Jogamos o tão aguardado Like a Dragon: Ishin no PS4, mas será que ele é bom? Confira nossa análise e gameplay!

0
428

 

A Assessoria de Imprensa da Sega nos enviou uma chave para que possamos ter acesso ao jogo Like a Dragon: Ishin! para PS4. Obrigado pela confiança no Nerdlicious! O jogo está disponível para Xbox Series X|S, Xbox One, PS5, PS4, Windows e Steam.

 

Ao final deste artigo você poderá ver a nossa gameplay de Like a Dragon: Ishin! e uma visão geral dele no PlayStation 4. Não deixe de conferir!

 

História

 

Em Like a Dragon: Ishin!, o adorado protagonista Kazuma Kiryu, dos jogos anteriores da franquia, assume o papel de Sakamoto Ryoma e traz junto de si todo o espetacular elenco de personagens favoritos da série como Goro Majima, Ryuji Goda, Shun Akiyama e mais, como alguns dos personagens fundamentais dos acontecimentos do período. Essa nova dinâmica entre os personagens é inesperada e eletrizante, com surpresas e reviravoltas dignas do reconhecido e primoroso trabalho do RGG Studio.

 

Like a Dragon: Ishin! é um thriller histórico cheio de ação que se passa em Kyo, uma versão ficcional da Kyoto dos anos de 1860. O herói do jogo, Sakamoto Ryoma, é uma figura histórica real e é creditado como um dos maiores responsáveis pelo fim da era do xogunato e pela reforma radical sofrida pelo Japão no século XIX.

 

Nesta aventura, o Japão de 1860 está dominado por uma enorme desigualdade e um homem com sua espada mudará o rumo da história no final da era dos samurais. Acompanhe Sakamoto Ryoma, um nome agora desonrado, em busca do assassino de seu mestre e lutando para limpar seu nome numa jornada onde suas ações poderão desencadear uma revolução.

 

Pela primeira vez no Ocidente

 

 

Like a Dragon: Ishin! expande o game original exclusivamente lançado no Japão em 2014 para PS3 e PS4 com conteúdo totalmente novo, gráficos remasterizados e recursos aprimorados para plataformas modernas na Unreal Engine 4.

 

Gráficos e Bugs

 

Como dito anteriormente, o jogo é uma remasterização do original de 2014. Lá se vão nove anos e não vemos tantas mudanças assim. Claro que algumas faces do original foram melhoradas, especialmente de personagens que não são principais, algo que na época foi feito de forma “relaxada”, mas que agora capricharam. Já nos rostos dos personagens protagonistas, não vemos grandes mudanças. Há melhorias também nos cenários e nas cutscenes, principalmente na questão de luzes, deixando tudo mais bonito e atrativo. É como se víssemos um filme japonês de época muito bom.

 

Porém, tenho que dizer que mesmo com as melhorias, o jogo não se transforma automaticamente um dos destaques da franquia. O trabalho realizado pela RGG Studio é de dar parabéns, mas mesmo assim tem aquela carinha de jogo de PS3, principalmente quando vamos falar dos bugs que encontramos, como quando tentei trocar as skins dos personagens e simplesmente não mudam de forma alguma, ou quando alguns NPC`s parecem estar numa esteira elétrica andando mas sem sair do lugar. Há também alguns problemas de colisões e a movimentação de câmera é precária, especialmente se você tenta fazer isto enquanto se movimenta ou quando está lutando contra algum chefe… é de deixar qualquer um tonto!

 

Jogabilidade

 

Apesar de ter um combate mais antigo, gosto deste estilo. No começo sofremos até aprender que não é só sair dando “espadada” a torto e a direito, mas que tudo tem uma espécie de “bate e corre” e de escolher inimigos um por vez até desafiar o chefão da fase.

 

 

Gostei também dos estilos de luta que o jogo oferece, como Espadachim, Pistoleiro, Dançarino Selvagem e Brigão, cada um completamente distintos, e que no começo achamos que não usaríamos todos, mas a própria história te induz a utilizar cada um, ou seja, é melhor upar todos os estilos se quiser ter sucesso no jogo mais pra frente. Pessoalmente, achei mais legal o Dançarino Selvagem, até por que dá pra detonar mais inimigos com menos tempo, porém, tem que ser um verdadeiro “dançarino” e saber utilizar a técnica no momento certo.

 

Outra coisa legal do jogo é a forma de upar as armas e estilos de luta. Ao vencer inimigos e dependendo da sua pontuação na luta, você ganha algumas “gemas” que são utilizadas para melhorar seu personagem. O sistema é bem simples e mostra na tela o que traz de melhoria instantânea ao seu personagem, uma forma fácil de escolher na hora da dúvida.

 

Tem em português?

 

Pra mim está aí o grande problema do jogo! Like a Dragon: Ishin! foi lançado originalmente em 2014 só para o Japão, talvez já pensando no trabalho que iria dar para explicar o contexto e as expressões utilizadas no jogo. Eis que após muitos pedidos a Sega e a RGG Studio trazem o jogo para o Ocidente e mais uma vez se veem com estes problemas já mencionados. A solução? Jogar somente uma legenda em inglês e o povo que se vire pra entender! Tá… vamos dar uma mãozinha com um glossário durante as legendas para que os ocidentais possam entender o contexto histórico e as expressões utilizadas na história.

 

 

O problema é que só isso não basta. O jogo tem uma história realmente muito complexa, mas jogar apenas uma legenda em inglês e um glossário opcional não ajuda todo mundo, especialmente se você não fala nem japonês, nem inglês.

 

Like a Dragon: Ishin! corre o risco de se tornar um jogo de nicho, só para quem é realmente muito fã de Yakuza por não ter uma preocupação com o público que não fala inglês ou japonês, afinal, com uma história tão complexa e com tantos diálogos (sim, senta que lá vem história…) fica complicado se interessar quando não se entende nada. Será que só a gameplay basta? Só o tempo dirá…

 

É bom ou ruim?

 

Like a Dragon: Ishin! é um bom jogo, mesmo tendo aquela carinha ainda de PS3, mas agrada com sua gameplay divertida e fácil de aprender, porém, o fato de não ter uma legenda em nossa língua (veja que não estou nem pedindo dublagem hein?!) atrapalha no entendimento da história que realmente é fantástica!

 

 

O jogo é essencial para quem já é fã da franquia Yakuza, mas pode ser facilmente descartável para quem ainda não viu os jogos da série de perto.

 

A versão que recebemos da Assessoria de Imprensa da SEGA foi a Digital Deluxe que custa na PS Store cerca de R$ 349,90 e serve tanto para PS4 quanto para PS5 e vem com alguns itens a mais para se usar no jogo, tais como skins e itens para melhorias de armas. Porém, há uma versão digital mais simples por R$ 299,90, que talvez nem valha a pena, afinal uma versão em mídia física pelo mesmo preço para ambos consoles.

 

Bom… agora veja nossa gameplay abaixo e não se esqueça de se inscrever em nosso canal no Youtube!

 

 

Like a Dragon: Ishin! - PlayStation 4
Nota Final
7.6/10
7.6/10
  • Gráficos - 7.5/10
    7.5/10
  • Jogabilidade - 7.5/10
    7.5/10
  • História e Diversão - 7.5/10
    7.5/10
  • Áudio e Trilha Sonora - 8/10
    8/10
Sending
VOTAÇÃO POPULAR ➡️
0 (0 votes)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Like a Dragon: Ishin! é um bom jogo, mesmo tendo aquela carinha ainda de PS3, mas agrada com sua gameplay divertida e fácil de aprender, porém, o fato de não ter uma legenda em nossa língua (veja que não estou nem pedindo dublagem hein?!) atrapalha no entendimento da história que realmente é fantástica!

O jogo é essencial para quem já é fã da franquia Yakuza, mas pode ser facilmente descartável para quem ainda não viu os jogos da série de perto.