CCXP23 recebe a francesa Léa Murawiec, quadrinista de “O Grande Vazio”

0
9

 

A quadrinista Léa Murawiec é mais uma das convidadas da CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Autora de O Grande Vazio (2021), ela estará presente no evento durante todos os dias no espaço da editora Comix Zone no Magic Market, responsável por editar, traduzir e adaptar a obra original do francês para o português brasileiro.

 

A esquerda, Léa Murawiec. A quadrinista francesa visita o Brasil pela primeira vez exclusivamente para a CCXP23. Crédito: Alain François (retrato) / Comix Zone/Divulgação (capa)

A história de Léa Murawiec

 

Nascida na França em 1994, Léa Murawiec é quadrinista há uma década. Com formação em design gráfico e tipografia pela escola Estienne, ela também é editora e autora na editora independente Flûtiste, onde publica regularmente desde 2013, seus trabalhos em fanzines e revistas coletivas, como Biscoto e Novland.

 

Em 2021, lançou O Grande Vazio, obra que foi desenvolvida durante sua residência na ‘Cité de la Bande dessinée’, em parceria com as instituições Magelis e EESI e lançada no Brasil pela Comix Zone no primeiro semestre de 2023. O título conquistou tanto o público quanto a crítica, sendo eleito a principal obra de 2021 pela redação da Actuabd, um site francês especializado em quadrinhos, e recebendo o Prêmio do Público France Télévisions no Festival de 2022.

Nome Igual, Vida Diferente: Uma Jornada Contra o Esquecimento

 

Em O Grande Vazio, acompanhamos a vida de Manel Naher, uma jovem cuja existência se torna ameaçada ao descobrir uma homônima famosa, uma cantora de sucesso em um mundo onde a ‘presença’ é a chave para a sobrevivência. Ser lembrado, ter o nome falado e memorizado é essencial, enquanto o anonimato pode ser fatal. Pouco afeita à vida social, a protagonista trabalha em um centro que lê nomes de pessoas solitárias para mantê-las vivas, mas acaba sucumbindo à competição com sua homônima famosa, levando-a a uma perigosa busca pelo desconhecido ao lado de seu amigo Ali, em uma tentativa desesperada de escapar desse angustiante sistema.

 

Para Ivan Costa, co-fundador da CCXP e curador da programação de histórias em quadrinhos do festival, a presença de Léa no evento é motivo de comemoração para o evento e para os fãs. “Léa é um dos jovens e exponenciais talentos dos quadrinhos contemporâneos em escala global. Ter a autora na CCXP23 reforça o nosso compromisso com o público, com os novos artistas e principalmente com a qualidade da nossa curadoria em conjunto com diversos parceiros, sempre trazendo os melhores quadrinistas do mercado mundial até os fãs brasileiros.”, completa.

 

Para obter mais informações sobre a CCXP23 e conferir a lista completa de artistas e atividades, visite o site oficial.

 

Serviço

 

CCXP

 

Datas: de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2023.

Local: São Paulo Expo

 

Horário de funcionamento do evento:  

SPOILER NIGHT (29/11/2023): das 18h às 21h

Quinta-feira (30/11/2023): das 12h às 21h

Sexta-feira (01/12/2023): das 12h às 21h

Sábado (02/12/2023): das 11h às 21h

Domingo (03/12/2023): das 11h às 20h