Rusted Moss é um metroidvania com um gancho! Confira nossa análise e gameplay!

0
350

 

Metroidvania é um gênero que se tornou um marco na indústria, com vários títulos independentes explorando suas possibilidades. Rusted Moss é um exemplo, adicionando um gancho à exploração e alguns recursos de qualidade de vida que permitem aos jogadores moldar completamente a dificuldade do jogo. Rusted Moss foi lançado em 12 de abril para PC via Steam.

 

Graças a Assessoria de Imprensa da PLAYISM podemos jogar Rusted Moss para PC. Esta gameplay pode ser vista ao final deste artigo.

 

Rusted Moss conta a história de uma fada chamada Fern. Depois de viver entre os humanos por anos, ela destruiu suas instalações e decidiu acabar com a Era dos Homens. Mas, de acordo com as fadas, isso é apenas parte de um ciclo natural: a história do mundo se move entre eras em que a humanidade governa e quando o povo e sua magia assumem o controle. No entanto, a rainha das fadas, Titânia, foi cortada em vários pedaços, e os humanos conhecidos como bruxas têm alguns deles. Portanto, cabe a Fern procurar essas partes enquanto ela explora várias áreas com um globo ocular sombrio chamado Puck ao seu lado. Ela resgatou esse indivíduo dos laboratórios humanos, e eles rapidamente se tornaram companheiros nessa jornada antes do início do jogo.

 

 

Rusted Moss tem uma visão interessante de um cenário pós-apocalíptico, apresentando um mundo onde a magia está se tornando mais comum enquanto a tecnologia avançada está em decadência. No entanto, o enredo geralmente confunde o jogador, pois até mesmo a descrição da história que fiz para este texto vem de detalhes aprendidos após terminar boa parte da jornada, e não de algo que o jogador vê em ação. Como um metroidvania, Rusted Moss possui um mapa interconectado que o jogador deve explorar em detalhes. Muitos perigos giram em torno de percorrer os mapas, pois apresentam picos, precipícios e áreas difíceis de alcançar, a menos que você domine algumas técnicas.

 

A maior ferramenta de passagem que o jogador deve dominar é o gancho. Ele permite que Fern fique preso ao musgo de fada, uma vegetação espalhada pelos níveis. Então, equilibrando-se de um lado para o outro, você pode ganhar impulso e passar para o próximo ponto. Uma limitação é que, no que diz respeito às regras básicas, você não pode usá-las consecutivamente, por isso é aconselhável evitar colocar Fern em uma posição comprometedora que pode levá-la à morte.

O jogador também deve entender os recursos únicos de travessia de cada área. Por exemplo, há um lugar onde o vento carrega Fern, afetando todos os tipos de movimentos, como o gancho; em outro, ela pode voar, mas tem que lidar com vigas que a forçam a precipícios mortais. Algumas áreas podem ter alguma gosma pela qual você deve passar o mais rápido possível, pois a exposição é letal ou um líquido que exige que você procure pausas respiratórias. Os chefes também exigirão esse processo de aprendizado, pois o posicionamento da plataforma exige um uso inteligente e preciso das ferramentas que você possui. Além disso, seus padrões de ataque cobrem áreas amplas, o que os torna difíceis de evitar, especialmente para jogadores não acostumados a jogos de ação. Finalmente, sem entender suas opções de movimento, elas podem ser praticamente impossíveis.

 

Rusted Moss oferece configurações de dificuldade detalhadas para diferentes pessoas que possam estar interessadas no jogo. Existem três opções antes de iniciar o jogo: Normal, Flexível e Speedrun. O primeiro é a dificuldade pretendida, enquanto o Speedrun ajuda os jogadores a serem os mais rápidos a terminar o jogo, adicionando um cronômetro no jogo e removendo as partes da história para que ele prossiga sem problemas.

 

A opção Flexível adiciona um menu de acessibilidade ao jogo, permitindo que os jogadores escolham alguns complementos que podem afetar significativamente a dificuldade. O primeiro recurso que o jogador pode ativar é um modo de dificuldade adaptável, que torna o jogo mais fácil sempre que Fern morre. Os jogadores podem ativá-lo ou desativá-lo ou até mesmo escolher diretamente a melhor escolha para sua experiência em uma configuração adaptativa personalizada. Uma opção de velocidade do jogo permite que os jogadores o tornem mais lento (até metade da velocidade normal) se precisarem de mais tempo para reagir aos padrões de ataque dos inimigos. Há também uma assistência de mira que facilita acertar os inimigos. Todas essas opções podem ser consideradas nada mais do que ajustes de dificuldade, mas os outros três recursos estão mais próximos dos cheats.

 

O MP infinito remove a limitação de custo de habilidade, o que significa que os jogadores podem reutilizá-los sempre que quiserem ativando esse recurso. Essas habilidades incluem granadas (um item útil contra inimigos protegidos) e cura, que podem salvar o jogador em um piscar de olhos. Invencibilidade significa que você nunca sofre dano de ataques, o que considero o maior truque deles. Ele remove quaisquer riscos e consequências de jogar errado de uma só vez, tornando as batalhas exibições inúteis de seu poder injustificado. Pode ser útil evitar reproduzir uma grande área uma vez, mas é uma coisa que não posso recomendar.

 

Finalmente, a opção de voar torna muito mais fácil atravessar todas as áreas. Ao escolhê-lo, você remove a dificuldade de plataforma do jogo, um pilar da experiência. No entanto, os inimigos são espertos o suficiente para segui-lo, então as batalhas o mantêm no limite. As batalhas contra chefes podem não ser tão complicadas com essa opção habilitada, mas ainda exigem reflexos aguçados para evitar danos. Todas essas opções à disposição do jogador tornam a experiência de jogo fácil de moldar. A dificuldade pretendida do jogo é uma opção desde o início, mas as pessoas também podem explorá-la com as correções para a maioria dos pontos de discórdia com uma única escolha. Esses recursos orientados ao usuário permitem que jogadores não tão acostumados a jogos de ação escolham a curva de aprendizado com a qual se sentem mais confortáveis.

 

Outra característica do Rusted Moss é o editor de níveis. Você pode criar seus estágios e compartilhá-los através do Steam Workshop ou jogar alguns feitos por outros. O sistema atualmente tem um bug que faz com que essas fases comecem a jogar antes de você clicar em jogar, mas fora isso, ele oferece opções suficientes para fazer algumas fases inteligentes (ou mesquinhas) de acordo com a mente criativa dos jogadores. Rusted Moss é um metroidvania agradável com designs de nível inteligentes e um conceito de mundo intrigante. A travessia com um gancho acaba sendo uma mecânica complicada, mas satisfatória. Há também uma lista abrangente de “mudanças de dificuldade” que podem até quebrar totalmente os desafios do jogo, se o jogador quiser. É uma recomendação fácil para quem quer entrar nesse gênero de nicho.

 

Confira a gameplay realizada pelo canal Com Noção do jogo Rusted Moss abaixo:

 

 

Rusted Moss - PC
Nota Final
9.3/10
9.3/10
  • Gráficos - 10/10
    10/10
  • Jogabilidade - 8/10
    8/10
  • História e Diversão - 9/10
    9/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 10/10
    10/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Rusted Moss é tão bonito quanto irritante. Um metroidvania intransigente que parece e joga muito bem. Sua simplicidade pode levar a alguns problemas, mas tem muito a oferecer se você conseguir superar sua alta dificuldade.