Cassette Beasts: soltando o play no walkman, no estilo Pokémon!

0
263

 

Sabe aqueles momentos que, por qualquer motivo, ficam marcados em você? Como eu, na década de 90, na casa de um amigo que tinha um GameBoy, e vendo jogar Pokemon Blue e ver por exemplo Poliwhirl evoluindo. Eu não sabia na época, mas estaria perseguindo esse sentimento por décadas. Os poucos jogos que me trazem de volta a esses tempos são alguns dos meus favoritos e Cassette Beasts do Bytten Studio ganha um lugar nessa lista. Cassette Beasts consegue evitar as armadilhas de um clone sem alma, criando um mundo vibrante com criaturas adoráveis. O jogo de estreia da pequena equipe do Reino Unido, Bytten Studio, e distribuído pela Raw Fury, está tocando um tipo diferente de tambor para o principal apanhador de monstros da Nintendo. Cassette Beasts foi lançado em 26 de abril nos PCs via Steam, Microsoft Store e PC Game Pass. A versão para Nintendo Switch, Xbox Series X|S, Xbox One e Xbox Game Pass será lançada em 25 de maio.

 

 

Graças a Assessoria de Imprensa da Raw Fury podemos jogar Cassette Beasts para PC. Esta gameplay pode ser vista ao final deste artigo.

 

Para começar, sua linda arte em pixel parece direcionada a pessoas como eu, que cresceram em nomes como Red e Blue no final dos anos 90 e início dos anos 2000. O tipo de pessoa que, e isso é baseado apenas na experiência pessoal, provavelmente está se perguntando como seria um jogo de Pokémon de mundo aberto desde que bateu os olhos pela primeira vez nas costas tortas de seus GameBoy. Não que o conceito de jogos de mundo aberto estivesse totalmente formado como hoje em 1999, mas você sabe o que quero dizer. A chance de explorar um mundo cheio de criaturas legais e mágicas que você pode ver à vista vagando pela natureza, não escondidas pela grama alta e a liberdade de seguir exatamente o tipo de carreira Poké que você viu sendo celebrada no anime Pokémon, deixando de ser um campeão mestre de todos os tempos. Cassette Beasts, por outro lado, parece mais com o Pokémon de uma pessoa que pensa, o tipo que atende àqueles Poké Peeps ao longo da vida que agora estão na casa dos 30 e poucos anos (e desejam que o Pokémon cresça ao lado deles desde que o encontraram pela primeira vez) muito mais eficaz. Ele não apenas elimina muitas arestas mais ásperas e mesquinhas de Pokémon, mas também vai muito mais fundo em seus elementos de RPG, dando a você várias histórias para perseguir ao mesmo tempo, um grupo de companheiros para escolher (cada um com suas próprias missões de história para explorar), bem como bônus de relacionamento que evoluem gradualmente com base na profundidade de sua amizade com eles. É muito Persona, embora sem a preocupação constante de ter apenas um tempo limitado para ganhar o status de melhor amigo.

 

 

Antes de ir para a batalha, porém, uma garota chamada Kayleigh se aproxima e explica o que está acontecendo. Você está preso aqui em New Wirral, e este mundo está cheio de monstros como você vê antes de você. Não se preocupe! Cidadãos de New Wirral não são exatamente normais. Eles podem se transformar em bestas que gravaram usando fitas cassete retrô. Após a explicação de Kayleigh, você recebe uma rápida demonstração de como se transformar e depois segue seu caminho. Eu imediatamente me senti em casa em Cassette Beasts com seus gráficos, música e sistema de batalha. Na verdade, se alguém me pedisse para descrever este jogo em uma palavra, eu escolheria aconchegante. Há algo sobre como a música combina com os retratos HD que faz você se sentir quente e confuso. Os personagens são expressivos e a dublagem é excelente, embora eu recomende ajustar as configurações de áudio, pois o volume da voz é um pouco chocante no início.

 

O combate é profundo e desafiador, mas justo. Em uma reviravolta única nas vantagens de tipo, Cassette Beasts emprega o que Bytten Studios chama de “Sistema de Química”. Em vez de simplesmente causar mais dano ao atingir a fraqueza de um monstro, você infligirá vários efeitos de status, lutando contra um monstro do tipo gelo. Use metal para dar a ele o status “esmagado”, reduzindo a defesa corpo a corpo e à distância por alguns turnos. Porém, não envenene um monstro do tipo terra. Eu diria o porquê, mas não vou estragar sua diversão. O sistema de química é uma ideia muito legal, embora eu tenha dificuldade em lembrar os 15 tipos a que cada monstro pertence. É mais do que os elementos fogo, água, terra e ar com os quais você pode estar familiarizado. Cassette Beasts lança em plástico, metal, besta e oito outros tipos – todos os quais reagirão uns aos outros de maneiras diferentes. Lembrar a química do tipo foi particularmente desafiador no início do jogo, onde dicas de ferramentas para efeitos de status apareciam em quase todas as batalhas. Talvez eu tenha perdido, mas ter uma maneira de passar o mouse sobre os efeitos de status ativos ajudaria muito a evitar confusão.

 

As animações de batalha não são muito dramáticas, embora a maioria delas pareça ótima. E alguns ataques maiores me surpreenderam, principalmente depois de ficar desapontado com animações em jogos de coleta de monstros mais populares. O Traffikrab que você encontra no início é um excelente exemplo disso. Ao usar sua habilidade “Traffic Jam”, você verá que ele conjura vários cones de trânsito no campo de batalha. Eu não diria que é um requisito para o combate, mas tornou muito mais divertido. Falando de outros jogos de coleta de monstros, as unidades capturadas em Cassette Beasts podem evoluir para diferentes formas quando atingem um determinado nível. Monstros capturados na natureza parecem ter um caminho evolucionário, enquanto a besta principal que você escolhe no início pode seguir alguns caminhos diferentes. É uma mecânica divertida e faz com que o competidor em mim se pergunte como as coisas seriam diferentes se eu tivesse escolhido a opção 2.

 

Os monstros do seu grupo também são personalizáveis. Os adesivos que você adquire atuam como habilidades que podem ser anexadas e removidas dos membros do seu grupo. Isso lhe dá muito espaço de manobra ao montar um time, e você precisará de um bom time, especialmente ao lidar com algumas das batalhas mais difíceis do jogo. Encontrei alguns aliados humanos em Cassette Beasts, e eles podem ser trocados à vontade, então você sempre terá um ao seu lado. Os parceiros que você encontra ao longo do caminho são muito divertidos e aumentam o charme de Cassette Beasts. Os relacionamentos não são extremamente profundos, mas progridem o suficiente. Você desbloqueará a capacidade de combinar fitas com seu parceiro na batalha, criando um monstro fundido único com estatísticas e habilidades aprimoradas. Além disso, você não precisa ser ‘apenas amigo’ de seus parceiros para sempre. Com tempo suficiente e as escolhas certas de diálogo, você pode crescer em algo mais íntimo.

Isso é particularmente evidente em sua variedade de tipos de batalha contra chefes. O enredo principal mostra você rastreando ‘Arcanjos’ em estações de trem subterrâneas abandonadas para tentar encontrar um caminho para casa da estranha ilha de New Wirral, mas também há batalhas de Ranger a perseguir (a versão deste jogo de líderes de ginásio), e desafios ‘Rogue Fusion’, o último dos quais você enfrenta dois monstros que foram fundidos em um. Essas lutas maiores que a vida ajuda a evitar que as batalhas regulares de Cassette Beasts fiquem muito obsoletas, e você pode, é claro, sempre fundir suas próprias bestas ativas para adicionar tempero quando você construir sua barra de fusão. Dado que você pode fundir quaisquer duas bestas neste jogo, Cassette Beasts faz um trabalho bastante impressionante com o resultado final.

 

O fato de que tudo isso é trabalho principalmente de dois desenvolvedores também me surpreende um pouco. Eu não acho que vai converter aqueles que nunca gostaram de um jogo Pokémon antes, e também posso ver seu sistema elementar em profundidade sendo um pouco demais como uma aula de química para capturar a atenção daqueles amantes de Pikachu. Mas para aqueles que sentiram cada vez mais que a Pokésfera simplesmente não é mais suficiente para eles, definitivamente há muito o que gostar e admirar aqui. Pokémon provavelmente sempre será a força dominante no gênero de captura de monstros, mas Cassette Beasts é um desdobramento inteligente e evolutivo da árvore genealógica da Game Freak que, espero, tenha uma vida longa e feliz pela frente.

 

Confira a gameplay realizada pelo canal Com Noção do jogo Cassette Beasts abaixo:

 

 

Cassette Beasts - PC
Nota Final
10/10
10/10
  • Gráficos - 10/10
    10/10
  • Jogabilidade - 10/10
    10/10
  • História e Diversão - 10/10
    10/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 10/10
    10/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

No geral, Cassette Beasts é charmoso, divertido e criativo. Apesar de ser um RPG de coleta de monstros inspirado em Pokémon, ele parece único graças à sua estética, design e o mais importante, ao seu coração. A equipe de desenvolvimento tem uma paixão clara e o jogo transborda personalidade em todas as frentes. Cassette Beasts é um jogo que eu recomendaria a qualquer fã de Pokémon que procurasse uma nova visão dos jogos de coleta de monstros, bem como um jogo que eu sugeriria para qualquer pessoa com disposição para um pequeno e divertido RPG. É curto, é doce e o mais importante, é divertido!