Análise de Super Mario Bros. O Filme, em cartaz nos cinemas

0
584

 

Estreou esta semana nos cinemas o novo filme do Mario. Na animação Super Mario Bros. O Filme, a Nintendo esquece o desastre do live-action dos anos 90 e acerta em cheio nesta parceria com a Illumination (Meu Malvado Favorito e Minions). O filme é uma verdadeira carta de amor aos fãs da franquia!

 

 

Em Super Mario Bros. – O Filme, Mario (Chris Pratt) é um encanador qualquer no bairro de Brooklyn junto com seu irmão Luigi (Charlie Day). Um dia, Mario e Luigi vão para no reino dos cogumelos, governado pela Princesa Peach (Anya Taylor-Joy), mas ameaçado pelo rei dos Koopas, Bowser (Jack Black), que vai fazer de tudo para conseguir reinar todos os lugares. É então quando Luigi é raptado por Bowser e o usa para procurar Mario, o único capaz de deter o Koopa e restabelecer a paz. Mario terá que aprender como viver nesse novo reino perigoso, passando por vários biomas, aprender a dirigir carros, utilizar itens que o fazem soltar bolas de fogo das mãos, virar um animal e andar em plataformas nada confiáveis. Também estará acompanhados de amigos, como Toad (Keegan-Michael Key) e Donkey Kong (Seth Rogan).

Nós do Nerdlicious estivemos esta semana em São Paulo a convite da Nuuvem, para conferir o lançamento do filme. Em uma sala de cinema só com influenciadores e imprensa, percebemos que a animação acertou em cheio naquilo que focou: os fãs! Cheio de referências aos jogos novos e antigos, apesar de mesmo aqueles que não conhece nada do personagem (o que seria bem difícil), o filme premia os espectadores que mais conhecem dos detalhes do jogo da Nintendo.

 

Indo por partes… vamos começar com a animação feita pela Illumination, que conseguiu transformar os personagens da franquia em algo mais engraçado do que já eram nos jogos. Assim como em Minions, temos os “Toads” que são muito fofinhos e engraçados, deixando o jogo com um ar inocente e família, e ao mesmo tempo temos Bowser, um vilão que mete medo, mas que no fundo é alguém que precisa “ser amado” e que no seu íntimo revela-se um cara apaixonado e engraçado no seu jeito de ser e agir. A animação vem sem falhas e tudo nos cenários é grandioso e fantástico. Sabe aqueles sonhos que você tinha quando criança após ficar horas jogando Mario? Este filme é quase isso, te transportando diretamente à aquelas fases incríveis dos jogos.

 

 

Aliás, os vários jogos da franquia são lembrados neste filme. Você pode ver referências claras de jogos mais recentes como Super Mario 3D World + Bowser’s Fury e Mario Odyssey, mas mais ainda de jogos antigos como Super Mario, Mario 64, Mario Kart e até Donkey Kong. Além disso, os consoles da Nintendo também ganham destaque, inclusive com uma aparição do próprio Mario jogando em um Super Nintendo.

 

A dublagem é outro presente do filme. Raphael Rossatto como Mario, Carina Eiras como Princesa Peach, Manolo Rey como Luigi e Márcio Dondi como Bowser dão um show a parte. Fora as vozes que se encaixam perfeitamente, trazem uma naturalidade para os personagens, fazendo-nos acreditar mesmo que estes são reais e falam em português. Fora que nos momentos mais engraçados estão perfeitos!

 

Ah… mas e sobre o roteiro que tantos “críticos de cinema” falaram mal? Bom… pra começar… eu acho que devia ter teste de bafômetro para sessões com “críticos de cinema”, afinal, muitos deles não tem o mínimo de critério para analisar filmes. Não dá pra ir “julgar” Titanic, Vingadores, E o Vento Levou e Super Mario Bros. O Filme com a mesma cabeça. Cada filme tem uma expectativa, um público, um intuito e tem que se levar em conta isso. Eu não posso querer profundidade de uma animação baseada em jogos de videogame que utilizam quase sempre o mesmo “mote”, só mudando o caminho até o final. Toda essa explicação é para dizer … esqueçam tudo de mal que estes “críticos de cinema” dizem sobre o filme do Mario, afinal, a animação está perfeita e acerta em cheio os corações dos gamers, mesmo aqueles que não são tão fãs da franquia. Há uma enxurrada de referências legais e um humor simples, bem família e que une todo mundo. Dizer que o ele é cheio de “fan service” para mim não é uma crítica, afinal, o filme não foi feito para os fãs?

 

O filme tem um roteiro bem básico realmente, mas que serve em seu intuito de divertir e o caminho todo que leva até o final faz nós fãs da franquia nos emocionarmos.

 

Para fechar, o longa até presenteia os fãs com duas cenas pós-créditos e deixando um claro aceno à uma continuação do filme. Tá… vou deixar este spoiler de lado, pois sei que você assistirá o filme né? Então me diz nos comentários o que achou do filme e suas expectativas para a continuação (baseado nas cenas pós-créditos).

 

A animação Super Mario Bros. O Filme já está em cartaz nos cinemas brasileiros. Confira o trailer abaixo:

 

 

Super Mario Bros. O Filme - Em Cartaz nos Cinemas
Nota Final
9.5/10
9.5/10
  • Ideia e Roteiro - 9/10
    9/10
  • Fotografia, Figurino e Efeitos Visuais - 10/10
    10/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 9/10
    9/10
  • Adaptação e Atuação - 10/10
    10/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O filme é uma verdadeira carta de amor aos fãs da franquia!