Análise do filme Besouro Azul, em cartaz nos cinemas brasileiros

0
263

 

Besouro Azul é o primeiro filme do novo universo compartilhado da DC no comando de James Gunn, dirigido por Angel Manuel Soto, e tem Xolo Mariduêna como Jaime Reyes (Besouro Azul) e nossa brasileira Bruna Marquezine como Jenny Kord na linha de frente das atuações.

 

A história do filme

O filme se passa em Palmera City, que lembra muito Miami em vários aspectos da cidade, porém com uma pegada um pouco mais futurista.

 

Jaime Reyes volta para casa depois de terminar a faculdade e logo no começo do filme já somos apresentados a família Reyes que passam por muitas dificuldades financeiras, por serem imigrantes mexicanos, vivem em um comunidade pobre de Palmera City, mas sempre levam tudo com esperança e bom humor.

 

Jaime quer ajudar sua família, pois agora como ele mesmo diz para sua irmã, ele tem um diploma e sonha em dar uma vida melhor e tirar seus entes queridos do sufoco. Em meio a sua busca por emprego ele acaba se esbarrando com Jenny Kord (Bruna Marquezine) que é filha de um dos fundadores das Indústrias Kord e que está em “pé de guerra” com sua tia Victoria que está usando a tecnologia das Indústrias Kord para fabricar armas e para uso militar utilizando um artefato alienígena.

Jaime confronta Victoria e perde seu emprego, mas Jenny com pena do rapaz, promete que vai ajudar ele com uma oportunidade nas Indústrias Kord e pede para Reyes ir falar com ela no dia seguinte no prédio principal da empresa. No dia seguinte Jenny rouba o artefato, e acaba colocando dentro de uma embalagem de um hambúrguer chamado Big Belly Burger mas Jaime aparece no mesmo dia, os dois acabam se cruzando, e Jenny pede para Reyes proteger aquele “hambúrguer” como se fosse a vida dele.

 

Jaime acaba levando o escaravelho para sua casa e a família Reyes acaba abrindo o artefato. É nesse momento em que o escaravelho se funde com Reyes e essa cena é um misto de humor e desespero da família de Jaime ao ver o garoto sendo fundido com o artefato alienígena. Jaime ganha poderes ABSURDOS por causa da simbiose com o escaravelho e agora está na mira de Victoria que irá fazer de tudo para recuperar o artefato e terminar seu projeto militar. Por outro lado Jenny também está sendo procurada por sua tia, e Jaime vai atrás dela para obter respostas sobre o escaravelho.

 

E assim o filme segue a jornada dos dois e também da família Reyes contra Victoria e seu “projeto” que é o vilão do filme chamado Carapax, que já tem várias partes do seu corpo substituídas por implantes robóticos.

 

Um filme mergulhado na cultura latina

 

Besouro Azul é um filme que faz uma homenagem muito grande para toda América Latina, desde a casa e bairro da Família Reyes, até com referencias à Maria do Bairro e Chapolin Colorado. Além disso a trilha sonora também tem muitas musicas típicas mexicanas que ajudam ainda mais na imersão de que realmente estamos vendo uma família latina.

E a Bruna Marquezine?

Jenny, a personagem de Bruna Marquezine, é importantíssima para o desenrolar da historia em Besouro Azul. Ao longo do filme vemos uma evolução enorme da personagem e de como seu passado moldou suas ações e emoções.

 

A atuação de Bruna é (pelo menos na minha opinião) uma das melhores do filme. Realmente ela e Xolo Mariduêna tem uma química muito interessante neste filme.

 

Efeitos Especiais

 

O CGI de Besouro Azul não é nada absurdo, já é algo esperado em filmes de super-heróis, mas sabemos que muitas produções recentes sofreram com uma animeção extremamente bizarra (She-Hulk e Flash por exemplo), mas, por outro lado, Besouro Azul não comete esse erro, e o CGI apresentado casa completamente com a proposta do filme.

Atuações no Geral

 

Besouro Azul geral tem boas atuações, mas o destaque mesmo vai para Bruna Marquezine que na minha opinião fez um trabalho melhor na dramatização. Toda a Família Reyes é muito divertida e me tirou muitas risadas. Xolo Mariduêna é um pouco mais contido, mas entrega muito quando está totalmente mergulhado da simbiose do escaravelho, e realmente sentimos que ele se divertiu muito nesse filme.

 

O vilão Carapax é com certeza o ponto mais baixo das atuações, e é inegável que como em todo filme de origem sempre temos um vilão não muito interessante. Victoria Kord também faz o papel de vilã padrão de filmes de origem que querem alcançar seu objetivo a qualquer custo.

 

Considerações finais

 

Besouro Azul não trás nada de novo em sua formula, é a jornada do herói que já vimos muitas vezes no cinema, mas é um longa extremamente divertido, bem humorado, que mergulha totalmente na cultura latino americana e cumpre sua proposta de ser um ótimo filme de origem para o personagem.

 

O filme Besouro Azul está em cartaz nos cinemas brasileiros. Confira o trailer abaixo:

 

 

Besouro Azul - Em cartaz nos cinemas
Nota Final
7.5/10
7.5/10
  • Ideia e Roteiro - 7/10
    7/10
  • Fotografia, Figurino e Efeitos Visuais - 8/10
    8/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 8/10
    8/10
  • Adaptação e Atuação - 7/10
    7/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Besouro Azul não trás nada de novo em sua formula, é a jornada do herói que já vimos muitas vezes no cinema, mas é um longa extremamente divertido, bem humorado, que mergulha totalmente na cultura latino americana e cumpre sua proposta de ser um ótimo filme de origem para o personagem.