmo. O jogo dá um travamento de algo em torno de 2 segundos e quando retorna seu jogador já está em outro ponto lá na frente. Isso pode ser pouco falando assim, mas quando se está concentrado numa partida, isto atrapalha muito e pode ser a causa de muitos AVC`s de jogadores por aí (rs).

 

Outro problema, que não podemos dizer que é um bug (apesar de pra mim ser) são os famosos “handicaps”, que continuam ajudando adversários durante as partidas. É bizarro você chutar várias bolas na trave, os rebotes ficarem sempre com o goleiro deles e quando é o contrário a bola sempre sobra pro adversário. Coincidência? Também vemos isto em divididas que quase sempre estão à favor de um dos lados, deixando a força característica de jogadores (principalmente zagueiros) como se fossem “nada”!

 

Modo Carreira volta a se destacar

 

EA SPORTS FC 24 traz os mesmos modos de jogo já conhecidos, mas um que os jogadores sempre adoravam tinha sido meio que abandonado pela EA nas últimas edições. Felizmente o Modo Carreira voltou com tudo nesta nova edição e traz algumas coisas bem interessantes.

 

 

Além de novas animações e funções tanto no Modo Carreira de jogador, quanto na de técnico, o jogo introduziu os agentes que auxiliam por exemplo um jogador em questões extra campo e os assistentes do técnico que treinam jogadores em algumas funções específicas, lhe dando mais tempo para focar na administração do time, formações, etc…

 

É bom ou ruim?

 

EA SPORTS FC 24 no geral é mais do mesmo, com pequenas introduções interessantes, mas pecando no mais simples que é a gameplay, fazendo com que sejam explorados mais os handicaps e bugs, premiando jogadores tóxicos e que se a EA não tomar conta, vai afastar aqueles que gostam de jogar e se divertir. Pensa naquele pai de família que só pode jogar à noite quando chega do serviço ou aqueles que só podem jogar no final de semana e não tempo para estudar tanto o jogo para enfim poder curtir uma “partidinha”. Estes certamente abandonarão a franquia, pois EA SPORTS FC 24 não foi feito para eles.

 

Outro ponto chave para um alerta da EA quanto ao seu novo EA SPORTS FC 24 é o preço alto cobrado pelo jogo, que na versão para PC na Steam custa R$ 529,00 na Edição Ultimate.

 

Bom… agora veja nossa gameplay abaixo e não se esqueça de se inscrever em nosso canal no Youtube!

 

 

EA SPORTS FC 24 - PC
Nota Final
7.9/10
7.9/10
  • Gráficos - 8.5/10
    8.5/10
  • Jogabilidade - 7/10
    7/10
  • História e Diversão - 7.5/10
    7.5/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 8.5/10
    8.5/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

EA SPORTS FC 24 no geral é mais do mesmo, com pequenas introduções interessantes, mas pecando no mais simples que é a gameplay, fazendo com que sejam explorados mais os handicaps e bugs, premiando jogadores tóxicos e que se a EA não tomar conta, vai afastar aqueles que gostam de jogar e se divertir.