Analisamos o jogo e a DLC do indie brasileiro Phil Alone

0
401

 

Para que curte jogo no estilo Escape The Room, vai adorar o jogo indie brasileiro desenvolvido por Gabriel Dias e distribuído pelo estúdio GD Games. Phil Alone é um RPG com puzzle e terror, desenvolvido em pixel art. No jogo controlamos o Phil, assim que o protagonista acorda, ele quer sair com os amigos. Porém antes tem que fazer as tarefas de casa e aí que começamos o desafio, achar o final verdadeiro. O jogo está disponível para PC via Steam.

Graças a Assessoria de Imprensa da GD Games podemos jogar Phil Alone para PC. Esta gameplay pode ser vista ao final deste artigo.

 

Phil Alone se passa dentro de uma casa com dois cômodos, em que somos colocados para realizar certas tarefas, a partir das decisões que tomamos no jogo, temos um final diferente. Mas, enquanto não encontramos o final verdadeiro, não é possível zerar o game, ou seja, ficamos presos em um loop, já que o jogo traz 5 finais, um verdadeiro e 4 falsos. Obviamente o jogo pode ser repetitivo para alguns jogadores, mas essa é a ideia, já que estamos vivendo o mesmo dia enquanto não conseguimos fugir da morte. No entanto, por ser um jogo com uma duração bem curta, não achei enjoativo, pelo contrário, fiquei com vontade de mais finais e mais puzzles para resolver.

 

 

Praticamente a meta é descobrir como quebrar o loop que está acontecendo dentro do quarto. Você poderá encontrar pistas nos móveis da casa para descobrir qual é a saída correta, procure por dicas em todos os locais, talvez você encontre dicas valiosas na sala ou no quarto. Pode haver pessoas que conseguem descobrir o verdadeiro final de primeira, mas também podem haver pessoas que só conseguem na 30ª vez. Eu levei em média de 40 minutos para descobrir o final verdadeiro e passei pelos 4 finais falsos. E você, quanto tempo demorará para conseguir descobrir? Nos momentos mais tensos temos toda uma aura completamente diferente do que tínhamos anteriormente, aumentando a sensação de medo, mas não chega ser um jogo de terror muito pesado, nem vai te dar sustos.

 

A DLC que recebemos Phil Alone – Game Dev Book, na verdade é um livreto digital contando mais sobre o game, sendo muito interessante para quem gosta de saber mais sobre os bastidores. Então venho fazer uma correção, pois durante a live de gameplay, falei que a DLC é algo acrescentado no jogo.

 

O livreto sobre o desenvolvimento do jogo é algo a mais para aqueles que gostaram de Phil Alone, e acaba incluindo diversos detalhes do desenvolvimento dele, desde o começo da sua produção na Ludum Dare até o resultado após 30 dias na Steam. É um e-book em formato A5 em PDF com mais de 20 páginas. Durante a leitura, pude descobrir que inicialmente Phil Alone foi feito apenas em inglês, já que o game foi criado fora do Brasil. Mas por conta das atualizações e o interesse do público brasileiro, Gabriel conseguiu expandir seu trabalho para mais idiomas, como o nosso português brasileiro. Visto que boa parte das pessoas por aqui não têm a oportunidade de aprenderem a língua inglesa.

Além disso, ele descreve as mudanças que realizou no jogo para torná-lo mais atrativo aos jogadores. Sendo assim, é um livreto para quem tem curiosidade sobre o processo de desenvolvimento de um jogo. No texto ele também incentiva outros devs brasileiros a irem atrás do seu sonho e colocarem o jogo na Steam. Recomendo demais a leitura!

 

Confira a gameplay realizada pelo canal Com Noção do jogo Phil Alone abaixo:

 

 

Phil Alone - PC
Nota Final
9.5/10
9.5/10
  • Gráficos - 10/10
    10/10
  • Jogabilidade - 9.5/10
    9.5/10
  • História e Diversão - 9/10
    9/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 9.5/10
    9.5/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Phil Alone é um jogo RPG em pixel art, com puzzles com a temática de terror e com uma duração bem curta. No entanto, ele pode encantar as pessoas com a temática e mistério, deixando os jogadores com gostinho de quero mais.

 

Aviso: O jogo possui conteúdo que pode gerar gatilhos, pois tem Suicídio. Recomendo não jogar se sentir que esse é um tópico sensível para você.