Tchia é um jogo de aventura com uma história emocionante! Confira nossa análise e gameplay!

0
498

 

Tchia foi lançado em 21 de março de 2023 para PlayStation 5, PlayStation 4 e PC via Epic Games. Tchia começa com uma nota do desenvolvedor descrevendo exatamente o que está tentando fazer e faz um ótimo trabalho ao definir o mundo e o tom da experiência. Você explora um arquipélago mágico e ficcional fortemente inspirado pela Nova Caledônia e suas tradições. A ilha de Tchia é uma maravilha de se ver. Não é apenas lindo, mas está repleto de coisas para fazer: velejar, escalar, esculpir totens, deslizar, mergulhar em pérolas, atirar com precisão, pular em árvores, caçar tesouros – a lista é interminável.

 

Graças a Assessoria de Imprensa da Awaceb podemos jogar Tchia para PC. Esta gameplay pode ser vista ao final deste artigo.

 

Além disso, há uma história em média de 10 horas para concluir as missões e vilões com os quais lutar. A história segue com Tchia para salvar seu pai sequestrado. O design do personagem é uma reminiscência de um programa de TV infantil animado, mas o movimento, especialmente pequenas animações detalhadas como close-ups de mãos, são fantásticos. A estética também denuncia o que é, por vezes, um tom surpreendentemente sombrio. O grande mal, Meavora, é apresentado de uma maneira tão sombria e comicamente maligna que eu engasguei e ri alto. Violência surpreendente ocorre e piadas inapropriadas são contadas, tudo em contraste com os visuais infantis, que é muito cômico. Em nenhum momento a Tchia sente que está a rebentar pelas costuras, seu equilíbrio de atividades, exploração e história faz com que pareça perfeitamente completo.

 

 

Das minhas horas de jogo com Tchia, a história durou cerca de 8 horas e se tirássemos todas as vezes que eu me distraí com surtos de exploração emocionante ou brincando com a última atividade brilhante que encontrei, seria menos do que isso. Sua história caprichosa na ilha, sobre uma jovem descobrindo suas habilidades mágicas recém-descobertas, é curta, mas enérgica, e atua como uma linha robusta no que pode ser uma quantidade esmagadora de coisas que são jogadas em você. Funciona quase como uma viagem de ida e volta pelas bolas paradas gigantes de Tchia. Você obtém um pouco da história em cada nova área antes que ela o solte e você fique livre para correr. Há muito drama, muita aventura e até um pouco de romance, o que foi uma boa surpresa.

 

Também adoro o quão autêntica a história é em relação à sua inspiração. Os mitos, a magia e os deuses comedores de bebês de Tchia estão entrelaçados com inspirações de um lugar do mundo real, que é a Nova Caledônia, um pequeno arquipélago no sudoeste do Pacífico. É o local de nascimento dos cofundadores da Awaceb, e você pode sentir o amor e a paixão que eles têm por representar sua casa em forma de videogame. A cultura, o folclore e as tradições da Nova Caledônia estão estampados em Tchia. Todos os personagens de Tchia falam um dialeto local, uma mistura de francês e Drehu, e também são dublados por atores locais, alguns dos quais nunca haviam atuado antes. Isso apenas faz Tchia parecer um jogo feito com amor, feito por pessoas que realmente se importam.

 

 

Essas inspirações são transportadas para o próprio arquipélago do jogo, que, simplesmente, é absolutamente lindo. Existem selvas densas, pântanos escuros, praias arenosas, penhascos rochosos, rios sinuosos – é basicamente uma enorme colcha de retalhos de vários terrenos. Esses micros biomas abrigam diferentes plantas e animais selvagens, o que parece um pouco improvável até você saber que a Nova Caledônia é conhecida por seus microclimas e biodiversidade excepcional. E nem uma única polegada das ilhas em Tchia é estéril. Sempre há algo para encontrar, desde navios naufragados no fundo do oceano até tesouros encontrados nos picos mais altos. Há apenas uma abertura e curiosidade para a exploração que é maravilhosa, e é um tipo de aventura do tipo siga seu nariz. O combate não existe no sentido tradicional. Tchia não pode dar um soco, mas pode atirar objetos inflamáveis ​​em inimigos de pano em uma exibição explosiva. Como acontece com a maioria das atividades do jogo, lutar assim é opcional, mas fui obrigado a fazê-lo até a exaustão. Foi o único caso em que me cansei do mecânico depois que seu brilho inicial passou.

 

Pontilhar um monte de ícones em um mapa para explorar é ótimo, mas se eu tiver que andar por toda parte para chegar até eles, você pode esquecer. Você não precisa tocar um único dedo do pé no chão em Tchia, a menos que queira. Os muitos rios das ilhas significam que você pode pular em um barco e seguir o vento até o seu destino. Você pode pular nas árvores espalhadas pela paisagem, catapultando-se de uma para a outra. Errou completamente o seu pulo na árvore? Apenas pegue seu planador e navegue suavemente até o chão.

 

Você também pode escalar em qualquer superfície que desejar, há pequenos soluços, como quando você precisa posicionar Tchia desajeitadamente da maneira certa para que ela comece a escalar ou alcançar uma borda de uma parede ou superfície que ela não conseguirá manobrar, mas é facilmente perdoado porque você pode literalmente escalar qualquer coisa. É muito legal, tem uma barra de resistência que se esgota, mas pode ser estendida permanentemente encontrando e comendo Stamina Fruit que estão aninhadas ao redor da ilha.

 

Também muito bom ter um mapa, mas deixa um pouco perdido e não se localizando exatamente onde está, permitindo que use o ambiente ao redor para descobrir em que lugar da ilha você está atualmente. Se precisar de ajuda, Tchia circulará uma grande área do mapa para você, mas cabe a você reduzi-la. É fácil orientar-se usando a forma da ilha e as ilhas satélites ao redor, mas se você estiver devidamente perplexo, sempre poderá escalar para obter um melhor ponto de vista. Você também tem um ukelele em mãos, no qual você não apenas pode tocar durante as cenas musicais, mas também possui habilidades mágicas. Sacuda-o e comece a dedilhar e você pode afetar o mundo ao seu redor, desde mudar a hora do dia até cultivar plantas saltitantes gigantes que o lançam no ar. Ele também permite que você convoque diferentes animais para dar um salto espiritual.

Outra forma de pegar carona em Tchia é pular de alma nos animais. Sempre que você estiver perto de um animal – seja um cachorro, tartaruga, javali, vaca, peixe, o que você quiser – você pode ativar o poder de Tchia e possuir aquela criatura. Cada animal também tem suas próprias habilidades especiais, como como um caranguejo dá a você a habilidade de cortar cordas e outros materiais, ou como os veados podem correr incrivelmente rápido, permitindo que você corra pela ilha. Eu estava sempre pulando nos pássaros para um transporte rápido, navegando pelo ar e depois saltando deles e usando meu planador para pousar graciosamente no meu destino. A única coisa que você precisa ficar de olho quando está pulando animadamente de criatura em criatura é uma barra mágica na parte inferior da tela que se esgota com o tempo.

 

O salto da alma parece incrivelmente fluido, esteja você jogando com um controlador ou teclado e mouse. Você pode usar seu poder de longe, então não há necessidade de ser furtivo. Eu joguei Tchia tanto com o teclado e mouse, como um joystick, pois pareceu um pouco mais intuitivo do que M + K, e o salto da alma é tão fácil quanto mirar com LB e pressionar RT para se lançar na criatura. Em nenhum momento você estará se movendo pela ilha, saltando com a alma enquanto avança, com facilidade.

 

Acha que seu salto de alma é muito bom? Bem, suas habilidades podem ser testadas contra os Maano, monstros de tecido que se escondem em acampamentos designados que possuem itens especiais. Pular em animais é bom para a abordagem, mas você precisará pular em objetos como lâmpadas, latas de combustível e outros objetos inflamáveis ​​para se lançar no Manno e incendiá-los. Os acampamentos iniciais do jogo avançam em fábricas de grande escala à medida que a história avança, realmente testando sua familiaridade com o salto da alma. Eu gosto desses desafios; eles se sentem mais cheios de ação do que a vibração descontraída usual de Tchia.

 

Quando você quiser deixar de ser um incendiário, há muitas atividades para relaxar. O mapa é pontilhado com centenas (e eu quero dizer centenas) de ícones, e eu só quero dar a vocês algumas estatísticas aqui. Há 95 baús de tesouro para encontrar, 180 bugigangas para coletar, 33 acampamentos Maano para descartar, 10 estátuas para destruir, 58 frutas de resistência para encontrar, 8 santuários para visitar, 80 pérolas para procurar, 36 fogueiras para desbloquear, 16 desafios de corrida. para vencer, e assim por diante – é realmente ridículo. Não é importante obter todos, mas se você é um completista que gosta de limpar um mapa de ícones, terá muito trabalho para você em Tchia. Eu nem falei sobre as missões do santuário de totem, o modo de foto ou o minijogo legal de balanceamento de rochas! Terminei a história e limpei um pouco do mapa, mas, uau, ainda não terminei com a Tchia. Sinto que ainda tenho mais algumas horas de exploração e atividades para fazer. Também não parece uma tarefa sem sentido, porque a ilha tem tanta presença que é uma alegria contemplar.

 

Confira a gameplay realizada pelo canal Com Noção do jogo Tchia abaixo:

 

 

Tchia - PC
Nota Final
9.5/10
9.5/10
  • Gráficos - 9.5/10
    9.5/10
  • Jogabilidade - 9/10
    9/10
  • História e Diversão - 10/10
    10/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 9.5/10
    9.5/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Awaceb realmente criou algo grande aqui e sua caprichosa aventura na ilha sobre uma jovem descobrindo seus poderes mágicos parece incrivelmente sincera. Há uma paixão pura e autêntica pelo desenvolvimento de jogos na Tchia que há muito não sentia. Pois o jogo é maravilhoso.