eFootball 2024 traz melhorias na jogabilidade, mas ainda está longe de ser um bom jogo. Confira nossa análise e gameplay!

0
50

 

A Konami anunciou o lançamento de um novo ano de sua principal propriedade intelectual no campo do futebol: eFootball. A atualização traz o eFootball 2024 e uma série de atualizações e acréscimos para usuários de todas as habilidades e experiências.

Jogamos a atualização do jogo para a nova temporada no console PlayStation 4, e apesar de admitir que o jogo melhorou em termos de jogabilidade, ainda peca em aspectos primordiais para um bom jogo. Confira abaixo nossa análise completa!

 

Nova temporada

 

Assim como nos últimos anos, o eFootball agora só se “atualiza” para uma nova versão/temporada, não mais dependendo de ser desinstalado e instalado novamente. Com isto, o jogo gratuito até facilita para os gamers na hora de obter a última versão.

 

 

Com a chegada da temporada do eFootball 2024 tivemos algumas boas melhorias em jogabilidade e a adição de “boosters” que são peças-chave para evoluir alguns de seus jogadores do elenco, mas será que só isto já serve para ficarmos satisfeitos?

 

Jogabilidade

 

Uma das maiores reclamações dos gamers era a jogabilidade fraquíssima da franquia. Eram momentos tensos quando seu jogador tinha que dominar a bola, ou levar ela consigo para o ataque, mas para esta temporada a Konami atendeu os fãs e trabalhou firme para melhorar isto.

 

 

Nesta atualização, os jogadores tem maior controle sobre a bola, conseguem dominar melhor e até correr para o ataque levando a redonda de uma forma melhor, porém, passes e lançamentos ainda são um ponto fraquíssimo, o que faz com que tenhamos jogos quase sempre amarrados e ganhados “por uma bola”. Jogadas trabalhadas, assim como fazemos no jogo do concorrente (FIFA), é quase impossível fazer, afinal, tudo é muito rápido e nos obrigando a definir logo ao gol. Abriu espaço? Manda pro gol! Conseguiu um passe mais limpo? Manda pro gol e seja o que Deus quiser!

 

Novamente tenho que afirmar que a Konami está indo no rumo certo, corrigindo erros bobos na questão de jogabilidade, mas ainda falta muito para tornar o eFootball competitivo. Como dito antes, os passes são o maior problema desta franquia no momento, com atrasos no tempo de resposta e até erros de direção. É quase incontável o tanto de vezes que tentei passar para um jogador desmarcado e a bola acabou indo em outra direção nada a ver com o que tinha pensado. E não… não sou tão ruim assim em jogos de futebol, é erro do jogo mesmo…

 

Novas animações, mas menos conteúdo

 

Outro fator importante a ressaltar nesta atualização do eFootball é que ele ganhou novas animações em certos momentos, como no início de jogos e nas comemorações de gols ou de resultados que nos classificam à novas divisões. Porém, em questão de narrações está tudo igual! Fizeram um verdadeiro CTRL + C, CTRL + V, nos áudios e mandaram ver… uma preguiça ou simplesmente quiseram baratear o jogo?

 

 

Além disso, infelizmente a Konami realmente decidiu matar o jogo offline, tendo apenas o modo Authentic Team (o amistoso) com poucos clubes. O eFootball virou jogo de quem só gosta de jogar online e isto pode acabar afastando alguns gamers.

 

Menos clubes licenciados

 

Nos últimos anos a Konami se esforçava para trazer times e ligas inteiras licenciadas, mas não sei o que houve em 2024 que parece que a equipe de licenciamento esqueceu de trabalhar. No modo Authentic Team vemos pouquíssimos times, mas se você por acaso for um fã do futebol japonês pode até ficar feliz, pois é o país com mais clubes no jogo. Gigantes da Europa e da América do Sul estão fora do jogo, tais como Real Madrid na Espanha, ou até mesmo a seleção brasileira. Falando em Brasil, não há nenhuma equipe nacional disponível neste modo, aparecendo somente em Treino Livre, mas alguns com nomes alternativos, como o Corinthians que virou Arthur Alvim com jogadores genéricos. Bizarro!

 

É só online?

 

Sim! Para ser sincero… sim! Como disse antes, a Konami resolveu “matar” seu modo offline, para focar somente no online, mas com um sistema totalmente confuso de entrosamento e montagem de equipes, faz com que muitos jogadores que deviam dar uma chance à franquia acabem abandonando-a nos primeiros jogos.

 

Não é difícil conseguir jogadores ditos “craques” dentro de eFootball 2024, porém, sem um entrosamento na equipe, os atributos deles vão para as cucuias, fazendo-os se tornar verdadeiros “pés de ratos” como diz o Craque Neto.

 

Acredito que outro ponto que a Konami devia focar é no aprimoramento e simplificação da montagem de elenco. Pode até tornar mais difícil conseguir jogadores craques no início de temporadas, mas faça com que tenhamos maior controle das equipes e consigamos subir degrau por degrau até um time de ponta. Ah… e nem tente mudar a formação do time no meio da partida para tentar buscar um resultado, pois isso pode verdadeiramente “matar” seu elenco, pois os atributos dos jogadores caem mais ainda e você pode se ver jogando com o time da sua rua contra o Barcelona.

 

É bom ou ruim?

 

Definitivamente se eFootball 2024 fosse um jogo pago ninguém compraria. É importante ressaltar que a Konami tem noção disso e que desistiu de competir com a EA (FIFA). Por outro lado, eFootball 2024 sendo um jogo gratuito pode atender alguns jogadores sem grana para comprar o do concorrente e acabam passando boas horas nele. Infelizmente a Konami tem um caminho muito longo pela frente se quiser tornar o eFootball em um jogo competitivo e jogável, mas será que eles estão preocupados com isso? Pelo mal trabalho feito no licenciamento este ano, pensamos que não…

 

eFootball 2024 está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Android, Xbox One, Xbox Series X|S, iOS e PC.

 

Bom… agora veja nossa gameplay abaixo e não se esqueça de se inscrever em nosso canal no Youtube!

 

 

eFootball 2024 - PlayStation 4
Nota Final
7/10
7/10
  • Gráficos - 9/10
    9/10
  • Jogabilidade - 7/10
    7/10
  • História e Diversão - 6/10
    6/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 6/10
    6/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Infelizmente a Konami tem um caminho muito longo pela frente se quiser tornar o eFootball em um jogo competitivo e jogável, mas será que eles estão preocupados com isso? Pelo mal trabalho feito no licenciamento este ano, pensamos que não…